Marseille é ponto de chegada para aqueles que querem visitar a Côte d’Azur. De Paris para a Riviera Francesa, a opção mais agradável é o trem TGV Paris/Marseille em três horas. Quer dizer, do centro de Paris até o centro de Marseille, o tempo exato para um sanduíche e a leitura de alguns jornais.

Marseille se torna cada vez mais interessante. Alguns passeios são imperdíveis como a visita da Basílica Notre Dame de la Garde (leia aqui) e a visita das calanques de Marseille (leia aqui).

MuCEM e o Forte Saint Jean

MuCEM e o Forte Saint Jean

Imperdível também o novo e maravilhoso museu MuCEM.

Antes de mais nada, MuCEM ganhou o Prêmio do Museu 2015 do Conseil de l’Europe pelo seu conceito original e inovador, pela sua arquitetura excepcional e pela sua localização deslumbrante. MuCEM se tornou ponto de encontro da cidade, uma verdadeira agora contemporânea.

O Prêmio do Conseil de l’Europe recompensa todos os anos um museu que contritua para o conhecimento do patrimônio europeu.

A passarela. Jipa Elleul no Flickr

A passarela. Jipa Elleul no Flickr

O que é o MuCEM ?

O MuCEM reúne dois monumentos com os pés dentro do Mediterrâneo: o antigo Forte Saint Jean e o prédio do arquiteto Rudy Ricciotti chamado J4. Estas duas construções estão unidas por uma passarela aérea de 135 metros.

MuCEM

MuCEM

O J4 é um cubo mineral, um quadrado perfeito, revestido por uma fina rede de concreto. Ele possui uma assinatura visual forte e se tornou um « objeto mundial », reconhecido internacionalmente.

J4 oferece panoramas maravilhosos das salas de exposição, das suas varandas e do seu último andar investido por bares e restaurantes e onde se encontra também a passarela que o liga ao forte.

MuCEM e o forte. Jopa Elleul no Flickr

MuCEM e o forte. Jopa Elleul no Flickr

Do outro lado da passarela se encontra o Fort Saint Jean, monumento histórico inteiramente restaurado e em acesso livre. Trata-se de um forte militar originário do século 12 aberto gratuitamento ao público com 12.000 m² de jardins e grandes espaços para exposições temporárias.

O forte sobreviveu às invasões dos soldados de Cesar, às destruições dos bárbaros, participou da riqueza do porto de Marseille na idade média, conheceu as fortificações da época barroca, viveu uma ocupação alemã e sofreu uma explosão de um depósito de munições.

MuCEM

MuCEM

O J4, que todos dizem MuCEM, possui uma programação centrada na cultura e na história dos países situados em torno do Mediterrâneo.

Ele oferece um programa variado e eclético entre exposições temporárias, difusão de filmes de conhecidos diretores portugueses, italianos e do norte da África, ciclos de debates sobre as culturas do Mediterrâneo e cursos reservados aos profissionais sobre conservação do patrimônio, técnicas de restauração…

Como a cozinha faz parte integrante da cultura do Mediterrâneo, o MuCEM convidou o grande chef Gérald Possédat para apresentar os produtos e a cozinha desta vasta região. O chef possui várias espaços, cada um com suas características.

No térreo do MuCEM um quiosque para lanches rápidos. No Fort Saint Jean, o Café du Fort com menu à partir de 35 euros.

ùltimo andar do MuCEM

ùltimo andar do MuCEM

No último andar do MuCEM temos três opções :

. um bistrô chic chamado La Table com menus a 52 euros no almoço e 73 euros no jantar.

. uma brasserie chamada La Cuisine com buffet à partir de 19.50 euros.

. e a varanda La Terrasse, um bar servindo vinhos, champagnes, refrigerantes, cafés e chás.

O acesso ao restaurante La Table é feito por elevador privado que se encontra na esplanado do J4. O restaurante La Table está aberto para almoço e jantar.

MuCEM

MuCEM

Horários do J4 e do Fort Saint Jean: abertos todos os dias menos nas terças feiras, dia 25 de dezembro e 1 de maio; das 11h até 18 no inverno; das 11 até 19h na primavera e no outono; das 10h até 20h no verão (julho e agosto).

7 Promenade Robert Laffont, 13002 Marseille

Como ir de Paris até Marseille

. De trem. A viagem de trem dura cerca de 3h30. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, com 12 horas de trajeto e uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris