Guarde o ticket do metro, quando pegar transporte urbano, até sua estação final.

Atenção: guarde o ticket do metrô se não quiser pagar multa elevada. Inúmeros viajantes, ao entrarem no metrô, jogam fora o ticket logo após passarem a catraca.

A legislação da RATP estipula que qualquer pessoa pode ser controlada à qualquer momento. Durante o controle, o viajante deve mostrar aos fiscais o ticket ou o passe.

Guarde o ticket do metro de Paris

Este é o terceiro artigo que publicamos sobre as multas pagas por turistas brasileiros sem ticket no interior do metrô parisiense. Todos eles pagaram o ticket, mas na hora do controle não puderam provar.

Nós recebemos inúmeras queixas de leitores revoltados com estes controles. E eles têm razão! A multa é cara e a informação sobre a legistação é praticamente inexistente. Se procurarmos nas imensas estações do metrô encontraremos um pequeno anúncio, tamanho folha A4, com a legislação que regula os direitos e obrigações dos usuários. Nenhum turista leu ou lerá este quadrinho hiper discreto.

A França é o primeiro destino do turismo mundial! A direção da RATP deveria estar atenta aos usuários/turistas. Provavelmente a empresa sabe que os turistas pagam multas indevidas. Que nenhum deles pulou a catraca, simplesmente jogaram o ticket fora.

A RATP organiza periodicamente campanhas públicas contra a fraude nos transportes em comum. A fraude nos transportes da região onde se encontra Paris é avaliada em 366 milhões por ano. Entre os três milhões de usuários, 220.000 pessoas fraudam diariamente

Atualmente estamos em plena campanha com posters colados nos corredores do metrô.

Eles me parecem inspirados na série Game of Thrones.

Guarde o ticket do metro de Paris

“- E se você for controlado?

Corra rápido!”

A RATP lembra que fugir durante um contrôle acarreta 2 meses de prisão e 7.500 euros de multa.

Guarde o ticket do metro de Paris

“- Se te pedirem a carteira de identidade?

Diga que não tem!”

A RATP lembra que durante um controle, a pessoa que não tiver ticket ou passe deve apresentar carteira de identidade. Se não puder se identificar, ficará retida até 4 horas.

O problema da fraude é interno. São os usuários regulares que fraudam. Não os turistas de passagem. Mas eles são multados apoiados pela legislação interna da empresa.

Para não ficarem furiosos, para economizarem o preço da multa, lembrem-se: GUARDE O TICKET DO METRO DE PARIS até a estação final.

Leia outros artigos aqui.


Guarde o ticket do metroAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.