Roupas adequadas para o inverno

Foto: pista de patins no gelo em frente do Hotel de Ville

Por Rodrigo Lavalle

No início do meu primeiro inverno em Paris, encontrei uma amiga para um café e comentei com ela que eu estava morrendo de frio. Ela me olhou dos pés a cabeça e disse: “Você optou por estar elegante ao invés de estar aquecido”. Ela, por sua vez, estava bem confortável e aquecida mas parecia que tinha enrolado um edredon ao redor do corpo. Look mendigo, como ela mesmo definiu.

A medida que o inverno foi passando fui descobrindo que, sim, é possível estar ao mesmo tempo elegante e aquecido. O segredo é se vestir em camadas – o chamado look cebola – com peças não necessariamente volumosas mas que possuem características isolantes e/ou que guardem o calor do corpo. O look cebola também é importante pois é facilmente adaptável às variações de temperatura ao decorrer do dia: andar na rua, andar de metrô, entrar numa loja, sentar num restaurante, sentar na terrace de um café, tomar um drink num bar, etc. É só ir se desfazendo das camadas até se sentir confortável. Vale lembrar que todos os ambientes fechados têm aquecimento e somando-se isso ao calor gerado pelas pessoas, pode se sentir muito calor.

Algumas dicas do tipo de roupa a se usar, começando da camada mais interna:

. 1ª camada: roupa íntima comum.

. 2ª camada: celouras e camisetas feitas de tecidos tecnólogicos.

A marca japonesa Uniqlo possui uma linha de roupas chamada HEATTECH feitas a partir de uma fibra sintética mesclada a uma proteína do leite. As roupas são leves, macias e confortáveis. O tecido transforma o vapor emitido pelo corpo em calor enquanto que as bolsas de ar existentes entre as suas fibras o retêm. O tecido ainda possui características anti-bacterianas que diminuem os odores desagradáveis causados pelo uso prolongado da roupa.

Uma alternativa brasileira são as camisetas “segunda pele” vendidas em lojas de acessórios para motoqueiros.

. 3ª camada: roupas comuns.

. 4ª camada: suéter ou cardigã de lã ou cachemir (a opção mais quente e macia). Blazer ou paletó de lã.

. 5ª camada: casaco mais pesado.

Casaco de lã/feltro. Alguns tipos:

-     caban ou pea-coat: casaco curto de origem naval, geralmente preto ou azul marinho, possui abotoamento duplo, pode ou não ter capuz;

-     duffel-coat: usado pela Marinha Britânica na Primeira Guerra, sua característica mais marcante são os quatro fechos de corda e madeira (pode ser de chifre ou de plástico mesmo), possui capuz e bolsos frontais, comprimentos variados;

-     ¾ (três quartos): o grande clássico, abotoamento simples (mais prático) ou duplo, pode ir até a coxa, joelho ou panturrilha,

Parka: mais informal, geralmente feita de algodão ou algum tecido impermeável, possui forro levemente acolchoado ou em pele (falsa ou real) e capuz também com detalhes em pele, abertura frontal com zíper e botões e cordão ao redor da cintura.

Doudoune: amadas por uns e odiadas por outros, as doudounes são aqueles casacos de nylon super acolchoados, também conhecidos como casacos de ski. Alguns acham que ficam parecendo o boneco da Michelin quando usam uma doudoune mas é inegável que elas são uma das proteções mais efetivas contra o frio.

Existem versões luxuosas e caras feitas por marcas como as francesas Moncler e Pyrenex que, muitas vezes, se associam a famosos estilistas para lançar coleções personalizadas (de tempos em tempos a Pyrenex abre uma pop-up store em Paris com uma dessas coleções). Também famosa por suas doudounes poderosas é marca canadense Canada Goose.

Em qualquer um desses casacos, o capuz é sempre uma boa pedida pois perdemos muito calor pelo topo da cabeça e, quando o capuz não estiver sendo usado, ele aquece a região da nuca e do pescoço.

. 6ª camada: acessórios.

Usar sapatos de solas grossas que isolem o frio que vem do chão (um dos principais motivos dos pés ficarem gelados) ou usar palmilhas isolantes. No Brasil existem palmilhas de lã de carneiro também eficazes para isolar o frio.

Usar meias de cachemir ou feitas de tecido thermolactyl que retem o calor.

Usar cachecóis. Se o ar estiver muito gelado, cobrir o nariz com o cachecol para aquecer o ar respirado.

Usar gorros para evitar a perda de calor pelo topo da cabeça.

Apesar de atrapalharem o manusear de telefones e dinheiro, as luvas são importantes pra dminuir a sensação de frio generalizado. Às vezes podemos dispensá-las e colocar as mãos nos bolsos do casaco. Menos um item pra se perder…

Só lembrando que esse roteiro de camadas é uma sugestão, eu mesmo nunca uso ceroulas. Cada pessoa tem uma tolerância ao frio e às vezes é mais prático usar menos camadas e passar um pouco de frio nas ruas. Ficar com as mãos ocupadas com casacos e suéteres enquanto se faz compras também é um pouco incômodo mas é um mal necessário.

