Como comprar passagens de trem mais baratas na França

Texto da leitora Maria das Graças.


Compra de bilhetes IDTGV com cartões de crédito emitidos no Brasil

Compra de passagens de trem na França é assunto recorrente aqui no blog e, por essa razão, registro, a seguir, a dificuldade que tive ao comprar bilhetes IDTGV nos 1ºs dias de julho de 2011.  É importante o registro da data já que tudo muda o tempo todo no mundo.

Bilhete IDTGV é comprado exclusivamente pela Internet.  A principal vantagem é o excelente preço, incomparável a qualquer outro.  Mas, além do preço, temos o conforto de fazer tudo em casa. Compramos e imprimimos o bilhete e ao chegar à estação é só apresentá-lo ao agente, na plataforma de embarque, junto com um documento de identidade e boa viagem.  Sobre as facilidades no embarque, é o que diz o site. Eu ainda não embarquei.

Motivei-me a comprar no site IDTGV depois de ler, no Conexão Paris, um comentário positivo de uma leitora do blog no post  “Primeira Classe nos Trens Franceses de Alta Velocidade”.  Essa leitora havia comprado os mesmos bilhetes aqui no Brasil.

Para começar não é obrigatório mas é desejável que abram uma conta cliente IDTGV  aqui: http://ventes.idtgv.com/Register.aspx .  É rápido e ela será útil como referência no contato com o site, nas consultas futuras, reimpressão do bilhete, etc.

O site de compra, por sua vez, é bem amigável http://ventes.idtgv.com/ e é fácil a escolha da data, classe (1ª ou 2ª), horário e assento. Chega-se ao final do processo de compra e o site avisa que o processamento pode durar até 60 segundos.  Muitos 60 segundos depois e nada aconteceu.  Atualizei a página e apareceu uma caixa de diálogo com a mensagem “carte de crédit refusé”.  A razão eles não dizem.  E ainda nos orientam a tentar até 3 vezes por dia com o mesmo cartão ou com outros.

Depois de várias tentativas frustradas resolvi consultar a FAQ (perguntas mais freqüentes) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que os cartões de crédito emitidos no Brasil não são aceitos (os meus são Visa e Mastercard Internacionais). Inacreditável no mundo de hoje!  Inconformada e certa de que eu precisava fazer qualquer coisa que me permitisse comprar os meus bilhetes fui em frente.

Enviei a 1ª mensagem onde eu dizia que moro no Brasil, meus cartões foram emitidos no Brasil mas não consigo comprar bilhetes IDTGV.

A resposta confirmava o que eu já sabia.  Não era possível comprar no site com cartões de crédito emitidos no Brasil. Mas se eu quisesse eles pediriam ao serviço de contabilidade deles para desbloquearem os meus cartões.

Enviei a 2ª mensagem aceitando o desbloqueio.  Nesse momento o cadastro no site foi de suma importância pois informei o meu número de conta cliente IDTGV e através dele fizeram o desbloqueio.  Não informei os nºs dos meus cartões.  Em seguida me avisaram que os cartões já estavam desbloqueados.

Animadíssima, no dia seguinte pela manhã, tentei novamente e nada:  carte de crédit refusé.

Enviei a 3ª mensagem dizendo que eu não tinha conseguido, apesar do desbloqueio dos cartões, e pedi que me ajudassem ou dissessem o que mais eu teria que fazer.

À tarde, mesmo sem resposta, resolvi tentar novamente já que eu ainda poderia fazer duas tentativas.  Voces não imaginam o meu contentamento quando no final apareceu uma página completamente diferente das que eu tinha visto até então dando todos os dados dos bilhetes e me dizendo que eu receberia um e-mail de confirmação, a partir do qual eu poderia imprimir os meus bilhetes.  Maravilha! Hoje já estou com os meus bilhetes impressos.

O site é em francês, inglês ou espanhol.

