Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Os franceses se destacam em várias áreas da gastronomia, menos na do café da manhã. Até hoje eles estão limitados ao tradicional café+croissant+pão+geléias.

Mas as coisas estão melhorando para aqueles que, como eu, adoram um bom café da manhã, equilibrado e substancial.

cafés da manhã

Claus, café da manhã

1) Claus Estermann foi o pioneiro neste conceito de “breakfast in Paris” com o seu: Claus: l’Épicerie du Petit Déjeuner. Pelo nome já dá para sentir seu carinho com relação ao café da manhã.

No andar de baixo, a épicerie apresenta produtos diferenciados: cereais com e sem glúten, pães doces, uma seleção de bolos, tortas e cafés especiais. No andar de cima é servido o café da manhã: granola, iogurtes, omeletes, tortas, bolos e uma panqueca de maçã de comer de joelho. Tudo orgânico e feito lá mesmo. Ele oferece também uma lista de sucos naturais e chás.

cafés da manhã

Claus

Estermann diz que seu sucesso se deve à uma recente conscientização sobre alimentação correta: “Eu nunca teria lançado este conceito há dez anos atrás. Mas recentemente os parisienses se deixaram influenciar pelas tradições alimentares estrangeiras”

O Conexão Paris foi um dos primeiros sites brasileiros a indicar o Claus como um dos melhores cafés da manhã da cidade. Leia aqui. E vale a pena. Mas recomendo fortemente uma reserva nos fins de semana.

Claus: 14 rue Jean-Jacques Rousseau, 75001 Paris. Metrô: Louvre Rivoli. Tel.: +33 1 42 33 55 10. Aberto de segunda a sexta das 8:00 às 17:00, sábado e domingo das 9:30 às 17:00.

cafés da manhã

Frenchie to Go

2) O já renomado chef do restaurante Frenchie, Gregory Marchand, também acreditou que havia espaço para os breakfasts e abriu cedo o seu Frenchie-To-Go. Ali são propostos omeletes de altíssima qualidade, bacon defumado com ovos, queijos e um english muffin. Isso sem falar nos bacon scones, bolos e granolas servidas sobre colhada. Os amantes do slow-food irão se esbaldar.

“Na França, a cultura do café-croissant está profundamente enraizada. Isso está começando a mudar, mas é longe de ser amplamente popularizado”

No Frenchie to Go, a influência do menu é inglesa, mas Marchand aplica o padrão francês de exigência, com o qual ele adquiriu fama internacional com seu restaurante e bar de vinhos.

Frenchie to Go: 9 rue du Nil, 75002 Paris. Metrô Sentier. Tel.: +33 1 40 39 96 19. Aberto de segunda a sexta das 8:30 às 16:30, sábado e domingo das 9:30 às 17:30.

Outros lugares que também vale a pena conhecer são:

cafés da manhã

Bob’s Juice Bar

3) Bob’s Juice Bar, do expatriado americano Marc Grossman, grande introdutor dos sucos feitos na hora aos parisienses. Sucos frescos, smoothies verdes e bagels com cream cheese e abacate estão disponíveis a partir de 07:30.

Observação do Conexão Paris: nós já citamos aqui o Bob’s Kitchen, do mesmo proprietário do Bob Juice Bar. A vantagem do Bob’s Kitchen é que ele é mais central, idealmente situado no Marais. O seu café da manhã é delicioso. Leia nosso artigo aqui.

Bob’s Juice Bar: 15 Rue Lucien Sampaix, 75010 Paris. Metrô Jacques Bonsergent. Tel.: +33 9 50 06 36 18. Aberto de segunda a sabado das 8:30 às 15:00, domingo fechado.

cafés da manhã

Fondation Cafe

4) O Fondation Café é um pequeno bar de cafés do ex-barista do descolado Ten Belles, Chris Nielson. Menu de café da manhã simples e eficaz: coalhada com granola, torrada com abacate ou ricota e mel e suco de laranja espremido na hora. O expresso é sensacional.

Fondation Café: 16 rue Dupetit-Thouars, 75003 Paris. Metrô Temple. Aberto todos os dias das 8:00 às 18:00.

Leia mais sobre os roteiros gastronômicos propostos pela Karen clicando aqui.


cafés da manhãConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.