A cozinha popular francesa aprecia, às vezes, a presença exagerada do alho e penso particularmente na receita tradicional do pernil de carneiro.

Nos almoços de domingo, encontramos com frenquência esta deliciosa carne recheada de dentes de alho. Uma pena. Sob o pretexto de torna-lo mais saboroso o gigot d’agneau, preparado assim, perde seu gosto delicado.

Uma das qualidades da cozinha francesa é a procura por produtos de excelente qualidade e o respeito do gosto original. A prática de maquiar sabores com um tempero exagerado é marginal.

Ainda bem!

Por isso o alho é empregado com cuidado. Para carnes assadas ou cozidas em panelas, o hábito é usar os dentes de alho não descascados, uma maneira de moderar seu gosto pronunciado. E, protegido pela casca, ele se transforma em creme que pode ser degustado, separadamente, com torradas. Uma delícia.

Foi aqui na França que aprendi que o alho oxidado é indigesto, quer dizer, o alho deixado ao ar livre uma vez descascado ou moído. Aprendi também que esta planta foi venerada por várias civilizações pelas suas virtudes medicinais. Hoje sabemos que ele é um poderoso antioxidante.

Dizem mesmo que ele possui virtudes metafísicas, pois afasta os vampiros.

E para os apreciadores, o melhor alho francês se chama ail rose e é cultivado na região de Lautrec. Veja aqui.

Veja também:

– Como os franceses preparam o abacate

– Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.

– Como comprar e preparar aspargos

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris