A Ellen Bileski, nossa querida relações públicas, passou um mês em Paris em janeiro para fazer um curso intensivo e aprimorar o seu  francês – que aliás já era muito bom. Como boa roqueira, foi atrás dos principais endereços rock n’ roll da cidade. Pedimos a ela para compartilhar conosco seus achados. Aí está:

Por Ellen Bileski, diretora da eComunica, agência de relações públicas.

Paris é um caldeirão de cultura alternativa. Além de ser uma das cinco cidades onde há mais arte urbana em todo mundo – leia mais neste post –, concentra bares e pubs com uma agenda agitada de performances de Djs e bandas de indie rock.

Na minha estadia de um mês na cidade para um intensivo de francês, conheci alguns dos principais endereços rock n’ roll parisienses. Posso dizer que a cena rock de Paris tem sua própria identidade e charme. Tem uma despretensão que me agrada e lembra um pouco a cena berlinense.

A principal região que concentra esses endereços vai da Bastille até o metrô Jaurès, passando pela rua Oberkampf e Belleville. Há também alguns locais de rock alternativo no Quartier Latin, como o Piano Vache. Este “boteco” fica ao lado do Pantheon. É um bar bem apertado, mas com um ambiente amigável e frequência animada de estudantes da Sorbonne.

O "boteco" Le Piano Vache

O “boteco” Le Piano Vache

Diz a lenda que Johnny Deep, quando vai a Paris, toma sua cerveja no Piano Vache. Uma taça de um Bordeaux honesto custa 3 euros. Ouvi de Radiohead a Black Keys nas duas horas em que fiquei lá com uma amiga brasileira.

Le Piano Vache:  8 rue Laplace | 75005 | Tel.: +33 (0)1 46 33 75 03 | www.lepianovache.fr

Outro lugar que gostei bastante foi o Café Cherie. É um bar vermelho – por fora e por dentro.

Café Cherie em Paris

Café Cherie em Paris

Enquanto o som ambiente toca uma seleção de brit pop, as paredes informam sobre a programação dos próximos dias, com uma noite especial de quinta chamada “London Calling”.  Uma taça de Chardonnay custa 3 euros e o lugar oferece cervejas clássicas de pubs.

Café Cherie: 44 boulevard de la Villette | 75019 | Tel.: +33 (0)1 42 02 02 05 | lecafecherie.blogspot.com.br

Falando em pubs, Paris tem centenas de pubs irlandeses para quem está procurando uma Guinness, ou, no meu caso, um chopp de sidra (em Paris, peça un cidre pression!) com um pouco de rock n’ roll. Com tantos bares que servem vinhos franceses e sidras da Normandia, pode parecer um sacrilégio estar em Paris e pedir bebidas tipicamente irlandesas. Eu não acho, se esta não é sua primeira visita à Paris. Os Irish Pubs parisienses tem todo um charme francês, aliados à animação tipicamente irlandesa. Além disso, é possível ouvir a apresentações de música folk e, nos intervalos, uma coletânea de clássicos dos anos 80 e 90. Meus Irish Pubs preferidos em Paris são: Green Linnet: 8 avenue Victoria | 75004 | Tel.: +33 (0)1 42 74 62 85  e o Corcoran’s Grands Boulevards: 23 boulevard Poissonière | 75002.

Para quem está mais no espírito de dançar, há dois endereços que gostei bastante. O L’Internacional é uma casa noturna agitada no maior estilo garagem – as bandas se apresentam literalmente no porão do estabelecimento. De terça a domingo a casa traz bandas e DJs que tocam rock, funk, hip hop e disco. Visitei o local em um sábado à noite. A casa estava cheia e animada com a apresentação de uma banda de rock francesa e público de todas as tribos e nacionalidades.

L’Internacional: 5/7 rue Moret | 75011 | Tel.: +33 (0)1 49 29 76 45 | www.linternational.fr

Outro lugar próximo ao L’Internacional que recomendo é o Le 114. É bem menos underground que seu vizinho. A bebida é um pouco mais cara – uma taça de vinho custa em média 6 euros – mas é uma opção mais pop e moderna. No sábado em que visitei o 144, ouvi de Alicia Keys a Jet. O local serve petiscos e há algumas mesas longe da pista para quem quiser engrenar em um papo com os amigos.

Le 114: 144 rue Oberkampf | 75011 | www.le-114.fr

Um dos principais locais da cena alternativa de Paris é o Point Ephemère, que une arte urbana, gastronomia e música. Fica às margens do Canal Saint Martin. A chegada ao Point já é uma experiência. O contraste da beleza natural do canal com as artes contemporâneas estampadas nos muros ao lado do espaço é deslumbrante. No Point Ephèmere é possível tomar um brunch no domingo, com bom rock indie de fundo. Há também uma programação noturna de “comida de rua” (food truck) e uma agenda de shows bastante agitada.

Point Ephemère: 200 quai de Valmy | 75010 | Tel.: + 33 (0)1 40 34 02 48 | www.pointephemere.org

Para sair em Paris à noite é bom ter em mente que a maioria dos shows começa por volta das 20h. Alguns bares fecham por volta de 1 da manhã e outros, como o Le 144, ficam até às 5h. Por isso, é importante checar a programação do dia. Depois das 22h, eu recomendo voltar de táxi, principalmente das regiões que vão da Bastille ao metrô Jaurès, apenas por precaução.


Leia também: Onde assistir shows de rock em Paris


MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris