Nos trens de alta velocidade franceses, os TGVs, não existe uma grande diferença entre a primeira e segunda classe.

Na primeira temos um pouco mais de espaço, duas poltronas de um lado e uma do outro, contra duas a duas na segunda classe. Na foto, estamos no carré. Quando compramos passagens pela internet, na reserva das poltronas as opções são: lugares no andar de baixo ou no de cima (vários TGVs tem dois andares, escolham o andar de cima); escolham em seguida poltronas no sentido do movimento do trem; a última opção, poltronas na janela, no corredor ou no carré (onde temos duas poltronas em frente a duas outras e uma mesa no meio).

Na primeira classe, existe um mini-serviço. Um garçom passa uma vez para servir bebidas e uma outra com opções de sanduíches e plateau refeição. Testei o plateau e achei melhor que as refeições servidas nos aviões. Preço, 20 euros com pequena entrada (sopa fria), prato (carne de pato com legumes grelhados, sobremesa (mousse de chocolate) e uma garrafa de água mineral.

Na segunda classe este serviço não existe e temos que enfrentar a fila do vagão restaurante para comprar seja o que for.

Leia também: