O vinho quente – ou vin chaud – é a cara do Natal europeu. Com milhares de anos de idade (dizem que os romanos já o bebiam), ele é consumido em vários países da Europa na época do inverno.

Na sua preparação entram – além do vinho, lógico – açúcar e diversas especiarias, sendo a canela indispensável. Ele é uma versão do nosso quentão, também apreciado nos meses mais frios do ano.

shutterstock_353407694

Vin chaud, bebida tradicional da época natalina (foto: Shutterstock)

E onde saborear um bom vinho quente em Paris?

  • Como o vin chaud está associado à época natalina os melhores lugares são os mercados de Natal que acontecem em vários pontos de Paris (veja aqui). Com sua atmosfera especial, festiva e alegre, eles contribuem para uma degustação mais contextualizada da bebida.
mercadonatal

Mercado de Natal da Champs Élysées (foto: Evan Bench no Flickr)

  • Para quem prefere um ambiente fechado e mais aconchegante a dica é o Chez Georges – Comptoir des Canettes em Saint-Germain (11 rue des Canettes, 75006; metrô Saint-Germain-des-Prés, linha 4), bar tradicional cujo vin chaud figura sempre na lista dos melhores da cidade.
  • Para quem procura um ambiente mais branché, a opção é o fofo Pick Clops (6 rue Vieille du Temple, 75004; metrô Saint-Paul, linha 1), café no Marais cujas mesas na calçada estão sempre cheias de gente cool e bonita.
Les Pick Clops no Marais (foto: PARIS no Flickr)

Les Pick Clops no Marais (foto retirada do perfil Facebook do café)

  • Também no Marais o Café Suédois, vinculado ao Institut Suédois (11 rue Payenne, 75003; metrô Saint-Paul, linha 1), oferece a versão sueca do vinho quente, o glögg. Lá você poderá também comer sanduíches e bolos típicos da Suécia. O local é pequeno mas possui um pátio interno bem simpático para os dias ensolarados.
Cafesuedoiss

O Café Suédois no Marais (foto retirada da página oficial do café)

Muitos cafés e restaurantes também servem o vinho quente nessa época do ano. Quando você for fazer uma pausa nas caminhadas turísticas entre em um café e pergunte ao garçom.

Receita de vin chaud

Para quem vai ficar hospedado em apartamento e quiser fazer seu próprio vin chaud aí vai uma receita simples e boa:

– 1 garrafa de vinho tinto (não muito forte e não muito tânico, evitar os bordeaux);
– 1 laranja;
– 75 g de açúcar;
– 1 cravo-da-índia;
– 2 anis estrelado;
– 1 pau de canela;
– 20 ml de água;

Corte 1/4 da laranja em pequenos cubos. Coloque tudo em uma panela por 20 minutos em fogo baixo. Pronto!


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse no site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.