Agradeço a amiga Maria das Graças esta dica e acrescento um pequeno detalhe. Quando compramos passagem iDTGV podemos escolher o ambiente do vagão. Quer um ambiente onde possa conversa com o vizinho, escutar música ou mesmo telefonar? Escolha iDZAP. Se quiser dormir e ficar tranquilo no seu canto, a opção é iDZEN.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

167 pitacos, participe desta conversa

  1. marina disse:

    Caro Rodrigo,

    Achei muito útil seu sute e socorre a todos. Aqui me incluo. Hoje, 17/09/2014, comprei 2 passagens de trem, de Paris para Avigon, ida e volta para o dia 27/09 com retorno dia 08/10.
    No final da compra, após meu cartao de credito ter sido debitado, o site informou que a compra nao foi efetivada. Tentei mandar msg para o contato que aparece no site, sem sucesso. Náo localizei nenhum telefone para informações/reclamações. Você sabe de algum? Como poderia resolver?
    Obrigada,
    Abraços,

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marina, em qual site você fez a compra? Geralmente, nesses casos, somente o limite do seu cartão foi afetado. Se você não recebeu o email de confirmação, a compra não foi efetivada. Daqui a alguns dias o limite voltará ao normal. Abraços.

  2. Angela disse:

    Acabei de conseguir comprar passagens no site do iDTGV, depois de penar por quase uma semana. Falei com gerentes de bancos, mandei msg pra SNCF até que me inscrevi no site do idtvg e via email para information@serviceclient.idtgv.com pedi que desbloqueassem meu cartão de credito. Informei meu nome, os últimos quatro números do cartão de credito e o Brasil como pais emissor do cartão. Isto foi na sexta-feira as 2h00. No sabado as 5h40, recebi o retorno deles e fiz a compra. O preço aumentou desde o inicio do “processo”, mas continuava ainda bom. A resposta que recebi foi a seguinte:
    “Dear B,
    We hereby acknowledge receipt of your message relating to wish to buy a ticket on our Website with your card.
    We informed the service which is in charged of this matter in view to authorize exceptionally the payment with your card from Brazil ending by xxxx.
    You should be able to realize your transaction with success. If it isn’t the case please do not hesitate to contact us back.
    We wish you a pleasant day and remain at your entire disposal for any further information you may require.
    Your sincerely,
    Servane
    Service Clients iDTGV “

  3. Kátia Isabel disse:

    Comigo aconteceu exatamente como descrito pela leitora Daniela (em Maio) .Tudo deu certo ,o trem foi maravilhoso ,economizei muito e nem sabia francês: escrevi em inglês e fui muito bem atendida. Obrigada a todos que participam desse blog!

  4. Ana Paula Fernandes disse:

    Bom dia,

    Estou tentando comprar minha passagem Londres-Bélgica pelo site da Eurostar e não consigo de jeito nenhum, pois ao concluir o pagamento aparece uma tela branca como muitos já falar por aqui. Já tentei cartões diferentes e não consegui êxito na compra. Vocês poderiam me ajudar? Desde já agradeço, obrigada!

  5. Dayse Vasconcelos disse:

    Pessoal , não existe coisa mais fácil que comprar bilhetes de trem em Paris , sem stress!
    É muito simples , basta entrar em contato com o Rodrigo e ele resolve tudo !!
    Esses sites aí que vocês indicaram me deram uma canseira que desisti…
    Mandei um email para o Rodrigo com as informações do destino, nome ,enfim…
    Paguei pelo paypal e recebi minhas passagens por email.
    Était très facile ! Super !!
    Merci Rodrigo!!

  6. fernanda disse:

    Pessoal, obrigada pelas dicas, muito legais!
    Eu tenho uma dúvida: consegui comprar os tickets no site da voyages e recebi as confirmações por e-mail. Porém nao consta o nome dos passageiros, diz apenas 1st Passenger marcação xx e assim por diante, mas em alguns trechos recebi com os nomes completos. É normal? Como devo proceder?

  7. Ana disse:

    Esse post foi um alívio pra mim pois não fazia ideia de como comprar os bilhetes por causa do mesmo problema.
    Entretanto, após me cadastrar no iDTGV não consigo achar a opção para ir de Paris a Reims. A cidade de Reims não aparece como destino, mas no site normal do TGV sim. E agora?

  8. Daniela disse:

    Obrigada pelas dicas! Estive tentando comprar passagens no iDTGV, mas não conseguia fechar a compra por causa do cartão brasileiro. Conforme dica dos colegas, fiz uma conta iDTGV e mandei um e-mail, que foi mais um pedido de ajuda do que uma reclamação. No dia seguinte eles me responderam, desbloqueando meu cartão, e no outro (hoje), consegui comprar meus bilhetes por um preço bem mais barato do que nos sites da sncf, ou raileurope. Gastei (apreensiva) o que sobrou do meu francês da adolescência, mas valeu. Mais uma vez, obrigada pela dica. Funcionou!