Endereços:

Uniqlo – 17 rue Scribe

Moncler – 5 Rue du Faubourg Saint-Honoré

Pyrenex Pop-Up store – 40 rue Etienne Marcel

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Paris: regras de sobrevivência no metrô

Garçons e o serviço “à la française”

Reveillon em Paris? Alcazar

298 pitacos, participe desta conversa

  1. Maisa disse:

    Olá Rodrigo
    sabe dizer a partir de quando (geralmente) neva em Paris?
    Chegaremos em 30/12…
    Obrigada

  2. Ana disse:

    Olá Rodrigo, fui a Paris a 9 anos atrás no mês de setembro, fui fazer um curso, e agora irei voltar para uma reciclagem no mês de novembro, irei com meu marido e terei só 2 dias inteiros para passear, é a primeira vez que meu marido vai, o que me indica para aproveitar bem esses 2 dias.

  3. joilce gomes santana disse:

    Estou indo Paris de 6 a 16 de novembro para evento de internacional de mulheres da carreira juridica, moro no nordeste em roupas posso levar para ficar bem vestida e elegante.

  4. Marilena disse:

    Boa tarde, suas dicas são perfeitas. Estamos indo a Paris dia 9 de novembro/2014, gostaria de saber que roupa devo levar; pois serão 4 dias e depois iremos a Amsterdã e Frankfurt.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marilena, traga roupas de inverno: casacos, gorros, luvas. Siga as instruções desse artigo. Não conheço o clima das outras cidades.
      Abraços.

  5. Selma Araujo Soares disse:

    Rodrigo,adorei suas dicas sobre o inverno em Paris.Estarei indo no inicio de Dezembro com meu marido e dois filhos. Estou muito preocupada com meu filho de 10 anos,pois criança no inverno tem problemas respiratórios e se incomoda mais c o frio! Adorei as dicas! Quais programas vc indica p criança e adolescente? Abraços,Selma

  6. Katia disse:

    Olá, adorei todas as dicas, mas especificamente sobre as roupas heattech, existe algum site em que são vendidas?

  7. Cris disse:

    Oi, Rodrigo! Estou indo para Paris dia 27/01/15, estou acostumada com o calor do Brasil. Quero fazer uma mala pequena e funcional. O que você me sugere levar? Aguardo seu retorno. Obrigada.

  8. Camila disse:

    Rodrigo, excelente post. Acompanho seu site há muuito tempo, antes mesmo de ir à Paris pela primeira vez. Voltarei lá em fevereiro de 2015 e já sei como me preparar, sabendo que nesse mês estará bem frio (correto?).
    Estou sempre de olho no seu site. Adoro todas as dicas!
    Abração!

  9. Luiza Castro disse:

    Olá Rodrigo! Estou viciada no Conexão Paris, sempre com dicas maravilhosas sobre a cidade luz!
    Em 2012 estive em Paris no final de setembro e passei muito frio, chegando a pegar 4 graus em Giverny. Não fui preparada pro frio e acabei tendo que fazer compras (um sacrifício tremendo, rsrsr). Mas este ano estou planejando retornar a Paris, na última semana de agosto. Será que corro algum risco de pegar frio? Que tipo de roupa aconselha que eu leve?

  10. Mene Silva disse:

    Adorei esse blog. Vou viajar em julho de 2015 numa conexão Itália, Paris e Londres por 14 dias no mês de julho. Que roupas levar?

  11. Cristina disse:

    Bom dia! Estamos programando para ir a Paris dia 3 de outubro 2014 gostaria de saber as roupas q devo levar e se chove nessa época?

  12. Filipe disse:

    Olá Rodrigo. As dicas do blog tem sido valiosas. Vou a Paris em lua de mel de 18 a 25 de Novembro. Há chance de ver neve? Recomenda ir com roupas quentes daqui do Brasil ou é suportável até comprarmos algumas coisas nas lojas indicadas?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Filipe, neve em Paris é algo um pouco difícil e inconstante. No inverno 2014/2014 não nevou. Em anos anteriores nevou em novembro ou em janeiro ou até mesmo fevereiro. Em novembro é suportável deixar para comprar as roupas de inverno aqui mas venha com casaco!
      Abraços.

  13. Xyco Oliveira disse:

    Em abril, o que é indicado para vestir ? Grato

  14. Simone Ferreira disse:

    Irei a Paris de 15 a 24 de setembro. Gostaria de saber o que levar de frio ou calor. Vamos no Moulin Rouge. Que roupa eu e meu marido podemos usar para o jantar? Agradeço a atenção.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Simone, esse período é o fim do verão, ou seja, esfriando ao anoitecer. Não precisa trazer roupas de inverno, somente um casaquinho leve para as noites.
      O jantar no Moulin Rouge não requer trajes formais, um vestido comportado para você e calça jeans, blazer e sapato para o seu marido está perfeito.
      Abraços.

  15. Carla Garcia disse:

    Estarei em Paris logo no início de novembro. Vc tb me recomenda o look cebola ou o frio ainda não estará tão severo?

