Passear de barco pelo rio Sena é como subir na Torre Eiffel. Todo turista quer fazer. No mês passado, fizemos um post sobre os passeios tradicionais  de barco para turistas. Hoje, publicamos um vídeo para você ter uma ideia de como, apesar de super turístico, é um passeio lindo.

E você pode comprar os ingressos para o passeio Promenade da empresa Bateaux Parisiens aqui na nossa lojinha, em REAL, e evitar filas para compra no local.

Mas, além dos barcos convencionais para turistas, outras embarcações transitam pelo Sena. Volta e meia, vemos navegando pelo rio pequenos barcos elegantes, com apenas uma família, um casal ou um grupo de amigos tomando champanhe numa festinha íntima que mata todo mundo de inveja. Tratam-se dos barcos da empresa Yatchs de Paris, que podem ser privatizados.

A empresa tem um frota de oito yatchs. O menor, Cachemir, comporta de 2 a 12 pessoas – ideal para um pedido de casamento em grandissíssimo estilo, não é? Ou uma festa de reveillon entre amigos. Ou um aniversário inesquecível.

Deck externo do Yatch.

Deck externo do Yatch. Foto: Yachts de Paris – J. Delacroix

Yachts de Paris1

Salão interno do barco, onde é servido o jantar. Foto: Yachts de Paris N. Buisson

Há barcos maiores, chegando até mesmo a levar 800 pessoas. Afinal, depois do noivado em grande estilo, vai ser preciso alugar um barco maior para festejar o casamento. O preço da privatização depende do número de pessoas, do serviço, da refeição etc. Para os interessados, é preciso pedir um orçamento pelo site da empresa.

Existem ainda as peniches, barcos compridos de madeira típicos do transporte fluvial. Muitas passam por Paris levando mercadoria. Outras foram transformadas em moradia e já fazem parte da paisagem parisiense.

Uma peniche-casa atracada no Sena, em Paris.

Uma peniche-casa atracada no Sena, em Paris. Foto: ShutterStock

Segundo a Associação de Desefa da Moradia Fluvial, Paris conta com aproximadamente 400 famílias morando em barcos no Sena e no Canal Saint-Martin.

Se você gostou da ideia, é possível alugar uma peniche para se hospedar no rio Sena, ao lado da Torre Eiffel.

Que tal se hospedar em uma peniche em Paris?

Que tal se hospedar em uma peniche em Paris? Reservas pelo Booking.

Não testamos a experiência, mas a Peniche acima tem nota 8,7 no Booking e comentários positivos. O barco comporta até 12 pessoas, com diárias a partir de 535 euros. Veja aqui. Se alguém se aventurar, não deixe de nos contar depois como foi a experiência!

As peniches também são transformadas em bares e clubs e são um clássico da noite parisiense. Abaixo, nossa seleção:

  • Rosa Bonheur sur Seine:bar no Parc Buttes Chaumont é um clássico aos domingos e bomba. O barco bomba quase todos os dias no happy hour. Fica entre a Pont Alexandre III et Pont de la Concorde. Visite o site para mais informações.
  • Batofar: clássico da noite parisiense, bar com shows ao vivo.
O Batofar, clássico da noite parisiense, fica ancorado no 11 Quai François Mauriac, 75013.

O Batofar, clássico da noite parisiense, fica ancorado no 11 Quai François Mauriac, 75013. Foto de Dierk Schaefer no Flickr.

Visite o site para ver a programação.

  • Concrete: pra que quem virar a noite (e o dia) com música eletrônica. Programação no site.
  • Playtime: bar, restaurante, super simpático, no verão tem até uma piscininha para os mais animados. Consulte o site.

Divertido, não é?

Não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/conexaoparis