Dos principais museus internacionais relacionados à moda, quatro se encontram na França.

Musée Christian Dior

Musée Christian Dior

  • O primeiro é o Museu Christian Dior, situado em Granville, uma pequena cidade da Normandia. Nós temos um artigo sobre este museu que se encontra na rota do Mont Saint Michel e da cidade corsária de Saint Malo (clique aqui).

Foi nesta casa que Dior viveu e aí está exposta sua coleção de vestidos alta costura. O museu organiza também excelentes exposições temporárias.

Jardim do Museu Christian Dior

Jardim do Museu Christian Dior

O museu possui um salão de chá com mesinhas e cadeiras espalhadas pelo jardim. Aproveite a bela vista tomando uma coupe de champanhe.

A próxima exposição abrirá suas portas no dia 16 de dezembro e irá até 6 de março 2016.

Museu das Rendas

Museu das Rendas

O museu conta a história da renda, apresentando diversos tipos de renda desenvolvidos a partir do final do século 16 até hoje. Uma atenção especial é dada à técnica chamada Point d’Alençon e desenvolvida nesta cidade.

A técnica da renda de Alençon é tão histórica e famosa que ela foi colocada, pela Unesco, na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Fondation Pierre Bergé Yves Saint Laurent

Fondation Pierre Bergé Yves Saint Laurent

Um detalhe importante, no site da Fundação temos acesso ao arquivo virtual com desenhos e fotos das criações do grande costureiro. Uma ferramenta que poderá interessar os estudantes da área da moda (clique aqui). Uma das peças ícones criadas por YSL foi o smoking para as mulheres e uma das exposições mais bonitas foi Smoking Forever.

Palais Galliera

Palais Galliera

Esta mansão se encontra perto do Trocadéro e na frente do Museu de Arte Moderna e do Palais de Tokyo. Em razão da fragilidade das peças, o acervo do Galliera é exposto de maneira temporária, durante exposições temáticas abertas ao público alguns meses por ano. Fora o período das exposições o Galliera fica fechado. O Galliera também possui um arquivo virtual que pode ser consultado por qualquer pessoa (clique aqui). Siga o site com frequência e anote as datas das próximas exposições.

Na Europa existem ainda dois outros excelentes museus de moda.

Museu Ferragamo

Museu Ferragamo

  • O Museo Ferragamo em Florença, dedicado à Salvatore Ferragamo o inventor do salto compensado. Este museu foi inaugurado em 1995 e se você gostar de sapatos não deixe de conhecê-lo.
Victoria and Albert Museum

Victoria and Albert Museum

  •  Victoria and Albert Museum possui uma coleção de textil e de moda que cobre um período de mais de 5000 anos, do Egito antigo até nossos dias. Uma das maiores coleções do mundo com peças européias, da Ásia central do Oriente Média da África e das Américas.

ATUALIZAÇÃO: a leitora Elsa Mangas nos sugeriu outros museus na França e na Europa:

  • Musée de la Mode et du Textile que pertence ao Musée des Arts Décoratifs (107, rue de Rivoli, 75001). Sua coleção possui mais de 152,800 obras, incluindo trajes, acessórios e tecidos do século III até o presente. Os maiores criadores da história da moda estão ali reunidos, Paul Poiret em Popy Moreni, Madeleine Vionnet Christian Lacroix, Christian Dior para Yves Saint Laurent.

O museu organiza em média duas grandes exposições por ano focadas em algum estilista ou tema contemporâneos. Uma das últimas, que fez enorme sucesso, foi dedicada ao estilista belga Dries Van Noten. Atualmente está em cartaz a Korea Now! apresentando a moda e o design contemporâneos da Coréia do Sul.

Na Europa existe ainda o Museu Nacional do Traje, em Portugal e o Museo del Traje, na Espanha.

Leia também:

GuiaModaCapa

Dione Occhipinti é autora do guia de moda e compras Paris: do alto luxo ao luxo acessível. Um mapa do tesouro fashion com todos os endereços importantes e mais os segredinhos que só os parisienses conhecem. À venda na lojinha do Conexão Paris.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.