Como comprar passagens de trem mais baratas na França

A- A+

Texto da leitora Maria das Graças.


Compra de bilhetes iDTGV com cartões de crédito emitidos no Brasil

Compra de passagens de trem na França é assunto recorrente aqui no blog e, por essa razão, registro, a seguir, a dificuldade que tive ao comprar bilhetes iDTGV nos 1ºs dias de julho de 2011. É importante o registro da data já que tudo muda o tempo todo no mundo.

Bilhete iDTGV é comprado exclusivamente pela Internet. A principal vantagem é o excelente preço, incomparável a qualquer outro. Mas, além do preço, temos o conforto de fazer tudo em casa. Compramos e imprimimos o bilhete e ao chegar à estação é só apresentá-lo ao agente, na plataforma de embarque, junto com um documento de identidade e boa viagem. Sobre as facilidades no embarque, é o que diz o site. Eu ainda não embarquei.

Motivei-me a comprar no site iDTGV depois de ler, no Conexão Paris, um comentário positivo de uma leitora do blog no post “Primeira Classe nos Trens Franceses de Alta Velocidade”. Essa leitora havia comprado os mesmos bilhetes aqui no Brasil.

Para começar não é obrigatório mas é desejável que abram uma conta cliente iDTGV aqui: ventes.idtgv.com/Register. É rápido e ela será útil como referência no contato com o site, nas consultas futuras, reimpressão do bilhete, etc.

O site de compra, por sua vez, é bem amigável ventes.idtgv.com e é fácil a escolha da data, classe (1ª ou 2ª), horário e assento. Chega-se ao final do processo de compra e o site avisa que o processamento pode durar até 60 segundos. Muitos 60 segundos depois e nada aconteceu. Atualizei a página e apareceu uma caixa de diálogo com a mensagem “carte de crédit refusé”. A razão eles não dizem. E ainda nos orientam a tentar até 3 vezes por dia com o mesmo cartão ou com outros.

Depois de várias tentativas frustradas resolvi consultar a FAQ (perguntas mais freqüentes) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que os cartões de crédito emitidos no Brasil não são aceitos (os meus são Visa e Mastercard Internacionais). Inacreditável no mundo de hoje! Inconformada e certa de que eu precisava fazer qualquer coisa que me permitisse comprar os meus bilhetes fui em frente.

Enviei a 1ª mensagem onde eu dizia que moro no Brasil, meus cartões foram emitidos no Brasil mas não consigo comprar bilhetes iDTGV.

A resposta confirmava o que eu já sabia. Não era possível comprar no site com cartões de crédito emitidos no Brasil. Mas se eu quisesse eles pediriam ao serviço de contabilidade deles para desbloquearem os meus cartões.

Enviei a 2ª mensagem aceitando o desbloqueio. Nesse momento o cadastro no site foi de suma importância pois informei o meu número de conta cliente iDTGV e através dele fizeram o desbloqueio. Não informei os nºs dos meus cartões. Em seguida me avisaram que os cartões já estavam desbloqueados.

Animadíssima, no dia seguinte pela manhã, tentei novamente e nada: carte de crédit refusé.

Enviei a 3ª mensagem dizendo que eu não tinha conseguido, apesar do desbloqueio dos cartões, e pedi que me ajudassem ou dissessem o que mais eu teria que fazer.

À tarde, mesmo sem resposta, resolvi tentar novamente já que eu ainda poderia fazer duas tentativas. Vocês não imaginam o meu contentamento quando no final apareceu uma página completamente diferente das que eu tinha visto até então dando todos os dados dos bilhetes e me dizendo que eu receberia um e-mail de confirmação, a partir do qual eu poderia imprimir os meus bilhetes. Maravilha! Hoje já estou com os meus bilhetes impressos.

O site é em francês, inglês ou espanhol.

Agradeço a amiga Maria das Graças esta dica e acrescento um pequeno detalhe. Quando compramos passagem iDTGV podemos escolher o ambiente do vagão. Quer um ambiente onde possa conversa com o vizinho, escutar música ou mesmo telefonar? Escolha iDZAP. Se quiser dormir e ficar tranquilo no seu canto, a opção é iDZEN.

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

197 pitacos, participe desta conversa

  1. Camila disse:

    Boa noite, Rodrigo!
    Segui as dicas dos posts daqui do site, mas não consigo sequer me cadastrar, por causa do número de celular. Tentei colocar “+33 06” e mais 08 números e não deu certo. Tentei colocar “06” e mais 08 números e tb não consegui.
    Como faço para me cadastrar?
    Desde já, agradeço pela ajuda!
    Camila

  2. Celina Bianco disse:

    Pessoal estou penando para comprar bilhetes de trem franceses com meu cartão de crédito brasileiro. Li muitas dicas e nenhuma resolveu, estou usando telefone francês válido, meu cartão tem sistema de verificação (Verified by Visa), está desbloqueado para compra internacional e não tem jeito. Não consigo comprar nem OUIGO, nem SNCF e nem iDTGV. Mandei mil e-mails para solicitar desbloqueio e nada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Celina, essa incompatibilidade pode acontecer. Você tentou a dica do artigo acima? Ela funcionou com vários leitores como você pode verificar pelos comentários. Se tentou e mesmo assim não conseguiu, eu sugiro que você compre as passagens quando chegar à França.

