Por Fernanda Hinke, sócia do Conexão Paris no site de viagens Conexão Paris Viagens

Marseille é a segunda maior cidade da Franca e o terceiro mais importante porto de comércio europeu do Mediterrâneo. E é em Marseille que se encontra uma das mais belas paisagens naturais da Franca: as calanques.

Calanques de Marseille

Calanques de Marseille

As calanques são vales escarpados que abrigam baías e angras emoldurados por rochas quase brancas compostas de calcário e outros minerais. O contraste entre o azul do Mediterrâneo e o lado agreste e mineral das calanques é mágico. À beira mar encontramos piscinas naturais de águas transparentes, um cenário com uma luminosidade única.

As calanques se iniciam na costa sudoeste de Marseille e se estendem por 20 km até a cidade de Cassis.

Existem 3 maneiras de visitar os calanques de Marseille:

  • pegar um ônibus até a entrada do Parque Nacional e a partir daí caminhar. A primeira calanque esta há menos de 1km. Os mais corajosos optam pelo circuito longo, até as calanques de Cassis, uma caminhada de nível moderado de 6 horas.
  • pegar um barco que sai do Vieux Port e passear por cerca de 3 horas. Os grandes barcos custam 29 euros e chegam até o Massif de Calanques. Uma opção mais simpática  é pegar um pequeno barco, para no máximo 11 pessoas, com serviço de bebidas à bordo, máscaras e pés de pato para um mergulho no Calanque Sugiton. Preço por pessoa: 50 euros.
  • mas se você quiser realmente sentir a brisa do mar Mediterrâneo, nadar calmamente em suas águas claras e desbravar a cidade de Marseille, uma maneira inusitada é fazer um tour de bike.
Fernanda nas Calanques de Marseille

Fernanda nas Calanques de Marseille

Naturalmente, esta foi a minha opção.

Antigo porto de Marseille, ponto de partida do tour de bike

Antigo porto de Marseille, ponto de partida do tour de bike

Desde o ano passado a empresa E.Bike Tours propõe um passeio por toda a corniche (costa do mar). Marseille tem uma geografia montanhosa, não muito própria para bikes. Mas com uma bike elétrica o tour de 35 km foi possível. Chegamos mesmo a escalar o morro onde se encontra o símbolo da cidade: a basílica Notre-Dame de la Garde.

Vista geral

Vista geral

O passeio tem duração de 6 horas, saindo as 9:30 do Vieux Port. A primeira parada, no Palais do Pharo, já nos revela uma linda vista da cidade com seu porto e as muralhas do forte St. Jean conectado com o Mucem, museu inaugurado em 2013.

Calanques de Marseille

Calanques de Marseille

O passeio segue pela costa e passa por todas as praias da cidade, parando nos melhores picos para apreciarmos paisagens deslumbrantes. Por volta de meio-dia chegamos ao Parque nacional dos Calanques, em uma área chamada Les Goudes onde fizemos uma pausa para o almoço.

Após o banho de mar

Após o banho de mar

Les Goudes abriga um pequenino porto tradicional, onde você encontra uma charmosa vila de pescadores e pequenos restaurantes locais. Depois de um almoço leve, nos repousamos nas pedras da praia de Maronaise. Em seguida um mergulho nas águas transparentes foi revigorante. Seguimos para picos mais altos ainda e as vistas eram de suspirar.

Calanques de Marseille

Calanques de Marseille

Uma segunda paradinha, em um pequeno café a beira-mar, nos permitiu experimentar o Pastis, aperitivo criado em Marseille com um delicioso sabor e perfume de anis.

Depois de algumas horas neste paraíso escondido, iniciamos o retorno pelo interior do lindo Parque e Jardin Botânico Borély.

N

Final do passeio

Para finalizar este passeio delicioso, não poderíamos deixar de subir ate Notre-Dame de la Garde, o pico mais alto da cidade. De lá temos uma vista de Marseille em 360 graus.

Não se esqueça de passar muito protetor solar, pois o sol em Marseille é forte.

A famosa sopa de peixe de Marseille

A famosa sopa de peixe de Marseille

Deixo aqui outra grande dica para quem visitar Marseille: o restaurante no quarto andar do museu Mucem. Além da vista maravilhosa, a cozinha é uma parceria com o chef francês Gérald Passédat. Possédat é proprietário do famoso restaurante Le Petit Nice, um 3 estrelas do guia Michelin especialista dos peixes do Mediterrâneo. No restaurante do museu você poderá apreciar esta comida sofisticada com menus a partir de 35 euros. Reserve antes, pois é super concorrido, clique aqui.

No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens por várias regiões francesas como o Vale do Loire, Borgonha e Bordeaux, clique aqui e conheça todas as nossas viagens.

Informações do Conexão Paris:

Como ir de Paris até Marseille

. De trem. A viagem de trem dura cerca de 3h30. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, com 12 horas de trajeto e uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.