Les Halles, no centro de Paris, foi onde desde o fim do século 12 funcionou o grande mercado central da capital. Após sua transferência para fora da cidade, nos anos 1960, foi construído no lugar um shopping-center sem charme com vários níveis abaixo do solo e uma estação ferroviária onde chegam 3 trens RER, vindos das cidades mais próximas da capital, e 5 linhas de metrô. Este conjunto, inaugurado nos anos 70, foi chamado Forum des Halles. O que era considerado “a barriga” de Paris passou a ser chamado “o coração” da cidade.

Com o passar do tempo o local, apesar de sua posição privilegiada no centro da capital, acabou se tornando um lugar genérico, feio, conturbado, tenso. Quase 40 anos depois, um novo mega projeto de reforma está em execução e promete trazer de volta à região o frescor e a convivialidade de outrora.

O novo Forum Les Halles e sua "canopée"

O novo Forum des Halles e sua Canopée

A primeira etapa desse projeto foi recentemente inaugurada: se trata do centro comercial – cuja parte externa de 3 níveis foi construída do zero – e sua incrível cobertura chamada Canopée (dossel em português, fazendo alusão à parte superior das florestas, formada pelas copas das árvores).

FDH

Imagem virtual do conjunto Les Halles

Nesses 3 níveis externos, além de lojas e restaurantes, se encontram também equipamentos culturais públicos voltados principalmente aos jovens que frequentam a região: biblioteca, conservatório, centro de hip hop, ateliês, mediateca etc.

Dentre as novas lojas e restaurantes instalados nessa nova área destacamos:

  • Za: é um café fast-food high-tech orgânico projetado pelo star designer Philippe Starck. Todos os pratos começam com a letra “z”: zomelette, zalade, zoupes, zartines, zucrés… Baixe o app do restaurante, coloque o telefone no local indicado na mesa e faça o pedido. Ele virá pela esteira rolante que existe no centro da mesa e irá parar exatamente a sua frente. Apesar de toda essa afetação a comida é boa. Outra atração do local é a livraria virtual com cerca de 2.000 títulos: você compra o livro pelo mesmo aplicativo e ele é impresso na hora.
A mesa comunitária com a esteira rolante central que traz a bandeja com o seu pedido até você.

Za: a mesa comunitária com a esteira rolante central que traz a bandeja com o seu pedido até você.

IMG_2186

Za: as estantes com os livros que podem ser comprados no aplicativo do café

  • Le Petit Duc: fábrica de biscoitos, doces, nougats de Saint-Rémy-de-Provence. Receitas romanas e do século 14 se mesclam a experimentos culinários contemporâneos onde o uso de pouco açúcar é uma preocupação. Apesar de ter somente 20 anos de existência a marca tem uma imagem e um “perfume” vintages.
  • LEGO: a grande atração da flagship de 300m² da marca dinamarquesa são alguns dos monumentos parisienses – como o Arco do Triunfo, o Panteão e a Notre Dame – reconstruídos com bloquinhos Lego.
halles-lego

Loja da Lego: maquete do Panteão feita com os bloquinhos da marca

Vitrine da Lego: uma pâtisserie tamanho natural feita com os bloquinhos da marca

Vitrine da Lego: uma pâtisserie tamanho natural feita com os bloquinhos da marca

  • Rituals: marca holandesa de cosméticos, cremes, maquiagem, perfumes, velas perfumadas, roupas “de ficar em casa” e até detergentes. Tudo numa vibe zen, esotérica chique, cujo objetivo é transformar os atos simples do dia a dia (como lavar vasilhas) em algo significativo e prazeroso.
  • Champeaux: brasserie contemporânea do famoso chef Alain Ducasse (Jules Verne, Le Meurice, Plaza Athénée, Benoit…). Serve a tradicional comida francesa de bistrô (ovos maionese, sopa de cebola, escondidinho de pato, frango assado, tartare etc) com um toque de modernidade. Funciona o dia todo até 23:00. Curiosidade: Champeaux (petit champs ou pequenos campos) era como a área do atual Halles era chamada em 1137 quando o rei Louis VI ordenou a transferência de dois mercados para lá. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Champeaux.
ch

Champeaux: vista do bar e do salão

  • L’Exception: primeira loja física da loja virtual de mesmo nome que se auto-intitula uma select store. Especializada na moda de criadores franceses independentes, muitas das marcas vendidas na loja são pouco conhecidas e difíceis de encontrar em outros locais. Além de roupas vende também alguns objetos de decoração e livros. Conheça as marcas clicando aqui. Acoplado à loja há um café simpático servindo as delícias de Gontran Cherrier. A L’Exception não fica no vão central do Forum des Halles e sim voltada para uma rua lateral: 24 rue Berger.
L'Exception: vista geral

L’Exception: vista geral

  • H&M Home: localizada no nível -3, essa é a primeira H&M especializada em artigos para casa da França. Aqui você encontra roupa de cama, mesa e banho, objetos de decoração e demais fofurinhas a preços camaradas.

Além dessa nova área externa, o Forum des Halles possui também 4 andares subterrâneos cheios de lojas (FNAC, Zara, Mango, adidas, Muji etc). A maior parte delas fica aberta também aos domingos de 11:00 as 19:00, veja a lista completa aqui.

Forum des Halles: 101 Porte Berger, 75001. Metrô Châtelet – Les Halles: linhas 1, 4, 7, 11 e 14; RER A, B e D.


capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.