Documentos necessários para entrar na França

.

A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela  ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.

Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista,  para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.

O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.

São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:

- os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;

- os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;

- os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;

- os familiares de franceses (cônjuge, filhos);

- os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.

A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.

Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.

Leia também:

Publicidade

Veja Também

Como pedir nos restaurantes em Paris? Saiba ler um cardápio francês

Quanto um turista gasta por dia em Paris?

Domingo dia 30 de março passamos para horário de verão

1449 pitacos, participe desta conversa

  1. Zé Maria disse:

    Estou alugando um apartamento em Paris de uma brasileira que mora em São Paulo. O que preciso fazer para passar tranquilo com esposa e filha pela imigração?
    Obrigado,

  2. carmem disse:

    Bom dia,fui a França em outubro de 2014 pra tratar de casamento porem decidir casar em Portugal,só que não deu tempo de resolver as coisas e meu tempo por la excedeu,Ai tive que pagar uma multa e retornei ao Brasil.no serviços de fronteira ao estrangeiros me falaram que eu poderia retornar em abril de 2014,por favor gostaria que pudessem me confirmar. Obrigada

  3. Fernanda disse:

    Olá, tenho 17 anos e irei fazer um pequeno tur pela europa em julho, minha passagem de ida e volta fortaleza a sevilla(es), e sem acompanhante, porem vou ficar na casa de minha tia em paris. Completo meus 18 anos lá, antes de voltar ao brasil. Gostaria de saber quais os documentos necessarios para entrar na frança, portugal e espanha, no meu caso, menor de idade. Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernanda, antes de tudo você precisa de uma autorização dos seus pais, procure informações no Juízado de Menores.
      Como você vai entrar na Europa pela Espanha você tem que pesquisar quais documentos eles exigem, eu não sei te informar. Procure informações no consulado espanhol.
      Para você ter uma idéia, para entrar na França você precisa dos documentos citados nesse artigo, http://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/:
      - sua passagem de volta (sendo que 3 meses é o tempo máximo que sua estadia poderá durar):
      - seguro saúde e de repatriamento, no valor mínimo de 30 mil euros, que cubra todo o território Schengen (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo). Todas as boas seguradoras possuem este tipo de seguro e poderão lhe auxiliar;
      - reserva do hotel. Se você for se hospedar na casa de um amigo ou familiar, você será solicitado a apresentar um atestado de acolhimento. Este atestado deverá ser solicitado pela pessoa que irá lhe hospedar à prefeitura de seu domicílio.
      Abraços.

  4. Carlos Silva disse:

    Boa noite amiga, primeiramente gostaria de parabenizar pelo brilhante site. Estou planejando em ir a Paris desde Recife dia 18 de novembro e gostaria de saber se além do cartão de crédito com liberação internacional e o seguro de saúde, é necessário mais alguma coisa para estar em situação regular no país e para entrar na Itália? As passagens de trem de ida e volta de Roma a Paris devem ser compradas com antecipação? Obrigado pela atenção!

  5. […] já tinha onde ficar, bilhete de avião, carta de acolhimento (veja mais informações neste post do Conexão Paris), mas ainda não tinha decidido em qual escola eu estudaria. Confesso que esta […]

  6. Vanja Laís disse:

    Olá, oque é seguro saúde e repatriamento ?

  7. som disse:

    Vou alugar um studio por 30 dias em Paris e gostaria de saber o que preciso para entrar em Paris. Nao vou a trabalho, negocios, somente passar ferias,tor, passear. Obrigado pela atençao

  8. Andressa Morais disse:

    Olá!! Estou indo para Lyon- França em janeiro ficar na casa do meu namorado que está residindo na mesma, durante 23 dias. Será preciso a carta com assinatura do prefeito? Vou fazer conexão em Amsterdã, li nos comentários você dizendo que são rigorosos, o que devo ter em mãos para não ter problema com meu embarque? É a primeira viagem internacional e vou sozinha, por isso tantas perguntas, desde já obrigada!!!

  9. Alan disse:

    Vou viajar com minha mãe pra Europa, e vamos passar 1 (um) dia em Paris. Compramos passagens de ida e volta. Porém não temos reserva de hotel ou estadia, pois o objetivo é uma ‘visita’ curta. Será se teremos problemas? Grato.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Alan, se você chegar em Paris vindo de algum outro país da comunidade européia e já estiver com a passagem de volta (incluindo a de volta para o Brasil), não vai haver problema.
      Abraços.

  10. silvania tavares furtado disse:

    eu quero saber quais são os documentos necessários para pedido de visto para frança, e quero marcar uma audencia . eu fico há espera de uma resposta e é urgente.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Silvania, se você vier fazer turismo por, no máximo, 3 meses, não precisa de visto, somente os documentos citados no artigo. Para qualquer dúvida você tem que ir até algum consulado francês aí no Brasil.
      Abraços.

