Documentos necessários para entrar na França

A- A+

.

A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela  ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.

Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista,  para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.

O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.

São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:

– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;

– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;

– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;

– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);

– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.

A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.

Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.

Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1755 pitacos, participe desta conversa

  1. christopher disse:

    Rodrigo eles não podem me mandar por e-mail eu imprimir e levar ? sabe quanto tempo chega do no brasil ? saindo de Paris

  2. Maycon disse:

    Olá Boa tarde eu e minha esposa gostaria de saber como que faz p entra na França agente quer passar os 3 meses e depois agente quer ver como, que faz p morar na França, tem um amigo nosso la e ele e casado com uma Francesca

  3. christopher disse:

    ”no caso de turistas é preciso ter uma carta de acolhimento emitida pela prefeitura do bairro onde a pessoa que vai receber o turista mora. Creio que no seu caso também. O Consulado é o local mais indicado para você solucionar essa dúvida.”

    depois disso eles podem mandar por e-mail ? ou tem que mandar pra minha residencia no brasil ?
    o registro pode ser feito no cartorio de la?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Christopher, a carta deve ser enviada para você pois é preciso apresentar o original na imigração. A carta de acolhimento é pedida/feita na “mairie” (prefeitura) do “arrondissement” (bairro) onde a pessoa que irá lhe receber mora.

  4. Jetson junior disse:

    Pq meu tio vem aqui ni brasil ajeita os documentos necessarios para eu ir

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jetson, sugiro que você entre em contato com o Consulado Francês aí no Brasil. Se você tem cidadania francesa só precisa do seu passaporte francês para entrar na França mas, por ser menor de idade e estar se mudando de país sem os seus pais, você precisa de uma autorização deles.

  5. Jetson junior disse:

    Ola eu moro no brasil por enquanto mas em dezembro estou indo mora na franca com meu tio que tambem e brasileiro e tipo assim minha mae e filha de frances e meu tio tambem quais sao os documentos necessarios para eu entra no pais e tbm eu sou de menor vcs podem me informar um puco

  6. julieth rodrigues disse:

    Je dois changer la vie en France le bayonne de l’Etat , je sais que bayonne 7 ans de vie , que le document à faire ? aidez-moi pour moi

  7. julieth rodrigues disse:

    gostaria de saber se, sendo de nacionalidade francesa mas com residencia permanente, eu vou fazer conexão em paris ..quais documento ..eu trabalho aqui em Paris tenho contrato de trabalho e quarto alugado ?também preciso da declaração oficial dada pela prefeitura? quais documento eu preciso . responble ok
    merci ok

  8. Bruno disse:

    Vou né alistar na legião estrangeira precisa de todos esses documentos tbm Oi não

  9. Leandro alves disse:

    Olá, vou visitar Paris e ficar 19 dias , vou dia 10/09/2016 já tenho passagem ida e volta seguro saúde €1,300,00 em dinheiro mais cartão internacional e reserva de hotel só que mesmo assim estou meio preocupado com a imigração vou de air France direto , minha pergunta é:: Devo me preocupar???

  10. Amide jean jacques anacleto disse:

    Hola eu sou Haitiana casada com brasileiro tem um ermão que tenho cidadaniana frances quero passar 15 dias com ele qual documento eu preciso

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Amide, sugiro que você procure o consulado francês no Brasil. Não sabemos lhe informar quais documentos um cidadão haitiano precisa para entrar na França.

  11. Mariana Viana disse:

    Olá Boa noite, eu vou passar 15 dias na França na casa de uma amiga da minha família,eu vou precisar do seguro saúde

  12. Mariana Viana disse:

    Vou passar 15 dias em Lyon ,eu tenho que levar seguro saúde ?

  13. Rodrigo Lavalle disse:

    Larissa, a reserva é suficiente.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.