Em 1853, um terminal de transportes ferroviário foi construído na praça Bastille em Paris. Um viaduto permitia o acesso dos trens a este terminal. Um século mais tarde, o transporte ferroviáriol foi desativado nesta região e o viaduto foi se deteriorando devagar.
Quando foi aprovada a construção de uma ópera no lugar desta antiga estação ferroviária, a prefeitura de Paris pensou em destruir o viaduto. Mas um outra proposta saiu vitoriosa. A transformação deste testemunho do passado industrial da cidade em jardim, com um percurso de 4,5 km.
No alto do viaduto, no lugar dos trilhos, foi construído este jardim.
Espaço ideal para a corrida matinal.
E os espaços sob o viaduto foram também restaurados,
e ocupados por atividades ligadas ao artesanato.
Aí estão instalados designers de móveis, restauradores de quadros, de papéis e de tecidos, joalheiros, estilistas, professionais na área de molduras para quadros e a lista é longa.
Quando eu morava no Marais, este era um dos meus programas preferidos. Um caminhada dinâmica no jardim no alto do viaduto, um café em um dos restaurantes instalados sob os arcos e um passeio pelo artesanato francês.
Nos arquivos do blog existe outro artigo sobre este viaduto que na realidade se chama Viaduc des Arts. Peguem a rue de Lyon, a direita da Opera Bastille, e logo verão o viaduc.
As fotos do Viaduc após restauração são de Sérgio T. Gonçalves
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Marcia Assis
Lina
Realizei recentemente um grandesonho de minha vida: conhecer Paris! É realmenteesplendorosa. Fiquei com gostinho de quero mais…
Seu blog foi decisivo, nas orientações, sugestões e dicas. Obrigada!
Mas reparei quelá existe uma máfia do anel: pessoas de todas as idades fingem acharum anel deouro e ficam atrásda gente, para “vendê-lo”, insistem ,vão atrás e nunca agem sozinhos; tem sempre alguém na retaguarda. Ontem, dia de meu retorno, passeando ása margens do Sena, vi mais uma tentativa do golpe por um rapaz; alertei ao turista e à sua mulher e imediatamente apareceu uma mulher que gesticulando, me ameaçava e xingava. Disse que chamaria a polícia e ela se evadiu. Por isso, cuidado aos que vão a Paris. Fiquem alertas e espertos. Tirando esse fato, vivi dias inesquecíveis…UM SONHO.
Patrícia
Claudia, obrigada pela resposta! Abraço
Claudia Matoso
Patrícia Venturini
Sim, foi um dos cenários de ‘Antes do Por do Sol’.
conexaoparis
Ana
Para chegar até as escadas você tem que mostrar o ticket.
Um desvio das regras seria entrar no elevador que está no térreo, ao lado da entrada do museu. Este elevador é privativo do Georges, o restaurante. Ele vai te deixar dentro do museu, sem pagar ticket.
Patrícia Venturini
Esse lugar não me é estranho… por acaso ele não foi cenário do filme Antes do Por do Sol? Se alguém souber me dizer, agradeço!
conexaoparis
Sylvia
Vale a pena comprar o Museum pass. As entradas são caras e o pass é uma boa opção.
Quanto aos transportes urbanos leia este artigo abaixo.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/08/06/transportes-urbanos-em-paris/
Sylvia Jansen
Olá, Lina!!!! Parabéns pelo Blog… vou estar em Paris em Dezembro e tenho tirado as minhas dúvidas por aqui. Gostaria de saber se vale a pena comprar aquele city card para metrôs e transportes em geral, bem como o city pass para museus e monumentos, que dá direito a entradas em diversos lugares e passes de metrôs válidos por 2, 4 ou 6 dias? Quanto é o metrô por aí? Desde já agradeço…
Abraços
Sylvia Jansen
[email protected]