Vocês já pensaram em nadar no Sena? Essa proposta, que está no ar desde 1988, parece que vai se concretizar até 2024.

Para mim, a proposta de nadar no Sena era, até pouco tempo atrás, absolutamente inapropriada. Tirar as roupas e entrar no Sena seria no mínimo bizarro.

Por que esta sensação de excentricidade? Primeiro, moro aqui desde 1983 e nunca vi ninguém nadando.

Mas talvez uma outra questão justifique melhor minha reação negativa.

nadar no sena

Nadando no Sena na década de 30. Ao fundo a Pont Neuf. Foto: © Gaston Paris / Roger-Viollet

Há mais de 30 anos, flano ao longo do Sena. Como as margens eram propriedade exclusiva dos carros, caminhava pelos passeios que margeiam o rio, lá onde ficam os bouquinistas.

Para a felicidade dos flaneurs, um belo dia a Prefeitura de Paris decidiu restituir o que os habitantes tinham perdido. Aos domingos os pedestres tinham o direito do uso exclusivo da pista Pompidou ao longo do Sena. Mais tarde, a prefeitura ousou um pouco mais e estabeleceu que certos trechos das margens seriam proibidos aos carros. Nas rives droite e gauche foram criadas “as novas margens do Sena” com áreas de lazer, bares e restaurantes.

Aos poucos os parisienses foram redescobrindo o prazer da proximidade com o Sena. E eu também. De admirar o Sena do alto passamos a viver o Sena de perto.

Mas agora a Prefeitura lançou uma proposta bem mais ousada: nadar no Sena. O que significa uma “intimidade” com o rio que nunca tivemos.

Por razões familiares estou sempre na Suiça, perto do lago Léman. Me lembro que a primeira vez que vi os suiços nadando no Léman achei um luxo único. Um lago cercado por cidades e com águas não poluídas só podia ser na Suiça. Neste momento fiquei admirativa e meio invejosa deste privilégio. Uma imensa piscina natural, águas limpas, sem cloro e sem ondas é o sonho de todos que gostam de natação.

Quando li a nova proposta da prefeita de Paris para autorizar a natação no Sena até 2024 pensei no Léman. A Suiça em Paris.

Onde e quando

Vocês já imaginaram nadar diante da torre Eiffel. Ou então em Saint Germain? Melhor ainda, no Marais?

A prefeitura pediu um estudo para identificar os lugares que seriam propícios à natação em Paris. Entre os noves escolhidos temos o cais do Trocadéro, o porto de Saints Pères, o porto do Hôtel de Ville.

nadar no sena

Nove possíveis locais ao longo do Sena onde será permitido nadar.

Atenção, esta proposta se encontra dentro de uma outra, a candidatura de Paris para os Jogos Olímpicos de 2024. De acordo com a Prefeita, se Paris obtém os JO as competições de natação serão no Sena, ponto de partida na torre Eiffel. Em seguida os parisienses terão também acesso aos “pontos piscina” assinalados acima.

Daqui a sete anos, se Paris for a capital do JO, pensem em colocar toalhas de praia, biquines e sungas na mala. Até lá vamos nos acostumando com a idéia de mergulhar no Sena.


benefício aos leitores do Conexão ParisAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.