Conheça a loja de vinhos Divvino – que possui 2 endereços em Paris – e sua criadora, a sommelière brasileira Marina Giuberti.

Vinda de uma família de origem italiana, a sommelière brasileira Marina Giuberti desde pequena foi exposta à gastronomia e à enologia. Nos eventos familiares, sentada à mesa das crianças, ela ficava intrigada quando sua avó dizia que o champanhe rosé tinha gosto de framboesa. “O que isso significava? Como um vinho, feito de uvas, poderia ter gosto de outra fruta?”

Marina Giuberti (foto: ©Alexandre Alves)

Em um primeiro momento, o fascínio pela comida e pelos vinhos levou Marina para o lado das ciências: ela se formou em nutrição. Porém rapidamente ela migrou para o métier que era a sua verdadeira paixão: a gastronomia. Em 2006 se mudou para a cidadezinha italiana de Costigliole d’Asti no Piemonte onde fez o curso Master Food and Wine do Italian Culinary Institute for Foreigners. Clique aqui e leia um artigo sobre o Piemonte escrito por ela.

A partir daí Marina não parou mais. Mudou-se para Pádua (onde estagiou no Le Calandre, restaurante 3 estrelas Michelin), Milão (trabalhou no restaurante vegetariano Joia, 2 estrelas Michelin) e finalmente Paris (trabalhou no restaurante HP, no extinto La Bigarrade – com o chef 2 estrelas Michelin Christophe Pelé – e 5 anos numa enoteca onde um dos sócios é da família Hermés).

O trabalho na loja de vinhos foi um divisor de águas. Durante esse período ela conquistou o título Brevet Professionele de Sommelerie. Agora, além de já ter as respostas para as suas perguntas de infância, ela poderia esclarecer dúvidas semelhantes de outras pessoasMarina desistiu de abrir um restaurante e, em 2013, inaugurou a sua própria enoteca, a Divvino.

A 1ª loja da Divvino, aberta em 2013 no 163 boulevard Charonne. (foto: ©Alexandre Alves)

Marina frisa que, contando assim, de forma resumida, toda essa trajetória parece fácil e fruto da sorte mas cada passo foi bem planejado e organizado e cada etapa concluída com muita paixão e trabalho.

A enoteca Divvino

A Divvino segue a tradição das típicas lojas de vinho de bairro, uma instituição parisiense – assim como a boulangerie, a fromagerie, o açougue e a florista – que faz de Paris o que ela é.

loja de vinhos divvino

A 1ª loja da Divvino, aberta em 2016 no 16 rue Elzevir, na região do Marais. (foto: ©Alexandre Alves)

Frequentada tanto pelos locais quanto por turistas bem informados, a loja possui mais de 1.200 referências desde clássicos – como os grandes châteaux de Bordeaux e marcas famosas de champanhe – até vinhos de produtores artesanais rarísssimos e das regiões procuradas pelos insiders (atualmente o Jura está em alta).

O objetivo é satisfazer a demanda dos clientes mas também levá-los a uma degustação contemporânea através dos vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais – os atuais queridinhos dos chefs parisienses. Lembrando que Paris dita regra em matéria de enologia e o futuro está nesse caminho, ou seja, uma visita à Divvino é um vislumbre do futuro!

O grande diferencial da Divvino – além do aconselhamento e das novas descobertas – é a acolhida calorosa e o conselho personalizado. Uma visita rápida pode virar uma esclarecedora aulinha sobre vinhos franceses. Para os brasileiros isso é o paraíso: poder ser atendido e conversar sobre um assunto às vezes tão abstrato em português.

A cave da Divvino Marais preparada para o curso de vinhos (foto: ©Alexandre Alves)

Além de vender vinhos, a Divvino também promove cursos de vinho em português (no qual eles foram pionieros) e funciona também como bar à vins! Você compra uma garrafa e pode fazer a degustação lá mesmo, acompanhada por uma tábua de queijos e embutidos.

A cave da Divvino Marais preparada para o curso de vinhos (foto: ©Alexandre Alves)

E por que Divvino com duplo v? Marina responde: “O nome Divvino tem muitos significados e referências. O duplo “v” faz menção ao ditado em latim “in vino veritas” (no vinho, a verdade). Divvino tem 7 letras, o número de Deus e, o mais importante, eu nasci no estado do (Divino) Espírito Santo!”

Informações práticas

Divvino Marais: 16 rue Elzevir, 75003 Paris. Metrô linha 1 estação Saint Paul e linha 8 estação Chemin Vert. Funcionamento: terça a domingo de 12:00 as 21:00.

Divvino Charonne: 163 boulevard Voltaire, 75011 Paris. Metrô linha 9, estação Charonne. Funcionamento: segunda de 17:30 as 20:30; de terça a sexta de 10:30 as 13:30 e de 15:30 as 20:30, sábado de 10:30 as 21:00 e domingo de 11:00 as 14:00 e de 16:00 as 20:00.

Site: www.divvino.com

Email: divvinoparis@gmail.com

Telefone: +33 09 83 05 27 46


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.