  3. Monaliza disse:

    Bom dia Rodrigo!
    Li o post sobre a dificuldade de comprar pelo iDTGV. Porém acabei de ver que voyages-sncf.com vende o mesmo bilhete com o mesmo valor (e abaixo tem “direct iDTGV”). Já sabia disso?
    Li tb em outro post que pelo site voyages-sncf os bilhetes ficam mais baratos 10 dias antes da viagem. Isso é verdade ou acha que quanto maior a antecedência melhores os preços?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Monaliza, no geral quanto antes você comprar a passagem mais barato ela custará. Pode ser que haja promoções extraordinárias mais próximas da data da viagem.
      Abraços.

  4. Claudia P. disse:

    Oi Rodrigo, optamos por comprar pela SNCF porque pelo OUIGO havia apenas um horário que não dava para nós, embora fosse bem mais barato.
    Obrigada por sua resposta e atenção de sempre 🙂
    Abraços.

  5. Claudia P. disse:

    Oi Rodrigo, você sabe me dizer se alguém já conseguiu comprar as passagens pelo OUIGO com cartão de crédiro brasileiro?
    As passagens que estou verificando pela SNCF (http://www.voyages-sncf.com) estão muito mais caras.
    Obrigada!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Claudia, a OUIGO também pertence à SNCF (no caso da OUIGO os trens não saem de Paris e sim de regiões próximas, veja o site: http://www.ouigo.com) então creio que a mesma dificuldade exista. Caso você não consiga, siga os passos ensinados pela leitora no artigo acima.
      Abraços.

  6. Melissa Descortinando horizontes disse:

    Ola voltei para dizer que deu tudo certo. Eu consegui me cadastrar colocando um numero de telefone assim: 06 e mais 8 numeros. O numero era real da França. Eu enviei um email conforme os colegas aqui deramna sexta e hoje, domingo recebi a resposta dizendo que estava liberado… eu fiz igual a um leitor disse, dei os 4 numeros finais de dois cartoes, disse a bandeira , que era do Brasil, meu nome todo.. e consegui comprar logada no meu nome (registro que deu certo apos o celular aceitar). beijos a todos!

  7. Melissa Descortinando horizontes disse:

    DESCOBRI!! Para dar certo o telefone.. coloque apenas 06 e 8 numeros… eu coloquei um numero real de um amigo… mas ate agora o registro nao confirmou. mas tb nao deu pau como das outras vezes!!

  8. Melissa Descortinando horizontes disse:

    Olá seu site esta me ajudando muito. fui fazer como indicaram e me cadastrar no site iDTGV mas… a historia do celular tb nao me deixou finalizar o cadastro.. ai eu pus o numero do celular de um amigo na frança e eles nao reconheceram… complicado. como fazer? ja mandei o email para ver se eles aceitam meu cartao e estou tentando no site da idTGV mas eu quero finalizar tendo o cadastro pois eu prefiro ter tudo guardado no meu nome caso eu me esqueca entro la e pesquiso as .reservas ja feitas obrigada

  9. GabrielCruz disse:

    Olá, também tive problema ao tentar cadastrar meu número de celular (+55). Tentei vários formatos, US, até mesmo um pseudo número na França. Sem essa informação não consigo nem chegar na área de pagamentos.

  10. Ricardo Diniz disse:

    Comprei as passagens no site do iDTGV, após seguir a dica do post. Enviei e-mail para information@serviceclient.idtgv.com solicitando que desbloqueassem meu cartão de credito. Informei o nome como consta no cartão, os quatro últimos números do cartão, a bandeira do mesmo, o Brasil como País e o trecho que queria comprar. Em uma manhã estava com tudo resolvido.
    Muito obrigado pelas dicas!

  11. Renata disse:

    Obrigada! As dicas funcionaram logo no primeiro e-mail. Fiz todo o procedimento e quando enviei a mensagem já o fiz com os dados do cartão e o pedido de desbloqueio. Já na resposta me foi enviado link para eu proceder à aquisição dos bilhetes.
    Merci!
    Renata.

  12. Ocenir disse:

    Olá Paula,
    Me inscrevi no site IdTGV, mas quando tento concluir compra, solicita o preenchimento de ficha com o número Mobile (celular). Campo obrigatório.
    O problema é que não aceita nenhum número (+55…..),
    Voce passou por esse problema ?

  13. Rodrigo Lavalle disse:

    Gil, você pode mas a passagens vão ficando mais caras à medida que o dia da viagem se aproxima. O ideal é comprar com antecedência. Pesquise nesses sites: http://en.voyages-sncf.com/en/, http://thalys.com, http://eurostar.com.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.