“Paris e seu novo centro” revela, para os leitores apaixonados por esta cidade, os projetos que mudarão a fisionomia do centro da cidade.

Apesar de todas as dificuldades – atentados e crise dos imigrantes – Paris se renova e se torna a cada dia mais atraente.

Entre os novos projetos, alguns prontos e outros em implementação, aplaudimos  o que passou a ser chamado “o novo centro de Paris”.

Paris e seu novo centro

Paris e seu novo centro. La Canopée – teto – do Les Halles

Transformações do centro de Paris

O novo centro de Paris, a região que se encontra entre o boulevard Sebastopol, o cais do Louvre, a rua Louvre e a rua Étienne Marcel, se tornará, dentro de alguns anos, uma das áreas mais bonitas e interessantes da cidade.

Uma parte do projeto já está quase pronta, a Canopée já foi inaugurada e o jardim Nelson Mandela será aberto ao público dentro em breve. Leia aqui nosso artigo sobre a Canopée e o novo Forum des Halles.

Paris e seu novo centro

Bourse du Commerce de Paris. Istvan no Flickr

Mas o que está para vir é ainda melhor.

Em primeiro lugar, no local da antiga Bolsa de Comércio teremos o museu de Arte Contemporânea de François Pinault, presidente da Kering terceiro grupo mundial do luxo.

A antiga Bolsa de Valores está no Les Halles, na frente da Canopée e ao lado da Igreja Saint Eustache.

Trata-se de uma bela construção circular do século 18, coberta por um telhado de vidro e com a fachada ricamente decorada por esculturas. O início das obras está previsto para 2017 e a inauguração para final de 2018.

A Fundação Pinault, juntamente com a Fundação Vuitton inaugurada há dois anos, participará do movimento que deseja colocar Paris no centro da arte contemporânea mundial.

Este novo museu terá 4.000 m2 de área para exposições. O arquiteto escolhido para dirigir a renovação do monumento foi o japonês Tadao Ando, já agraciado com o Prêmio Pritzker. E Jean Jacques Aillagon, que foi ministro da Cultura e dirige os dois museus de François Pinault em Veneza, será o diretor do novo museu parisiense.

A presença da Fundação Pinault no centro de Paris, perto do Centro Pompidou, do museu Louvre, do museu Arts Décoratifs dará um novo brilho à região.

O centro de Paris vai se beneficiar também com a restauração e a renovação de dois grandes e históricos imóveis da cidade: a Samaritaine e a sede da La Poste.

A sede da La Poste, na rua Louvre, foi construída no século 19 e ocupa toda a quadra. O novo projeto, do arquiteto Dominique Perrault, transformará totalmente o imóvel respeitando as fachadas históricas e a bela estrutura industrial escondida no interior. Pontos fortes do projeto:

. abertura de uma passagem coberta, hoje inacessível ao público, que dará acesso à uma praça no centro do imóvel com restaurantes e lojas;

. criação de um hotel – Hotel La Poste – nos dois últimos andares. Os hóspedes terão uma vista maravilhosa da cidade graças aos tetos de vidro dos quartos. O último andar acolherá dois restaurantes com varanda panorâmica vegetalizada (vejam no vídeo acima o hotel e os restaurantes). Laurent Taieb, fundador do restaurante Kong, será o diretor dos restaurantes e bares.

Paris e seu novo centro

Paris e seu novo centro. Imagem da Samaritaine já restaurada. Print screen site oficial

O segundo projeto, a restauração da Samaritaine, antiga loja de departamento de Paris situada diante da Pont Neuf, já está em andamento. Este projeto titanesco do grupo LVMH transformará completamente as margens do Sena. Totalmente reinventada, a nova Samaritaine será múltipla: além da loja de departamentos, o novo espaço terá também um hotel de prestígio ligado à marca Cheval Blanc, um restaurante gastronômico, uma brasserie, cafés, escritórios, uma creche de bairro e apartamentos.

Esperamos impacientes “Paris e seu novo centro”. Estes projetos, além de criarem bonitos locais de vida, cultura e de lazer, participam da restauração do patrimônio francês.


Leia também:


capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.