Como já perceberam, agosto é um mês diferente. Os parisienses fecham tudo e saem de férias.

Entre aqueles que ficam na cidade, uns detestam Paris em agosto, outros adoram. Para estes últimos, passar o verão em Paris é uma escolha livre e calculada. Os que detestam evocam o calor, falta de oferta cultural e a ausência do seu padeiro preferido, do açougueiro pertinho de casa, do bistrô da esquina, todos fechados para férias coletivas.

Eu faço parte da turma que adora agosto em Paris apesar de ter passado poucos verões por aqui. O suficiente para perceber uma mudança radical.

Os parisienses que ficam mudam a relação com a cidade. De repente eles redescobrem os maravilhosos monumentos, refazem passeios e circuitos esquecidos, visitam novas praças e iniciam novas atividades de lazer. Eles trocam a camisa do parisiense apressado e mal humorado e vestem a camiseta do vacancier aoûtien (1) atento a tudo e sobretudo ao próprio desejo.

Em relação ao tema, por ou contra Paris em agosto, acabei de ler um artigo publicado pelo jornal Le Figaro: Les 10 choses à avoir fait une fois dans la vie l’été, as 10 coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida no verão.

Jardin d'Accimatation

Jardin d’Acclimatation

Alimentar os patinhos do Jardin d’Acclimatation, tomar o café da manhã na varanda do Café Marly, fazer um picnic na Pont des Arts, atravessar a praça Concorde de bicicleta, subir as escadas rolantes do Centre Pompidou.

Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg – foto Sérgio T. Gonçalves

Ler um livro no jardim Luxembourg, dançar nos barcos que navegam pelo Sena, comprar um cachorrinho no cais Quai de la Mégisserie, et… passar o mês de agosto em Paris. Exatamente para fazer o relacionado acima.

Conclusão: os parisienses do mês de agosto são como nós, turistas felizes.

(1) Na França, durante o verão, a população de divide em 3 grupos: os juilletiste, aqueles que tiram férias em julho; os aoûtiens, férias em agosto; e os outros, quer dizer, os que tiram férias fora desta agitação estival.

 

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.