Dedicamos o segundo dia da nossa esticada de duas noites em Aix en Provence (leia nossa artigo e dicas de roteiros aqui), conhecendo os arredores de Aix.

Este passeio incluiu a visita das ruínas do castelo de Baux de Provence, a visita das Carrières des Lumières, a visita de um vinhedo e seu museu de arte contemporânea e uma parada para degustação e compra de vinhos da região. Programa variado e interessante.

Baux de Provence

Baux de Provence

Para este circuito é necessário um carro – alugado ou carro com chofer. Saímos de Aix já com as malas no carro e na parte da manhã visitamos Baux de Provence, como sempre cheio demais. Mas as ruínas são bonitas e vale a pena conhecer esta cidade fortificada situado no alto de um rochedo.

Vista que se tem de Baux de Provence

Vista que se tem de Baux de Provence

Do alto de Baux, a vista que se tem da região é maravilhosa.

Carrières des Lumières

Carrières des Lumières

Logo abaixo, aos pés de Baux de Provence, se encontram as Carrières des Lumières. Já estive na Provence várias vezes e nunca quis visitar este lugar, considerando-o um pouco como “pièges à touristes” como dizem os franceses. Confiante na opinião de amigo grande viajante, ao sair de Baux, passei pelas Carrières. Maravilhoso! Preciso voltar para ficar horas e ver todas as projeções. Estas minas de calcário forneceram as pedras necessárias para a construção do castelo e da cidade de Baux en Provence.

Carrières des Lumières

Carrières des Lumières

Imagine as imensas salas das minas com pé direito altíssimo. Imagine em seguida as paredes, o solo, o teto, todo o espaço invadido por imagens de obras de arte. A imersão é total. Um espetáculo multimídia que utiliza milhares de imagens numerisadas e difundidas em alta resolução. E um fundo musical que acrescenta a dose necessária de poesia. Lindo.

As projeções se sucedem com temas diferentes: « Monet, Renoir, Chagall… voyages en Méditerranée »; « Gauguin, Van Gogh, les peintres de la couleur ». Eu assisti “Klimt et Vienne, un siècle d’or et de couleurs”. Preciso voltar com calma e ficar horas no interior deste sonho.

Para ver fotos das Carrières e obter informações clique aqui. As Carrières estão fechadas em janeiro e fevereiro.

Entrada do Château La Coste: plano de água com escultura de Louise Bourgeois

Entrada do Château La Coste: plano de água com escultura de Louise Bourgeois

Na parte da tarde, visitamos o Château La Coste. Trata-se de um vinhedo e todas as instalações necessárias para a produção de vinho. Mas trata-se também de um museu com obras de arte contemporânea espalhadas pela natureza. Na inauguração do Castelo nós publicamos um artigo que pode ser lido aqui. Na época, fiz a comparação entre o La Coste e o Inhotim de Belo Horizonte.

Obras de arte entre vinhedos e oliveiras

Obras de arte entre vinhedos e oliveiras

Aqui os vinhedos são acompanhados por obras de artistas contemporâneos famosos como Louise Bourgeois, Alexander Calder, Jean Michel Othoniel, Tunga, Franz West, Andy Goldsworthy… sem a preocupação das regras da museologia. Nada de fichas com informações sobre a obra e seu autor.

Arte e natureza

Arte e natureza

Aqui estamos em domínio privado e o proprietário permite o acesso mediante o pagamento do ticket de entrada. Já o Inhotim é um verdadeiro museu e usa todos os recursos possíveis para facilitar o acesso às informações. Além de ser muito maior.

Chai, onde os vinhos são envelhecidos

Chai, onde os vinhos são envelhecidos

O bonito chai de vinificação é do arquiteto Jean Nouvel e você pode visitá-lo e degustar os vinhos La Coste o ano todo. Mas não se esqueça de reservar. Os visitantes para o chai e para a degustação são aceitos somente com reserva pelo mail: relationspubliques@chateau-la-coste.com

Varanda do restaurante do Château La Coste

Varanda do restaurante do Château La Coste

O restaurante do local está aberto o ano todo. Ele é projeto do arquiteto Tadao Ando.

Arrependi de não ter reservado a visita do chai acompanhada por uma degustação dos vinhos La Coste e uma mesa para o almoço. A natureza é bela, as obras interessantes e parece que os vinhos são bons. Este local merece uma visita mais demorada.

Compra de vinhos no Château

Compra de vinhos tinto e rosé

De lá fomos para nosso último programa, a degustação e compra de um vinho da região que recebeu mensão especial no guia Hachette.

Local

Local de vendas do Château Calissanne

Tínhamos lido uma crítica elogiosa sobre o tinto do Château Calissanne e o compramos para testar. Aprovamos. Atenção, apesar do nome Château Calissanne, a degustação e compra dos vinhos acontecem um um simples galpão de beira de estrada. Leia artigo sobre Castelos e vinhos aqui.

No final deste roteiro, pegamos o TGV de volta para Paris.

Na próxima vez sairei mais cedo do hotel para dedicar mais tempo às Carrières de Lumières e ao Château La Coste.

Como ir de Paris até Aix-en-Provence

  • Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incrí­veis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris