Rota dos castelos de Bordeaux

Rota dos castelos de Bordeaux

Os turistas têm uma ideia romântica das rotas dos vinhos franceses. Muitos pensam que todos os vinhedos possuem um castelo e que as degustações se passam em ambientes requintados ou em caves históricas.

Nada disto. A maioria dos produtores possui apenas um galpão com as máquinas necessárias para a produção, estoque e envelhecimento do vinho. E ali mesmo eles colocam uma mesinha e algumas taças e pronto.

Cave de degustação na Alsácia

Cave de degustação na Alsácia

Nas minhas viagens à Alsácia circulei pelos vinhedos e endereços de degustação. Provei deliciosos gewurztraminer em locais simples, pequenas dependências do local de produção.

No Vale do Loire a situação é similar. Compramos recentemente um excelente vinho branco sauvignon. O produtor nos recebeu na sua fazenda: de um lado os tonéis e de outro um bar/loja. Tudo muito simples e rústico.

Degustação na Provence

Degustação na Provence

Na França, a menção “château” designa somente um vinho de origem controlada e fabricado com uvas colhidas e vinificadas na propriedade. Recentemente visitamos o produtor do vinho Château Calissanne, perto de Aix en Provence. Entramos dentro de um galpão, os vinhos estavam expostos, fomos recebidos por uma vendedora, provamos alguns e afinal compramos um tinto chamado Clos Victoire.

Para encontrarmos alguns verdadeiros castelos temos que pegar o “circuito dos castelos de Bordeaux” e aí sim, veremos uns atrás dos outros. Mesmo assim, não os visitamos e não degustamos no interior de belos salões alambicados.

Os castelos abertos ao público, sempre com a exigência de hora marcada com antecedência, liberam somente os espaços industriais e o local degustação/venda. Se você for um bom ($$$) cliente, talvez consiga visitar toda a propriedade.

Veja aqui algumas opções de transporte para viajar pela França

  • Avião: Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

produtores de vinhoAcesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.