Ao longo desses anos de interação com os nossos leitores, percebemos que o primeiro impulso dos brasileiros que vêm à Paris é procurar por hotéis de nomes conhecidos, como por exemplo os da rede Accor: ibis, Mercure, Pullman etc.

De fato, ao optar por um ibis, sabemos exatamente o que encontrar: quartos limpos e novos, bons preços, profissionalismo no serviço. Geralmente, não tem erro.

Por outro lado, os ibis e Pullmans da vida são hotéis imensos – o que destoa do charme de Paris. Ao contrário dos Estados Unidos, nada aqui é gigantesco. Tive a oportunidade de me hospedar no Pullman Montparnasse (19 rue Commandant René Mouchotte | 75014, clique aqui para reservar) em setembro 2013. A localização é ótima, ao lado do metrô Montparnasse. Mas sem charme, numa rua de prédios novos, que nos dá a impressão de estarmos fora de Paris.

A rua do hotel Pullman Montparnasse

A rua do hotel Pullman Montparnasse

Tudo era novinho em folha, com decoração contemporânea e quartos e banheiros imensos para os padrões de Paris. Wi-fi ultra veloz.

A recepção do hotel Pullman Montparnasse

A recepção do hotel Pullman Montparnasse

Café da manhã super completo, com opções para todos os gostos, culturas e nacionalidades. Mas, para conseguir entrar no imenso salão lotado do café da manhã, era preciso enfrentar 15 minutos de fila. A mesma espera para conseguir pegar um dos 6 elevadores do hotel.

Apesar disso, não tenho reclamação do hotel e o recomendaria para aqueles que procuram o padrão das grandes redes. É, sim, um bom hotel. Clique aqui caso queira reservá-lo. O mesmo vale para o ibis (clique aqui e leia nosso artigo com dicas de 13 ibis bem localizados em Paris).

Mas prefiro as experiências mais intimistas e autênticas dos pequenos hotéis. Em Paris, há uma infinidade desses pequenos hotéis que não fazem parte de grandes redes. São hotéis familiares, de um dono ou de um pequeno grupo. São marcas que não conhecemos no Brasil. Já falamos de vários deles aqui no blog.

Optar por um desses hotéis é mais arriscado. Por outro lado, se a escolha é bem feita, a experiência da hospedagem pode ser muito mais gratificante. Por que? Porque os pequenos hotéis conseguem ter uma localização perfeita, em pequenas ruas charmosas dentro dos bairros. Porque por serem pequenos, o serviço é mais pessoal. Porque a decoração costuma ser menos impessoal. Porque nesses pequenos hotéis a experiência de estar em Paris começa dentro do quarto.

Mas… os quartos costumam ser bem pequenos, os preços são menos competitivos e é mais fácil errar.

Enfim, qual das duas opções escolher? Não tem uma resposta, depende de cada um. A única coisa que é fundamental é a localização: escolha sempre um hotel no centro de Paris.

Veja também:


Ibis em ParisAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.