Como conservar garrafas de vinhos abertas?

As startups investem no campo dos apreciadores de bons vinhos. Estas empresas respondem à questão “como conservar as garrafas abertas?”. Quer dizer, durante um jantar para pequeno grupo de amigos, como servir vários vinhos e conservá-los em condições perfeitas.

Coravin

Já tínhamos relatado, em artigo de fevereiro de 2016, o gadget chamado Coravin (leia aqui). Uma ferramenta que permite extrair o vinho da garrafa sem tirar a rolha. Uma fina agulha perfura a rolha inserindo gás argônio dentro da garrafa o que faz o líquido sair. O gás argônio é neutro e não interfere na qualidade do vinho.

Hoje apresentamos outra solução existente no mercado: vinhos vendidos em garrafinhas equivalentes a uma taça. Não se trata mais de uma novidade, esta tecnologia já foi testada e aprovada.

Flacon WIT

Flacon WIT

O Flacon WIT foi criado em 2007 por profissionais do vinho, enólogos e sommeliers. WIT propõe vinhos em formato taça com a mesma garantia de qualidade do vinho em garrafa.

O Flacon WIT é vendido em três tamanhos, as três doses usuais servidas em bares de degustação e restaurantes. Eles podem conter 5, 6 ou 10cl. Sendo o 10cl (100ml) equivalente a uma taça.

Mais de setenta vinhos compõem o catálogo da empresa, entre eles inúmeros grands crus como Château Beychevelle, Château Kirwan, Château Latour-Martillac, Château Guiraud. A seleção cobre as regiões Bordeaux, Bourgogne, Jura, Languedoc Roussillon, Loire, Provence e Rhône.

Encontramos os Flacons WIT nos quartos de hotéis de luxo e nas épiceries finas de Paris. Mas os produtores trabalham também com este formato. Ele facilita o gerenciamento das degustações oferecidas aos professionais e turistas.

D-Vine

Não acabou ainda, temos mais uma tecnologia nesta mesma linha: seu nome é D-Vine da 10-Vins.

Trata-se de uma máquina de degustação de vinho na taça que aera e coloca os vinhos das garrafinhas (da marca WIT) na temperatura ideal.

Os inventores desta máquina – três engenheiros apaixonados por vinho – respondem à questão: como degustar, a qualquer momento, uma taça de vinho como se estivéssemos sendo servidos por um sommelier no restaurante? Na realidade, todas estas novas techologias possibilitam servirmos vários vinhos sem abrirmos inúmeras garrafas.

E a máquina D-Vine oferece as condições de um grande restaurante: aeração e temperatura em menos de um minuto. Como funciona a D-Vine? As garrafinhas são dotadas de puces que indicam qual a temperatura o vinho deve ser servido e com qual aeração. A utilização é simples: inserir a garrafinha, colocar a taça e quando o sinal verde parar de piscar basta apertar o botão, a taça é servida.

A seleção da D-Vine é menor do que a da WIT. São trinta vinhos representativos do terroir vinícola francês. Alguns exemplos: Saint Julien Grand Cru Classé, Nuit Saint Georges 1er Cru, Saint Émilion Grand Cru Classé, Châteauneuf du Pape, Lalande de Pomerol.

A máquina custa 890 euros e os preços das garrafinhas variam entre 2.50 e 9 euros, em função dos crus e dos millésimes.


Como conservar garrafas de vinhos abertasConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.