Voyage d’hiver é uma exposição de arte contemporânea em Versailles que reúne obras de 17 artistas nos jardins e bosques do castelo.

Desde 2008, sempre no fim de outubro, quando termina a alta temporada de primavera/verão, o castelo de Versailles promove nos seus salões e jardins exposições de consagrados artistas contemporâneos. O objetivo, além de atrair visitantes em uma época de temperaturas não muito amigáveis e clima melancólico, é também de inserir o local no burburinho da arte atual.

Os jardins do castelo de Versailles

Nesses 9 anos, o castelo já recebeu – sempre com uma certa dose de polêmica – as obras de Jeff KoonsXavier Veilhan, Takashi Murakami, Bernar VenetJoana VasconcelosGuiseppe Penone, Lee Ufan, Anish KapoorOlafur Eliasson.

Edição 2017

Para a 10ª edição do evento, Versailles se associou ao Palais de Tokyo, grande centro parisiense de arte contemporânea, e promove a mega exposição intitulada Voyage d’hiver.

“The Sun”, obra de Ugo Rondinone instalada no início do Grande Canal

Desde o dia 22 de outubro, dezessete artistas contemporâneos de países, gerações e níveis de fama diferentes estão com obras pelos jardins e bosques do castelo. A ideia é acompanhar a metamorfose da natureza, que acontece de forma bem acentuada durante o outono e culmina no inverno.

As obras se inspiram na própria arquitetura e elementos decorativos e paisagísticos dos jardins e bosques projetados por André Le Notrê no século XVII com contribuições do artista Charles Le Brun e do arquiteto Jules Hardouin-Mansart. Outra fonte de inspiração é a mitologia grega, cujos personagens e histórias inspiraram, por sua vez, as fontes e estatuário originais presentes nesses bosques.

Bosque de la Collonade, em Versailles

Foi traçado um percurso (clique aqui para baixar o mapa) que leva o visitante através dessas 17 obras e 13 pequenos bosques – aqueles que ficam próximos ao prédio principal do castelo. Uma flânerie introspectiva, melancólica e poética que refelete uma época do ano também introspectiva, melancólica e poética.

Um super incentivo para desbravarmos os jardins de Versailles durante o outono e inverno.

Informações práticas

Voyage d’hiver: até 7 de janeiro de 2018 nos jardins do castelo de Versailles. De terça a domingo, de 10:00 as 17:00. O acesso aos jardins é gratuito e não é necessário enfrentar a fila de entrada.


Exposição de arte contemporânea em VersaillesNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.