  16. Ana disse:

    Olá. Vou a Paris em dezembro e como moro no nordeste não sei nada sobre frio e nem tenho roupas tão adequadas para o frio de Paris. Pretendo ir com minhas roupas comuns, jeans, tênis, luvas e camisas mais grossas de frio, vou comprar também blusa e calça segunda pele. Será que consigo aguentar chegar numa loja e comprar um casaco melhor por lá?

    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, consegue aguentar sim. Só não vai conseguir passar a temporada sem o casaco de inverno. Vá à Uniqlo (17 rue Scribe), eles têm vários modelos e tipos de casacos.
      Abraços.

  17. Leila Pires disse:

    Irei à Paris no final de abril e inicio de maio para conhecer meu namorado. Ficarei 10 dias. O que levar de roupas? Tenho 50 anos.

  18. Juliana disse:

    Olá, boa noite, eu irei para Paris dia 01 de abril, eu sei que é Primavera mas não tenho idéia de que temperatura é, se é frio, muito frio ou mais ou menos, não tenho idéia pode me explicar; Ah, e depois irei para Roma você sabe como é a temperatura lá esta época também. Obrigada.

  19. Josiane disse:

    Gostei muito do seu blog, ótimas dicas!
    Estarei chegando em Paris no dia 04/03 eu e meu marido passaremos uma semana, acredito que pegaremos muito frio ainda não é mesmo? Depois seguiremos para a Itália continuando nossa comemoração de 25 de casados! Acredito que o clima seja o mesmo nos dois paises, ou seja, frio! Grande abraço

  20. Cami Paracchini disse:

    Olá,
    Estou programando ir a Paris no final do ano, gostaria de pegar frio, mas sem neve e nada pesado. Qual seria a melhor época para isso??
    Obrigada

  21. Isabel disse:

    Olá Rodrigo. Vou para Paris dia 08 de março e ficarei 10 dias. Essa época costuma ser muito fria? Penso em levar poucas roupas e comprar algumas por ai. Vale a pena? Obrigada! Seu blog é ótimo.

  22. Nívia disse:

    Eu nunca fui de me vestir em camadas e virar cebola…sempre usei a roupa certa e nunca senti frio.

  23. Nívia disse:

    Olha para quem está preocupado com a elegância do vestuário no inverno justamente no quesito Doudoune, aviso, quando a temperatura cai a menos de 8 graus, e começa a cair aquela chuvinha cujos pingos nem chegam a molhar ,pois viram sorvete antes de cair sobre vc, quando então o bicho pega , vcs vão rogar a Deus ter naquele momento um Doudoune beeeem furnidinho ,rechonchudo e volumoso para aquecer-vos, e aí , não vão estar nem aí para aparências….
    Eu tenho DOIS, e posso dizer, como são bons, práticos e funcionais! Um mais justo e curtinho, modelo para montaria, dizem, e um mais comprido com capuz, que ajuda na chuva sem precisar de guarda chuva, é quente e cheio de bolsos internos para quando sair sem levar bolsas , num roteiro diário bem turistão em qualquer cidade da Europa, houve vezes em que saí sem nada nas mãos, tudo dentro dos bolsos do meu Doudoune, cartões passaporte , dinheiro, moedas , klinex, as luvas e ainda protetores dos dedos dos pés e ainda mais um descongestionante nasal, porque meu nariz entope no frio e com essa chuvinha que eu falei acima….Eu recomendo!

  24. Nívia disse:

    Fevereiro é o AUGE do inverno francês….
    é de dar medo….

  25. Roberto Santos disse:

    Bom dia.
    Chegarei em Paris dia 16/01 e ficarei até dia 26/01/14. De forma prática, que roupas você orienta a levar e a comprar em Paris? Estava querendo comprar alguma coisa na Decatlhon aqui da Barra da Tijuca e dar uma olhada na Zara, que já está em liquidação. Obrigado desde já.

  26. Maria Clara disse:

    Olá. Excelente post, tudo o que eu procurava. Gostaria de saber se o frio em Paris, no mês de fevereiro, já está mais tranquilo, rs. Passarei o mês todo lá e estou preocupada, principalmente com o meu pai. As lojas citadas nos comentários acima são de fácil acesso? Precisamos comprar logo que chegarmos em Paris. Alguma sugestão mais? Muito obrigada. Seu blog tem ajudado MUITO.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Clara, pode acontecer de fevereiro ser o mês mais frio do ano, como foi em 2013. Em 2011 fez até calor nesse mês. Dessas 3 lojas citadas no artigo, eu te aconselho ir à Uniqlo onde você pode comprar o básico barato para passar o inverno, ela fica na região da Opéra, relativamente central. Se é de fácil acesso vai depender de onde você estará hospedada.
      Abraços.

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Ricardo, as liquidaçoes começam no dia 08 de janeiro e terminam no dia 11 de fevereiro. Eu sugiro aue você vá às grandes lojas de departamentos: Galeries Lafayette e Printemps, pois elas agrupam uma grande número de marcas sob o mesmo teto.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.