  9. Marcelino disse:

    Rodrigo,
    Então preciso comprar os bilhetes separados no site? Lá tem a opção de comprar 2 bilhetes, mas no momento de escolher quantos passageiros por sexo, não consigo finalizar a compra.

  10. TIAGO disse:

    caros,
    estou tentando comprar o meu bilhete pela IDTVG mas fiquei com medo da bagagem. nas regras dos contratos diz que só temos direito a duas bagagens de mao, sendo a maior delas de 50x50x50cm. é isso mesmo ou estou entendendo errado? att., tiago.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Tiago, no site oficial da companhia francesa de trens está escrito que o IDEAL é uma mala de 46 cm x 70 cm. Não existe conferência mas é você mesmo que vai subir e descer com as malas do trem. Alem disso nao ha muito espaço a bordo para guardar as bagagens.
      Abraços.

  11. Marcelino disse:

    Rodrigo,
    Eu não cheguei na parte de pagamento ainda. O problema é antes, na informação de gênero dos passageiros. Veja o erro no meu primeiro post.

  12. Marcelino disse:

    Boa tarde a todos,
    Estou com dificuldades de comprar dois bilhetes para viajar de Paris para Roma no site voyages-sncf.com. Irei viajar com a minha esposa fazendo esse trajeto e no momento de informar o número de pessoas por sexo aparece o erro abaixo. Alguém já passou por esse problema, que possa ajudar?
    As you’re travelling in a sleeper with passengers of both genders, you’ll need to phone our Reservations Team on 08448 484 064 (Mon to Fri 9am-7pm, Sat 9am-6pm) to make your booking.
    Obrigado,

  13. pablo raoni disse:

    Olá, qual melhor site para comprar um trem saindo de Paris para Tours e retornando de Tours para o aeroporto Charles de Gaulle.

    obrigado

  14. Carlos P disse:

    Obrigado a todos! Depois de seguir a sugestão de vocês e não conseguir comprar nos sites do tgv, sncf e idtgv com o cartão brasileiro, me cadastrei no idtgv e mandei vários emails reclamando da impossibilidade da compra. Finalmente o idtgv respondeu e disse que eu poderia comprar e que teria sucesso, indicando inclusive os 4 últimos números do cartão que eu havia usado antes e que deveria usar o mesmo. Ou seja, reclamem com eles que eles “desbloqueiam” a compra com o cartão brasileiro.

  15. rachel aquilla disse:

    Consegui comprar todos os trechos que eu precisava da forma como o Alexandre postou. Escolhi a opção de retirar na máquina. Vocês sabem me dizer se tem estação, com uma máquinas destas, no aeroporto Orly? Este blog é maravilhoso. Muito obrigada pela ajuda.

  16. Giovana disse:

    Olá! Gostaria de saber se é possível comprar nas estações de paris, como a Gare du Nord que é a mais perto de onde estou, bilhetes de trem com saída e destinação que não seja na frança. Estou programando uma viagem para a Itália e quero comprar passagens de Roma para Florença, de Florença para Pisa, etc. Já pesquisei os bilhetes, preços e horários, mas gostaria de economizar a taxa do site, que é quase igual ao valor dos próprios bilhetes! Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Giovana, é possível sim. Cada estação de trem tem uma loja onde são vendidas passagens para o interior da França e também para outros países.
      Abraços.

  17. Luciano disse:

    Obrigado pela dica Maria das Graças.
    Segui o mesmo procedimento e consegui comprar as passagens no idTGV.
    A partir de 01/10/13 o site http://www.ouigo.com/fr libera a venda de passagens com desconto no período de inverno no sul da França. Este site também não aceita Paypal, então é possível que eu tenha solicitar o desbloqueio do cartão por e-mail novamente (não sei se o desbloqueio do idTGV também vale pro Ouigo).

  18. Fernando disse:

    Gente,
    Palhaçada… Fui comprar una bilhetes TGV em Paris mas n consegui . Pedem fone local …celular. E agora.? Obrigado desde já !

