Em 2008 Jeff Koons criou a polêmica com suas obras expostas nos apartamentos reais de Versailles. Em seguida o castelo criou mais uma ao convidar o japonês Takashi Murakami. Ano passado as obras da portuguesa Joana de Vasconcelos foram aceitas sem muitos pontos de interrogações. Eu particularmente gostei muito dos seus sapatos feitos com caçarolas e expostos na maravilhosa Galerie de Glaces de Versailles. Veja aqui.

Este ano, para seu encontro anual com a arte comtemporânea, Versailles convidou o italiano Giuseppe Penone, representante da arte povera.

Versailles e Penone já se conhecem. Alguns anos atrás, durante forte tempestade em 1999, o castelo perdeu algumas árvores e Penone transformou um cedro centenário na escultura acima.

Versailles festeja, em 2013, o artista/jardineiro que criou os seus maravilhosos jardins, Le Nôtre. Como toda a obra de Penone é articulada em torno da natureza, as obras expostas no castelo estarão espalhadas pelos jardins. Suas esculturas, reunião de vegetais e minerais, entrarão em diálogo com seu antepassado.

Exposição de 11 de junho até 31 de outubro 2013. Entrada da exposição incluída no ticket Château ou Passeport.

Para ir a Versailles você pode usar os ônibus da empresa Parisvision|Cityrama.