Eu diria que o Château La Coste é um mini Inhotim. E todos os dois merecem ser visitados.

O segundo por ser um dos museus de arte contemporânea mais bonito do mundo. Maravilhoso acervo, dentro de um parque deslumbrante.

O primeiro porque está na França, melhor ainda na Provence, com poucas mas excelentes obras espalhadas por colinas e rodeadas por vinhedos.

O Château La Coste pertence à um colecionador irlandês – Patrick Mckillen – acionista do Maybourne Hotel Group, que administra o Claridge’s, The Berkeley et The Connaught em Londres. Ele é também proprietário do Clarence, em Dublin, juntamento com o cantor Bono.

Ninguém sabe porque, mas o Château La Coste foi aberto discretamente em 2011 sem inauguração oficial. A idéia de transformar estas terras provençais em um espaço unindo arte, arquitetura e vinho nasceu em 2004. Os melhores e mais famosos artistas e arquitetos do mundo foram convidados para participarem desta aventura e a lista é longa: Tadao ANDO, Louise BOURGEOIS, Alexander CALDER, Frank O. GEHRY, Liam GiILLICK, Andy GOLDSWORTHY, GUGGI, Tatsuo MIYAJIMA, Jean NOUVEL, Jean michel OTHONIEL, Jean PROUVÉ, Sean SCULLY, Richard SERRA, Tom SHANNON, Michael STIPE, Hiroshi SUGIMOTO, TUNGA, Franz WEST.

1 – A visita do Château La Coste consiste em descobrir o parque do castelo e suas obras, entre elas:

Multiplied Resistance Screened – instalação colorida de Lian Gillick.

2 – A visita consiste também em descobrir as construções assinadas por arquitetos premiados pelo Nobel da arquitetura, o prêmio Pritzker.

Jean Nouvel assinou o chai de vinificação, grande e bonita construção de alumínio.

Tadao Ando criou o prédio da entrada do Château La Coste. Uma obra em concreto e vidro que esconde o estacionamento dos visitantes.

Ando reconstruiu também uma antiga capela do século XVI a inserindo dentro de uma estrutura de vidro e metal.

Frank Gehry criou o Music Pavilion – Pavilhão da Música – desenho originalmente para a Serpentine Gallery de Londres e financiado na época por McKillen.

3 – Conhecer o Château consiste também em visitar o chais de vinificação de Jean Nouvel,  participar do curso de iniciação à viticultura e da degustação dos vinhos do Château.

Veja as informações práticas sobre a visita guiada do chais de vinificação:

. visita organizada o ano todo, de terça à sexta feira, às 11h, com reserva obrigatória. Sábado e domingo, às 11h e 15h, com reserva obrigatória. Visita em inglês na sexta, sábado e domingo às 13h, com reserva obrigatória. A visita dura 1.40h. Preço: 9 euros.

Contato: Oriane Grouvel – relationspubliques@chateau-la-coste.com ou pelo telefone +33 (0)4 42 61 92 92.

Para finalizar, o Château possui um Café de l’Art Center, assinado por Tadao Ando. Ele está aberto todos os dias, das 10h às 19h. Ele propõe queijos, saladas, pratos do dia, pâtisseries.

O Château La Coste se encontra a 20 minutos de carro de Aix en Provence. Veja a localização exata no mapa abaixo e no site do castelo.

Como ir de Paris até Aix-en-Provence

  • Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

O Essencial da Provence

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis pela Provence e Côte d’Azur, em Paris e pelo interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.