  19. Rosangela disse:

    Oi Lina,
    Boa noite.
    Como funciona essa opção do Rodrigo comprar nossas passagens de trem? Não consigo de forma alguma comprar no site da SNCF, já tentei de todas as formas, li cada dica aqui nos posts e fui lá tentar, por fim descobri que meu cartão, que é internacional e nunca me deixou na mão, não tem um tal de 3D segure code, nem o site do cartão soube me explicar do que se trata, só falam que está desbloqueado para compras internacionais. Agradeço mais uma vez o apoio e dicas de sempre. os trechos são: Paris – Bruges (16.09.13) e Bruges – Amsterdã (18.09.13). A propósito já recebi o guia, AMEI, já li todinho e marcamos o que vamos ver.
    Beijos,
    Rosângela

  20. Priscila disse:

    Pessoal,

    Não consigo comprar passar na SNCF. Pretendo comprar o trecho Paris-Chantilly, porém, mesmo utilizando cartões de créditos de dois bancos diferentes ( ambos internacionais e já utilizados e outras companhias de trens europeias), não obtenho êxito. Vocês poderiam me dar umas dicas ou auxiliar?

    Grata

    Priscila

    • Lina disse:

      Priscila
      Muitas pessoas encontram a mesma dificuldade. Já forneceu endereço francês. O do seu hotel, por exemplo.
      Senão pode pedir ao Rodrigo para comprar para você. Quando chegar ele te entrega no hotel.
      email contato:rodrigo.lavalle@conexaoparis.com.br

  21. Felipe disse:

    Olá, segui as orientações de Ale tricolor e também consegui comprar as passagens ida e volta, Paris-Bruge, Bruge-Paris com a confirmação por email e também no site da TGV europe.
    Abraços.

  22. Felipe disse:

    Olá Lina, realmente impressionante o seu site, suas informações são preciosa.
    Gostaria de um auxílio na compra de passagens entre Paris e Bruges, pelo que me informei as passagens à Bruxelas são com assentos marcados e apartir de Bruxelas. Tive dúvida na emissão das passagens ao embarcar em Paris (se recebo os 2 trechos ou posteriormente tenho que fazer a troca na estação em Bruxelas) e se você recomendaria permanecer algumas em Bruxelas, pois a compra separada implica em custo final maior.
    Grato.

  23. Ale Tricolor disse:

    Passo por aqui para agradecer a Lina e os colaboradores do Blog pelas dicas importantíssimas que me facilitaram na emissão dos bilhetes de trem. Segui os conselhos do meu xará Alexandre (conforme comentário dele em 13/09/2012). Realizei a compra pelo http://www.tgv-europe.com dizendo que sou morador da França, usando um cartão de crédito brasileiro de bandeira Visa. Não foi preciso solicitar liberação de nada com o pessoal do site tgv-europe.com. Consegui desconto de 48% se comparado com os preços da raileurope.com.br na emissão dos tickets
    Toulouse/Aix-en-Provence e Aix-en-Provence/Paris. Recebi todos os bilhetes por email. Perfeito! :)

  24. Alessandra disse:

    A compra pelo tgv-europe.com realmente tem que ser feita com a senha do cartão?

  25. paulo trigueiro disse:

    Ola amigos
    Pra ilustrar esse assunto.
    Comprei 2 trechos de TGV pelo site tgv-europe.com . Lyon-Genebra comprei no dia 20 de setembro para viajar no dia 29 outubro.
    Paris-Lyon comprei no dia 22/outubro pra viajar dia 27/outubro.
    Pois bem, no trecho Paris-Lyon não tive problema nenhum, cheguei na estação e retirei os bilhetes utilizando o cartão de crédito (importante, senão não retira os tickets) nas máquinas amarelas, sem necessidade de nenhuma ajuda externa.
    Quanto ao trecho que comprei 45 dias antes, não consegui imprimir os ticktes (éramos um grupo de 6 pessoas) nas maquinas amarelas e passei mais de 2 horas na estação de Lyon pra tentar desenrolar esse perrengue, mesmo eles constatando que estava tudo pago. Eles conseguiram, depois de muito esforço, imprimir um ticket q valia para nós 6. Foram muito gentis e dispostos a resolver o problema o tempo todo e falando em Ingles sem problema.
    .O mais interessante é que embarcamos felizes da vida, mas durante todo o trajeto ninguem chegou pra “grampear” o bilhete, isto é, pra constatar que estava tudo certo. Coisas de país civilizado que acredita nas pessoas.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem a todos e curtam muito Paris!!

  26. Alexandre disse:

    Natalia se conseguir relatar aqui a retirada do Bilhetes você vai ajudar a enriquecer este assunto para todos que estão pensando nesta solução/alternativa. Eu ainda não fiz o uso dos meus tickets. Obrigado!

