A cada exposição de arte contemporânea em Versailles, já sabemos, os grupos super conservadores se sentem chocados e reagem com polêmicas previsíveis. Anish Kapoor acabou de entrar para a lista negra de alguns deles.

Qual a proposta deste famoso artista britânico? Como ele vê sua presença em Versailles?

Nas suas entrevistas Kapoor manifesta um primeiro desejo, o de contrastar o caos com os jardins metodicamente organizados do castelo. De instalar a desordem dentro do espaço hiper organizado do Reil Sol. E um segundo desejo, o de revelar que este maravilhoso monumento faz parte de um período histórico “negro”. Que a superfície elegante e organizada esconde segredos abjetos. Que a ordem pode ser vista como contraponto ao caos de uma época da história francesa.

O diálogo esta aberto, uma ocasião para refletir sobre o simbolismo de Versailles para todos os franceses.

Kapoor em Versailles

Kapoor em Versailles. Dirty Corner, créditos Fabrice Seixas

Dirty Corner, um imenso funil de aço instalado entre pedras quebradas. Ele se encontra no impecável gramado do Château. Um elemento de desordem no jardim de um rei que acabou se tornando o símbolo do fim da monarquia e da história sangrenta da Revolução francesa.

Kapoor em Versailles

Kapoor em Versailles. Sectional Body, créditos Tadzio

Sectional Body Preparing for Monadic Singularity, obra instalada no Bosque da Estrela – Bosquet de l’Etoile – e criada especialmente para Versailles. Um cubo de aço negro atravessado por duas entradas vermelhas explícitamente sexuais. A obra indaga o machismo do monarca? Ou se trata de um reflexo das atividades que a corte praticava discretamente dentro dos pequenos bosques do jardim?

C

Kapoor em Versailles. C-Curve, créditos Tadzio

C-Curve, espelhos que deformam a imagem do castelo e de seus jardins.

Uns gostam, outros não. Arte pode, também, provocar indagações e questionamentos.

Anish Kapoor em Versailles: de 9 de junho a 1° de novembro de 2015. Entrada gratuita (menos nos dias de Grandes Eaux Musicales, de Jardins Musicaux e de Grandes Eaux Nocturnes). Mais informações aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.