  11. Franciele Becher disse:

    Olá! Vou ficar 45 dias na França. Meu passaporte está ok, assim como as passagens de ida e volta e o seguro-saúde. Em Paris, é possível que meu namorado (residente na França), retire o documento na prefeitura do seu bairro? É necessário apresentar euros em espécie para entrar no país? Obrigada!

  12. Simoni disse:

    Lina olá!
    por favor preciso de ajuda, estou em Londres e vou permanecer apenas um mês, desta forma só tenho o visto de entrada aqui em Londres para entrar por 6 meses. Não é um visto de estadia e sim de turismo. Mas eu gostaria de passar um fim de semana em Paris e eu iria de Eurostar. Todos meus documentos comprovam que vou ficar em Londres apenas 1 mes (passagem de volta pro brasil, periodo de permanencia na escola, lugr que vou ficar). Eu posso não ter o meu visto aprovado aqui em Londres? Como Londres não estã no região comum da Europa eu posso ser barrada?
    obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Simoni, se você tem seu passaporte com a validade pedida, o seguro de saúde, os bilhetes de volta para Londres e para o Brasil e a reserva do seu hotel (ou carta-convite de quem vai te hospedar) aqui em Parais, você não vai ser barrada.
      Abraços.

  13. Paulo disse:

    Olá, espero que ainda esteja ativo este tópico. Vim para a França como turista em outubro e passarei 3 meses, porém, consegui um convite para fazer pesquisa por 80 dias em um faculdade a partir de fevereiro de 2014. Logo, volto em janeiro para o Brasil e quero retornar em fevereiro para a pesquisa. Porém, como o acordo diz que em 180 dias só posso ficar 90 dias aqui, eu não posso voltar sem visto não é? Mas no site da Embaixada diz que o visto de pesquisador não é necessário para períodos inferiores a 90 dias. Como fica o meu caso?

  14. adriana disse:

    Lina, Bom dia! tenho uma duvida, cheguei da frança a mesmo de um mês..resolvi que vou voltar em Dezembro terei algum problema..pois fizeram muitas perguntas…depois de uma hora e meia no serviço de migração em Amsterdã….tenho medo de passar por tudo isso novamente…Obrigada..

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Adriana, realmente não sei. Tente voltar chegando direto em Paris pois aqui os agentes de imigração são menos rigorosos que em Amsterdã.
      Abraços.

  15. Monica disse:

    Vou para Croacia ,conexão em Paris,como vai ser o primeiro aeroporto vou passar pela imigração la, Gostaria de saber se vou ter falar que tenho uma amiga croata que vai me esperar no aeroporto ? eu não tenho essa carta convite ,mesmo porque não vou “ficar ” tempo todo na casa dela,e falta 2 semanas para eu ir, nem sei se daria tempo, melhor eu falar ou não que conheço alguém la?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Monica, esses documentos citados no artigo são para quem
      vai fazer turista na França. Cada país tem as suas leis, procure se
      informar o que a Croácia exige de quem está indo fazer turismo lá.
      Abraços.

  16. Amanda disse:

    Olá, vou para Suécia, porém minha passagem de ida é Brazil – Paris – Copenhagen. Como vou ficar na casa do meu namorado preciso da carta convite com a assinatura do prefeito da cidade do meu namorado? mesmo sendo meu destino final Suécia?

  17. antonio disse:

    boa tarde minha noiva mora no brasil e ela quer vir para a frança para meu lado pois eu vou fazer cinco meses que estou em frança e queria saber o que faz falta para ela vir para a frança mesmo ela vindo como turista cera que ela pode ficar 3 meses e se nesse tempo eu conseguir encontrar trabalho para ela cera que ela poderá ficar legal em frança agradecia pela ajuda

  18. Sara disse:

    Vou para Londres, mais irei fazer conexão em Paris, preciso estar com minha cartela de vacinas em dia e levar algum documento específico????

  19. bruno disse:

    boa noite estou em frança vai fazer 3 meses e queria trazer a minha noiva que esta no brasil para o meu lado …..mas gostava de saber o que faz falta para ela poder vir sem ser o passaporte e como ela também podia ficar legal aqui em frança e cera que tem que pagar alguma coisa quando chegar ao aeroporto e se eu tenho que enviar alguma carta convite ou é preciso tirar o visto agradecia pela ajuda

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, os documentos descritos no artigo são para quem vem à França como turista. Para saber mais informações sobre a situação de vocês entre em contato com o consulado francês no Brasil ou procure alguma Prefecture de Police aqui em Paris.
      Abraços.

