O bairro Les Halles, o coração de Paris, é uma região mal amada pelos parisienses. Apesar de ter qualidades extraordinárias ela não atrai facilmente o flaneur dos fins de semana. Les Halles é um dos bairros mais antigos da cidade, possui excelentes museus, belos monumentos e mil anos de história. Mas nos últimos trinta anos ele passou por um processo acelerado de decadência.

Este bairro central, o ventre de Paris de acordo com Zola, foi ocupado durante séculos por feiras e mercados. Em 1960, com a urbanização, o aumento da população e as necessidades de tornar o trânsito mais fluido, os comerciantes sofreram um exílio obrigatório e se instalaram em Rungis, fora de Paris. No seu lugar foi construído um centro comercial sem charme, com vários níveis abaixo do solo e uma estação ferroviária onde chegam três trens (RER) vindos das cidades mais próximas da capital. Este conjunto, inaugurado nos anos 1970, foi chamado Forum Les Halles.

De uma área colorida e gastrônomica, Les Halles se tornou um espaço banal e sem personalidade vendendo um prêt à porter que encontramos em qualquer centro comercial da periferia de cidades grandes e médias.

De uma área vendendo os melhores produtos produzidos neste país, onde comer e beber é um ritual respeitado e louvado, Les Halles se tornou um simples ponto final das linhas que ligam Paris e toda a periferia da cidade.

Desenho do novo projeto

Desenho do novo projeto

Trinta anos mais tarde, um novo projeto – ainda em execução – promete tornar o centro da cidade mais verde e charmoso. A proposta é criar um imenso jardim acessível por todas as ruas da região, reformar as estações ferroviárias e tornar o Forum Les Halles mais luminoso e alegre. No desenho acima, o novo centro da cidade e seu enorme jardim.

Desenho da Canopée

Desenho da Canopée

Estive lá recentemente. O novo projeto começa a ser visível. O jardim possui uma parte coberta chamada Canopée. Uma obra contemporânea que pretende se integrar com os prestigiosos monumentos vizinhos: a Igreja Saint Eustache, a Bolsa do Comércio, a Fontaine des Innocents, o Museu do Louvre, o Museu Centre Pompidou e o jardim Palais Royal.

Fontaine des Innocents

Fontaine des Innocents

Andei em torno da obra que ficará pronta somente em 2017 e aproveitei para observar, num sábado à tarde, o clima dos Les Halles.

Área pedestre Les Halles

Área pedestre Les Halles

O que temos? Uma grande área pedestre, o que já é em si uma qualidade, área jovem, animada, muitos cafés, varandas entupidas, lojas, praças com jovens fazendo piquenique, artistas de rua, um grande centrão como encontramos com frequência nas grandes cidades.

Les Halles é um ponto de encontro de jovens que aproveitam o fim de semana em Paris para compras e baladas.

Les Halles, esplanada do Centre Pompidou

Les Halles, esplanada do Centre Pompidou

Andei por lá um momento me dizendo que, mesmo em obras, Les Halles é interessante. E uma das qualidades do novo projeto é atrair os jovens que transitam pela região. Eles terão acesso a biblioteca, espaço para esportes urbanos, dança, teatro e música.

Com frequência o turista desembarca em Paris sem saber que a cidade é múltipla e heterogênea, resultado de várias camadas de imigração. Basta atravessarmos uma rua para mudarmos de ambiente e de cultura. O Les Halles faz parte deste mosaico.

Exatamente por isto Paris foi e é ainda uma das cidades mais interessantes do mundo.


Leia também:


capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.