Documentos necessários para entrar na França

A- A+

.

A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela  ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.

Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista,  para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.

O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.

São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:

– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;

– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;

– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;

– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);

– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.

A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.

Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.

Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1723 pitacos, participe desta conversa

  1. Juliana disse:

    Minha sobrinha casou-se com um francês e adquiriu a cidadania francesa. Ela conseguiu a guarda judicial da minha filha aqui no Brasil, para ela morar e estudar na França. Eu gostaria de saber se a minha filha precisa de visto para morar com a minha sobrinha na França. se precisar de visto, qual seria o visto de estudante ou de visitante.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Juliana, como essa situação é fora do padrão eu sugiro que você procure o consulado francês no Brasil. Eles são os mais indicados para lhe instruir.

  2. Lucélia disse:

    Bom dia,
    Meu amigo chinês residente no Brasil quer visitar a FRANÇA em caráter turístico.
    Quem contatamos para ele ter o visto e quais documentos são necessários no caso dele?
    Ele Vai do BRASIL à França, tendo visto de residente permanente no Brasil.
    Muito obrigado!

  3. EDSON disse:

    ola RODRIGO LAVALLE ESTOU INDO A TURISMO DE 12 DIAS PARA PARIS COM VOO DIRETO COM TODA A DOCUMENTACAO , INDO JUNTO COM MEUS FILHOS E A ESPOSA FLUENCIA ALGUA COISA EM NAO SER BARRADO MINHA ENTRADA , ESTOU MEIO ANCIOSO COM TUDO E MEIO UM PE ATRAZ FAZER UMA VIAJEM DE 12 HORAS E DEPOIS SER MANDADO DE VOLTA COM CRIANCAS QUE ME DIZ AMIGO ……

  4. Esterne lubin disse:

    Já veux passe un sejour en france

  5. Esterne lubin disse:

    Bom dia eu precisa uma vistos pra visitar en france

  6. Danielle disse:

    Boa noite! Quanto tempo leva pra ficar pronta a carta de acolhimento depois de entregue o formulário na Prefeitura? No meu caso, será o arrondissement 15. Desculpa, não encontrei esta pergunta em outros posts. Grata!

  7. Ju disse:

    Vou a França do 08/06 ate dia 23/06. tenho seguro saúde, cercaso de 1100€ pra despesas pessoais, passagem de ida e volta, e um amigo que é cidadão francês me fez uma carta convite com endereço e telefone declarando que vou estar na casa dele por toda estadia, só uma coisa a carta não foi registrada, apenas escrita em computador e scancelada com a assinatura dele. Corro algum risco por causa da carta não ser registrada?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ju, corre sim. A lei exige que a carta convite seja emitida pela mairie (prefeitura) da cidade ou bairro onde o seu anfitrião mora.

  8. Rosi disse:

    vou a Bordoux em setembro como turista,ficar em hotel por 5 dias,quanto preciso levar em dinheiro nesse periodo,vou sozinha,pois ainda vou a portugal e inglaterra.

  9. Suian disse:

    Olá. Meu esposo está morando na França e ele é brasileiro. Pretendo ir visita-lo em breve, e como irei ficar na casa dele, não tenho reserva em hotel. O contrato de aluguel dele e a nossa certidão de casamento é suficiente ou também preciso da declaração oficial dada pela prefeitura?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Suian, não sei lhe informar no seu caso específico. Sugiro que você se informe no consulado francês no Brasil ou peça ao seu marido que vá até a “mairie” de onde ele mora.

  10. iracena silva disse:

    Olá. Eu ja tentei visto para frança duas vezes eu nao cosegui e quero tentar novamento eu tenho uma prima que mora la vou de ferias quais documentos que vou presisar tirar.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Douglas, não sei lhe informar nesse caso tão específico. Sugiro que você entre em contato com o consulado brasileiro no Brasil.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.