  27. Juan disse:

    Olá
    Comprei passagens Paris x Londres no tgveurope.com e deu tudo certo, recebi codigo de confirmação para retirar os tickets em um quiosque de autoatendimento na estação…a questão é que na confirmação, o email diz que “The foreign bank cards with track magnetic and the chart American Express cannot be used for a withdrawal in Automatic Ticketting”.
    A despesa foi aprovada na hora, como disse mas como usei um cartão internacional emitido aqui, será que posso ter problemas na hora de retirar as passagens? alguem que tenha tido essa experiencia pode comentar? Obrigado

  28. Natalia Machado disse:

    Pessoal, fiz o mesmo que o Alexandre. COmprei três passagens com destinos diferentes e todas com a opção de retirar em dos guiches da SCNF já que ficarei bem próximo a estação de montparnasse achei mais tranquilo. Super fácil! Você imprime o comprovante e só precisa estar com o mesmo cartão que efetuou a compra para retirar as passagens. Na quarta-feira já estarei em Paris e informo aqui como foi a retirada dos bilhetes.
    Bisous!

  29. Alexandre disse:

    Caros, Na data de hoje 13 de set ‘2012 eu depois de tentado comprar pelo voyages-sncf.com site oficial da companhia de trens da França e não ter conseguido, ter mando e-mails para eles e solicitado eventual desbloqueio e eles me indicarem comprar no raileurope.com que é o site de um pool de empresas européias de trem para venda de passagens (para quem compra fora da França) só que sem os melhores preços as vezes e com taxas (serviço e entrega) consegui agora comprar meus bilhetes pelo http://www.tgv-europe.com/ que pertence também a SNCF companhia francesa de trens e posso confirmar isto porque chegou o SMS da minha operadora de cartão com a compra feita na SNCF. Comprei por um preço 58% menor meus bilhetes de trem. Pela raileurope eu pagaria 342 euros (bilhetes + taxas) e pela tgv-europe paguei 145 euros. Desta forma credito então 197 euros para minha folia gastronômica em Paris! Sempre informe que o país é França. Não solicitam endereço. Comprei para retirar nos serviços de auto-atendimento nas estações (gares) ou nas lojas da SNCF. Este é o caminho (ao menos neste momento). Espero ajudar. Porque foram dias tentando eu não estava conformando com esta traquinagem deles envolvendo a tentativa de fomentar uma operação onde eles cobram por serviço que não há. Valeu pessoal!

  30. paulo trigueiro disse:

    Ola Lina.
    Parabens pelo Site. Excelente.
    Amiga, to indo a Paris em outubro e quero comprar umas passagens pra Lyon no TGV.
    Quando to fazendo o cadastro pelo SNCF, é solicitado um numero de telefone celular (móvel). Insiro o do hotel (q é o fixo) onde vamos ficar, mas ele não aceita.
    Vc teria alguma dica pra nos ajudar?
    Desde ja agradeço.

  31. Alexandre disse:

    Lina,
    Estive a primeira vez de minha vida foi em março em comemoração aos 15 anos de casamento. Suas dicas e toda a riqueza do acervo de informação do Conexão Paris foram valiosos para um momento mágico na vida da minha esposa e minha. Parabéns pelo trabalho e obrigado. Foi tão bom, tão bom que estou voltando em outubro agora, mas para levar meu pai. Vamos ficar em Paris e esticar até a Provence. Estou com dificuldades aqui já relatadas para comprar as passagens via sites do voyage-snfc ou idtgv. Perguntas a) chegando dia 5 de outubro posso comprar passagens aí para dia 11 Paris > Aix-en-Provence, ou você recomenda comprar mesmo antes pela internet? b) há mudança de preço sendo mais perto do Embarque? Outra ajuda que peço é tentei comprar um bilhete para L’Opera Garnier dia 9 de outubro para um balé e no site da l’opera esta apesar de mostrar liberado para “reservas” que no momento as compras pela internet não estão sendo feitas, tentei pela fnac.fr e lá tinha apenas 1 assento e preciso de 2, conhece algum serviço que conseguiria os tickets para mim aí? Muito obrigado pela generosidade de seu trabalho aqui Lina!

    • Lina disse:

      Alexandre
      A SNCF reservas as passagens idtgv para os franceses. Talvez por isso não consiga comprar. Mas pode comprar aqui.
      Opera: Se não achou na Fnac nem no site da Opera, não sei o que fazer.

  32. Lina disse:

    Alessandra
    Compre suas passagens quando chegar aqui.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.