  20. Liliana Sousa disse:

    Boa Noite
    O meu marido foi para França trabalhar para uma firma portuguesa. Estou a pensar no final deste ano (Dezembro) ir para lá também com a minha filha de 8 anos. Preciso de ajuda para saber qual a documentação que preciso levar para a matricular e qual a documentação para estarmos legais. Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Liliana, você é brasileira? Se o seu marido está na França trabalhando legalmente, você deveria ter direito a um visto de cônjuge. Procure o consulado da França na sua cidade, eles podem te informar melhor.
      Abraços.

  21. SABRINA disse:

    BOM DIA
    JÁ VIAJEI UMA VEZ PRA FRANÇA E TIVE VÁRIOS PROBLEMAS COM DOCUMENTAÇÃO AQUI NO BRASIL PARA EMBARCAR. HOJE ESTOU QUERENDO VIAJAR NOVAMENTE, DEPOIS DE 3 ANOS, SERÁ QUE VOU TER A MESMA DIFICULDADE?

  22. Maria Andrade disse:

    Ola Lina , tudo bem?
    Preciso muito tirar uma duvida com vc.
    Eu estou aqui em França a 1 mes e 20 dias e minha passagem e pra o dia 26-09-2013 de volta para o Brasil.
    so que meu namorado nao quer que eu volte pq ele quer casar comigo pra eu ficar de vez.
    entao fomos na mairie do bairro pra saber se podiamos nos casar.eu sendo turista .
    ela disse que eu so podia me casar depois de 3 meses aqui.
    o problema e que no dia 26 eu faço 2 meses que estou aqui e vou ficar ilegal, e nao posso casar ilegal.
    Quero saber de vc se eu fizer um curso de Frances eu poderia esta pedindo mais um mes .
    pois ele disse que so poderia ta pedidindo se eu tivesse justificativa….
    O que vc me aconselha?
    por favor se eu poder fazer o curso me daria um endereço de algum?
    moro em Bagnex.

  23. Adriana disse:

    Olá lina,
    Vou a frança (nantes), já tenho as passagens o seguro viagem, atestado de acolhimento…preciso de mais algum documento, quanto em dinheiro preciso ter???
    Obrigada.

  24. SUZANI MARTINS disse:

    Queria saber por favor,mesmo ficando somente uns 10 dias na Franca precisarei do seguro de saude? Somente as reserva de hotel nao seria suficiente desde de q so ficarei por 10 dias? Muito obrigado!
    Suzani

  25. Alexandre Bicalho disse:

    Acabei de voltar de Paris, tinha em mente ir também a Londres de Trem, mas chegando a Paris, vi que as passagens compradas lá, são mas caras que compradas aqui, no Brasil. Também fiquei apenas 9 dias, e em uma cidade como Paris, é muito pouco, tinha mil coisas para fazer todos os dias, e se eu tivesse mais uma semana, ainda sim seria pouco, a cidade é encantadora e pretendo voltar mais vezes, recomendo fazerem o seguro viagem, não me pediram, mais algumas pessoas precisam apresentar, entrei por Lisboa – Portugal e não me fizeram nem uma pergunta, simplesmente carimbaram meu passaporte e me desejaram boa estada.

  26. Marco Vieira disse:

    Lina, irei a Paris em janeiro, desejo também ir a Londres de trem, ‘E possível comprar a passagem direto na Gare du Nord com uns dois dias de antecedência, pois estou com dificuldades em comprar no site daqui do Brasil?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marco, o melhor é comprar antes pois essa passagem é tipo uma Ponte Aérea Rio-São Paulo, vai ficando cara e dependendo do dia da semana pode ser difícil de achar. Eu também presto o serviço de conciergerie e posso comprar a passagem para você, me escreva no email rodrigo.lavalle @ conexaoparis.com.br.
      Abraços.

  27. Eduardo disse:

    Bom dia,

    Primeiramente ótimo blog !!

    Vai então minha dúvida:
    Aluguei o apartamento de um amigo brasileiro em Paris. Não fiz contrato nem nada dessas coisas. Gostaria de saber se será necessário ele me fornecer o atestado de acolhimento fornecido pela Prefeitura do bairro? Caso houvesse contrato de locação eles aceitariam na imigração ? A simples carta convite sem o reconhecimento das autoridades é válida e dispensa o atestado de acolhimento?
    Obrigado.
    Eduardo

  28. carmem disse:

    Eu estou aqui para agradecer as informações que aqui me deram foi de muita utilidade ….muito obrigada
    bjssss

  29. Mariana Berutto disse:

    Sonia, leve todas as reservas com você, mesmo as que estao em nome do seu namorado. É muito raro eles pedirem para ver as reservas, mas pode acontecer. Mesmo se eles pedirem, acho que vc não terá problemas, fique tranquila.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.