Documentos necessários para entrar na França

A- A+

.

A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela  ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.

Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista,  para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.

O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.

São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:

– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;

– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;

– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;

– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);

– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.

A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.

Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.

Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1702 pitacos, participe desta conversa

  1. Douglas disse:

    Olá, muito bom esse esclarecimentos. Porém tenho uma dúvida. Estou indo à França no mês de agosto para participar de um evento científico, o comitê do evento me enviou uma carta convite, ainda assim é necessário a carta de acolhimento?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Douglas, não sei lhe informar nesse caso tão específico. Você não vai ficar hospedado em algum hotel? Apresente a reserva do hotel junto com a carta convite.
      Abraços.

  2. Sarah Angelica Sobral disse:

    Como faço para estudar na França

  3. cristiano boaventura disse:

    ola tudo bem ? olha tem uma empressa francessa que quer que eu trabalho com eles ali… queria saber qual os documentos ncessarios para um visto de trabalho?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cristiano, como o nosso blog é sobre turismo sugiro que você entre em contato com o consulado francês no Brasil. Eles são os mais indicados para lhe esclarecer esse tipo de dúvida.

  4. Liliam malta disse:

    Oi eu quero fazer um curso, de chefe de cozinha na franca. E eu teria que ficar la no minimo 6 meses. O que eu tenho q fazer?

  5. Mariana Alemida. disse:

    Olá, se eu for para a França e quiser dirigir, eu teria que ter uma licença comprovando que eu tenho carteira, ou eu teria que tirar a licença lá?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mariana, para dirigir na França, você precisa ter a ‘Permissão Internacional para Dirigir’ (PID). Pesquise no site do DETRAN do seu estado como obtê-la.
      Abraços.

  6. Nathalia disse:

    Olá! Boa noite!
    Gostaria de saber se esta carta tem que ser original (enviada por correio) ou pode ser enviada por e-mail e impressa no Brasil uma cópia. Tenho que a apresentar a original na imigração ou pode ser a cópia? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Nathalia, é preciso apresentar a carta de acolhimento original emitida pela prefeitura (mairie) do bairro (arrondissement) onde a pessoa que vai te receber mora.
      Abraços.

  7. Rodrigo Pizerchio disse:

    Rodrigo boa noite meu amigo, gostaria de saber coko funciona este lance de seguro saúde que tenho que mostrar aí na França pois vou a passei e ficar na casa de uma amiga, será que ela que fica responsável em relação a este seguro?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rodrigo, você deve comprar o seguro aí no Brasil. Ele deve ser um seguro saúde e de repatriamento, com cobertura de no mínimo 30 mil euros, que cubra todo o território Schengen (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo). Geralmente as operadoras de cartão de crédito vendem esse seguro. Você pode também comparar valores nesse site: https://www.seguroviagem.srv.br/?agency=378.
      Abraços.

  8. Nathalia disse:

    Olá! Estamos viajando para República Tcheca, depois Polônia e temos uma conexão grande em Paris. Gostaríamos de utilizar esse tempo para conhecer um pouco. Gostaria de saber o que seria necessário apresentar e se de fato isso é possível em Paris, como em outros lugares.

  9. Thiago Marques disse:

    olá, gostaria de me informar quais os procedimentos, pois estarei embarcando para França (Paris) em Maio, de lá ficarei em casa de familiares (Primos) em Belgica (Bruxelas), necessito de quais documentos (carta convite dele já basta???

  10. Leia disse:

    Boa noite .
    Meu voo é para belgica ,porem a cidade onde ficarei hospedada sera na frança na fronteira com belgicana casa de um amigo. Minha dúvida é se preciso ter uma deçlaraçao de acolhimento da begica ou semente da frança serve , pois vou me hospedar em france? Somente meu voo sera em.belgica .

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Leia, se você vai se hospedar em uma cidade na França, a carta de acolhimento deve ser emitida na prefeitura dessa cidade e conter o endereço e os dados do seu amigo.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.