Para o verão 2017 a prefeitura de Paris promete piscinas na Bassin de la Villette, canal situado no 19° arrondissement de Paris.

O verão em Paris pode ser insuportável quando a temperatura ultrapassa os 27°C. Os apartamentos são pequenos, os prédios são colados uns nos outros e a ventilação geral na cidade é reduzida. A solução paliativa é ficar ao ar livre, nas praças e parques da cidade. O ideal seria poder se banhar no rio Sena, em cujas margens acontece o evento Paris Plage, uma praia improvisada com areia mas sem mar. Mas infelizmente isso não é permitido e nem aconselhável. Pelo menos não até 2024, quando Paris provavelmente irá sediar os Jogos Olímpicos e as competições de natação deverão acontecer em vários “pontos piscina” ao longo do Sena (leia mais sobre essa proposta aqui).

A Bassin de la Villette no último dia 25 de maio.

Nager à Paris (Nadar em Paris)

Na verdade a prefeitura de Paris tem um plano, chamado Nager à Paris, cujo objetivo e melhorar e intensificar a prática da natação – como esporte e como lazer – na capital. Esse plano propõe, entre outras coisas, a construção de novas piscinas públicas, reforma das existentes, ampliação de seus horários de funcionamento e reforço na quantidade de aulas de natação. A proposta mais interessante, no entanto, é implantar piscinas no lago Dausmenil e na Bassin de la Villette. Essa proposta seria um ensaio para as grandes piscinas a serem instaladas no Sena em 2024.

Bassin de la Villette

A Bassin de la Villette é um local simpático, super utilizado pela população parisiense nos meses mais quentes do ano. No seu entorno existem vários bares, cafés e restaurantes agradáveis. Ela fica no 19° arrondissement de Paris e liga o Canal Saint Martin ao Canal de l’Ourcq. Nós já falamos sobre ela nesse artigo.

No ano passado houve rumores de que seria permitido se banhar nas águas da Bassin. Na última hora, por motivos de higiene e segurança, a prefeitura não deu o OK. Ainda assim, centenas de pessoas literalmente se jogaram no canal. Há duas semanas estivemos lá e, vendo lixo boiando, nos indagamos se o plano ainda iria ser colocado em prática. Para nossa supresa, na semana passada a prefeitura anunciou a construção de 3 piscinas na Bassin de la Villette já para esse verão.

piscinas na Bassin de la Villette

Ilustração mostrando as 3 piscinas a serem construídas na Bassin de la Villette

Segundo análises feitas pelo departamento de águas da prefeitura, as águas da Bassin são de alta qualidade. Há entre 15 e 20 traços de bactéria por mililitro, sendo que o máximo permitido são 100.

Ao longo do quai de la Loire – uma das ruas que margeiam o canal – serão construídas 3 piscinas temporárias. A menor será para crianças e terá 40cm de profundidade. A intermediária terá até 1m20 e a última, para nadadores certificados, terá 2m de profundidade. A estrutura total – piscinas e decks – terá 90m de comprimento e 16m de largura. Além disso serão construídos locais para a troca de roupa, duchas e banheiros.

Não sabemos se essas piscinas tradicionais e bem organizadas são exatamente o que os banhistas mais radicais estão querendo. Provavelmente a ideia que eles têm de “nadar no canal” seja algo mais livre e descontraído tipo cheguei, tirei a camiseta e me joguei no canal.


piscinas na Bassin de la VilletteAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.