Documentos necessários para entrar na França

A- A+

.

A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela  ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.

Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista,  para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.

O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.

São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:

– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;

– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;

– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;

– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);

– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.

A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.

Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.

Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1732 pitacos, participe desta conversa

  1. Marcos Henrique de Castro Silva disse:

    Rodrigo , Boa Noite
    Eu já tenho a passagem ,já tenho a carta e o seguro , porém não tenho aquele montande de dinheiro para estadia , o senhor acha que seria possivel viajar ? (contudo vou ficar na casa de um amigo )

  2. L.M.F.R. disse:

    Gostaria de saber quais os decumentos necessarios para que minha esposa me venha visitar a Paris, ela e caverdiana e casou comigo a 6 meses ,eu trabalho aqui em Paris tenho contrato de trabalho e quarto alugado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      L.M.R.R., como o nosso blog tem como público alvo os brasileiros, nós não sabemos lhe informar quais documentos um cidadão de Cabo Verde precisa para entrar na França. Sugiro que você se informe em uma Prefecture de Police aqui em Paris ou peça a sua esposa que procure o consulado francês onde ela mora.

  3. Christine disse:

    Estou indo para Paris no dia 19/07 gostaria de saber se, sendo de nacionalidade francesa mas com residencia permanente no brasil há mais de 50 anos (RNE) tenho direito de fazer detaxe? Somente quem tem passaporte brasileiro tem direito a detaxe??Obrigada.

  4. Lais disse:

    Olá, eu vou fazer uma conexão em paris.. quais documentos são necessários? Só o passaporte? Vou ficar apenas 3 hrs de conexão. Obrigada

  5. Jimmy nore disse:

    Ola!eu tenho um convite pra vistar lafrancessa ,eu vou fazer 30 dias francessa mas quais documentos eu preciso,obrigado

  6. Juliana disse:

    Minha sobrinha casou-se com um francês e adquiriu a cidadania francesa. Ela conseguiu a guarda judicial da minha filha aqui no Brasil, para ela morar e estudar na França. Eu gostaria de saber se a minha filha precisa de visto para morar com a minha sobrinha na França. se precisar de visto, qual seria o visto de estudante ou de visitante.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Juliana, como essa situação é fora do padrão eu sugiro que você procure o consulado francês no Brasil. Eles são os mais indicados para lhe instruir.

  7. Lucélia disse:

    Bom dia,
    Meu amigo chinês residente no Brasil quer visitar a FRANÇA em caráter turístico.
    Quem contatamos para ele ter o visto e quais documentos são necessários no caso dele?
    Ele Vai do BRASIL à França, tendo visto de residente permanente no Brasil.
    Muito obrigado!

  8. EDSON disse:

    ola RODRIGO LAVALLE ESTOU INDO A TURISMO DE 12 DIAS PARA PARIS COM VOO DIRETO COM TODA A DOCUMENTACAO , INDO JUNTO COM MEUS FILHOS E A ESPOSA FLUENCIA ALGUA COISA EM NAO SER BARRADO MINHA ENTRADA , ESTOU MEIO ANCIOSO COM TUDO E MEIO UM PE ATRAZ FAZER UMA VIAJEM DE 12 HORAS E DEPOIS SER MANDADO DE VOLTA COM CRIANCAS QUE ME DIZ AMIGO ……

  9. Esterne lubin disse:

    Já veux passe un sejour en france

  10. Esterne lubin disse:

    Bom dia eu precisa uma vistos pra visitar en france

  11. Danielle disse:

    Boa noite! Quanto tempo leva pra ficar pronta a carta de acolhimento depois de entregue o formulário na Prefeitura? No meu caso, será o arrondissement 15. Desculpa, não encontrei esta pergunta em outros posts. Grata!

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.