Conhecer a Côte d’Azur no inverno é uma opção a ser considerada com carinho. Nesta época, a região possui um clima agradável e organiza duas festas interessantes, entre elas a Festa do Limão de Menton.
Conhecer a Côte d’Azur no inverno é uma opção a ser considerada com carinho. Claro que no verão o sol, as praias, o champagne, os peoples, os iates de luxo, as discotecas criam um ambiente frenético e mundialmente conhecido. O outro lado da moeda são os congestionamentos diários e os preços absurdos de hotéis e restaurantes.
Durante alguns anos, frequentei a Côte d’Azur no inverno exatamente para fugir dos problemas insolúveis do verão e percorrer a costa mediterrânea com calma. Nesta época, a região possui um clima agradável com muito sol e temperaturas clementes.
Além do mais, no inverno, a Côte organiza duas festas interessantes: o Carnaval de Nice e a Festa do Limão de Menton.
Nice, como já dissemos aqui, é uma cidade deliciosa, bonita e animada o ano todo (leia artigo aqui). Seu carnaval é legendário e interessante, mesmo para nós, experts em matéria carnavalesca (leia artigo aqui).
Menton, menos conhecida dos brasileiros, fica a 30 km de Nice e a estrada entre as duas é maravilhosa. Menton e sua região são produtores de cítricos e todos os chefs conhecem o famoso limão de Menton.
A Fête du Citron data dos anos 1930, quando os gerentes dos grandes hotéis da orla tiveram a idéia de decorar os jardins com este cítrico.
A Festa do Limão compreende uma alucinante exposição de desenhos feitos com os cítricos nos Jardins Biovès situados em frente do Casino Barrière.
Estes desenhos devem ser vistos tanto durante o dia quanto a noite, iluminados eles adquirem cores insólitas. E, à noite, as estranhas criaturas ganham sons especiais.
A Festa do Limão compreende também desfiles diurnos e noturnos de carros com decorações cítricas. Se estiver na região, vale a pena passar por Menton.
Informações práticas
Fête du Citron: de meados de fevereiro até o começo de março de 2022.
Para mais informações e comprar seus ingressos com antecedência clique aqui e acesse o site oficial do evento.
Conselhos práticos
Nos dias dos desfiles, melhor chegar a Menton de trem. A estação fica a 200 metros da entrada dos desfiles. Se for de carro, chegue antes das 13h, estacione seu carro na entrada da cidade e pegue o o ônibus que liga o estacionamento e Menton. Se quiser entrar em Menton de carro, siga as indicações parking VL, direção Italie, para estacionar seu carro.
Como ir de Paris até Menton
- Trem: a viagem tem cerca de 6h30 de duração pode variar dependendo da época, hora e dia da vigem. Compre antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: passando por Lyon, Marseille, Cannes e Nice, belo passeio na região da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, o tempo de trajeto até Nice é de 15h05, depois é possivel pegar trem ou carro até Menton. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Graziela Damasceno
Estamos indo ao Sul da França no Carnaval… Vi este artigo e me interessei por visitar Menton…
Os desfiles sáo todos pagos? Por que nós precisamos compra ingressos com antecedência? É tipo um carnaval (Apoteose – onde se paga para entrar) ou é tipo um desfile de rua (Parada de 07 de Setembro??)? Fiquei em dúvida… Gostaria de conhecer a cidade e ver as esculturas… Você poderia esclarecer, por favor???
Rodrigo Lavalle
Graziela, os desfiles não são pagos.
Abraços.
Aurea Borne
Adoro Menton! Conheci por acaso, quando resolvemos parar para descansar após visitar Monaco e antes de seguir para a Itália. Gostei tanto que já voltei quatro vezes. Ótimo ponto de partida para visitar a região. Pena que ainda não fui nessa época para conhecer a festa. Uma coisa que sempre faço lá é trazer os deliciosos licores do Au Pays du Citron… pena que a loja on line não envia para o Brasil. :o(
Paulo R. Filomeno
Maria Inês, eu pensei a mesma coisa, mesmo porque coloco limão em tudo. Pelo menos neste caso as frutas são utilizadas para os enfeites. Pior mesmo são as toneladas de tomates desperdiçados na festa “Tomatina” em Valência, na Espanha. Essa me corta o coração, pois pra mim a macarronada não tem que ter molho, é o molho que tem que ter a massa…
Mauricio Christovao
Agora só falta um brasileiro aparecer por lá e o pessoal de lá descobrir a caipirinha….
Maria Ines Bernardi
Fiquei chocada imaginando o porquê de desperdiçar
as frutas dessa maneira. Ou são reaproveitadas?