Nós já comentamos aqui que a supremacia da harmonização vinho tinto/queijo não se justifica e  os especialistas consideram que o vinho branco –  um Mâcon, um Sancerre ou um Châteaunef-du-pape blanc – acompanha com mais elegância a maioria dos queijos.

Queijos franceses

Queijos à venda em fromagerie, em Paris

Mas outros caminhos se abrem para os gourmets e o  esnobismo do momento é servir:

  • champagne com queijo de cabra, sobretudo os cendrés, ou com parmesão;
  • cerveja com queijos do norte da França como o boursin, o camembert e o livarot.

Certos  fromagers estão mesmo  iniciando experiências em torno da associação  sakê e queijos franceses.

Novos caminhos conduzem a novos hábitos como propor uma faca diferente para cada tipo de queijo. O antigo gesto francês de cortar o chaource com a mesma faca que cortou o roquefort está desaparecendo.

Vários designers criaram facas especiais para queijos e podemos compor à vontade nosso plateau à fromages.


 

Um modelo Laguiolle tradicional  com a ponta para espetar o pedaço cortado.

 

Um modelo assinado por Philippe Starck e fabricado pela empresa Forges de Laguiolle.

Um outro para queijos massa mole.

Forges de Laguiole é uma das melhores marcas de facas da França. Você pode comprá-las na loja da marca, perto da Place de la Madeleine, ou nas melhores lojas de artigos para cozinha da cidade, como a Lafayette Maison.

Galerie Laguiole Paris :
29 rue Boissy d’Anglas (metrIo: Madeleine)
75008 Paris
Tel.: o1 40 06 09 75

Veja mais modelos de facas no site da Forges de Laguiole.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris