Paris a Versailles de trem ou RER

Você tem três opções para ir a Versailles de trem.

. De trem à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.

. De trem à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

. De RER C, com parada em duas estações de Versailles: Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo e para descer nela pegue o RER C5.  Você tem que comprar o ticket para zonas 1/4. A linha do RER C para em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel…Veja o mapa do metro de do RER clicando aqui.

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho 15 minutos até o castelo.

Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.

Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

A reforma do Petit Trianon ficou pronta.

Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.

Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.

Veja aqui outros artigos sobre Versailles 

Publicidade

Veja Também

Abertura das Grandes Águas Musicais de Versailles

Restaurante perto da Fundação Monet em Giverny

A riqueza do patrimônio francês: de Paris a Giverny

813 pitacos, participe desta conversa

  1. Vinícius Mesquita disse:

    Olá Rodrigo
    Boa noite (Aqui no Brasil).
    Estou hospedado no Mercure Lafayette (7 rue de trevise) e vou a Versailles no sábado 26/04. Acha melhor pegar o RER na estação Saint Michel Notre Dame ou Musée d’Orsay?
    E uma última informação: quanto tempo dura o deslocamento destas estações até o Castelo?
    Obrigado
    Vinícius

  2. leticia fernandes disse:

    Ola rodrigo,
    gostaria de saber o preco da passagem do trem.
    Obrigada,
    Lena

  3. leticia fernandes disse:

    ola Rodrigo,
    Estou indo para paris agora e gostaria de comprar ingresso para o versailles, porem quando entrei no site nao identificar qual é o ingresso mais completo. Voce poderia me ajudar?
    Obrigada,
    Leticia

  4. Daniela disse:

    Olá Rodrigo,
    Fiquei em dúvida sobre qual opção escolher para ir a Versalles. Estarei hospedada no ibis Tour Eifell Cambronne. É melhor ir a Gare Montparnasse ou pegar o RER C? Em qual dessas opções descerei numa estação mais próxima do castelo? Mais uma vez obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Daniela, estando nesse hotel, o mais prático e rápido é você andar até a estação ‘Champ de Mars – Tour Eiffel’ e lá pegar o trem RER C5. A estação final dele é a ‘Versailles – Rive Gauche’ que é a mais próxima do castelo.
      Abraços.

  5. washington disse:

    Caro Rodrigo Lavalle, estou viajando à Paris no período de 22 a 30SET14. Procurei comprar antecipadamente o Passeport Château de Versailles que custa 18 euros diretamente no site oficial do Castelo de Vesrsalhes e, para minha surpreza, verifiquei que o mês de setembro não há disponibilidade. Existe alguma possibilidade de aquisição Lá em Paris ou em outro site? Ou realmente já está esgotado ?
    Atenciosamente, Washington

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Washington, na verdade os ingressos para setembro ainda não foram disponibilizados para a venda. Isso só acontece com 2 ou 3 meses de antecedência. Tente novamente no começo de julho.
      Abraços.

  6. Gleide Neel disse:

    Boa noite Rodrigo,
    Navegando pela Net encontrei seu blog e achei super interessante e de grande ajuda aos viajantes, parabéns pela iniciativa. Eu estou chegando a Paris dia 16/04 vou ficar só 3 dias, mas gostaria muito de visitar Versailles, vou ficar hospedada no Hotel Joyce, Rue La Bruyere, gostaria de saber qual a estação mais próxima para tomar trem ou metrô para O Palácio de Versailles. Preciso de quantas horas para o passeio e se consigo comprar o ticket lá no palácio ou se tenho que fazer alguma reserva para a visita. A visitação começa a partir de que horas? Agradeço desde já a atenção.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gleide, é melhor comprar antes (compre pelo site oficial: http://billetterie.chateauversailles.fr/index-css5-chateauversailles-lgen-pg1.html).
      Você vai precisar de umas 4 horas para visitar o local em um ritmo mais aceleredo. Além do palácio principal, há os jardins e os castelos secundários.
      Na estação Liège pegue o metrô linha 13 (sentido Châtillon – Montrouge) até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelos.
      Abraços.

  7. Gerson Gargalaka disse:

    Olá Rodrigo. Como faço para chegar a Versailles a partir da estação la défense?
    Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gerson, na estação La Défense pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) e vá até a estação Concorde, lá pegue a linha 8 (sentido Balard) e vá até a estação Invalides. Nessa estação pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  8. Lourdes disse:

    Rodrigo, muito explicativo seu blog. Vamos chegar em Paris 26 de abril voltando do Loire e ficar até 4 de maio. Alugamos um apt no Marais, mas ainda não sabemos a localização. Queremos ir a Versailles. Qual é sua indicação de trem e estação e onde comprar passagens. Temos que comprar com antecedência as entradas?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lourdes, é bom comprar as entradas com antecedência (pode ser no site mesmo de Versailles). O trem que vai até Versailles é o RER C5 (destino final ‘Versaille – Rive Gauche’), a estação mais próxima do Marais é a ‘Saint-Michel – Notre Dame’.
      Abraços.

  9. Mirella disse:

    Preciso comprar a passagem de trem com antecedência?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mirella, não precisa. O ticket pode ser comprado na hora nas máquinas de venda existentes em qualquer estação de metrô.
      Abraços.

  10. Joyce disse:

    Boa noite. Estou indo para Paris em maio e dia 15 irei conhecer o Palácio de Versalhes. Ficarei hospedada no Hotel du Nord et de L´Est que fica na Rue de Malte. Como faço para pegar o RER C? Você poderia me ajudar? Muito obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Joyce, pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) na estação Oberkampf, vá até a estação Gare d’Austerlitz e lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo. São 10 minutos de caminhada.
      Abraços.

  11. Paulo disse:

    Olá Rodrigo, primeiramente parabéns pelo blog.
    Vou ficar na 9 Rue Vauvilliers. qual seria a melhor opção para ir ao castelo, metro ou trem ?
    abraço,

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Paulo, a melhor opção é vocês andarem 15 mintuos até a estação ‘Saint-Michel – Notre Dame’ e lá pegar o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas à pé até o castelo.
      Abraços.

  12. Ana disse:

    Olá Rodrigo, suas dicas são fantásticas! Vamos ficar hospedados na 46, Boulevard Saint Germain, próximo da Notre Dame. Qual o melhor caminho para chegarmos ao RER e irmos ao Palácio? E quanto tempo vc acha que é o ideal para este passeio?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, ande 10 minutos até a estação Saint-Michel – Notre-Dame e lá pegue o trem RER C5 com destino final Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e ande uns 10 minutos até o castelo. Umas 5 horas de visitação.
      Abraços.

  13. Erica disse:

    Olá Rodrigo.
    O RER é o C4 ou C5? No mapa RER está como C5 a estação Versailles – Rive Gauche, mas no seu post está como C4.

    Abraços,

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Érica, o RER para a estação Versailles – Rive Gauche é o C5. Esse post é de 2008 e está defasado. Vou atualizá-lo. Obrigado.
      Abraços.

  14. Fábio Benevides disse:

    Estarei hospedado no hotel Villa Luxembourg (Boulevard du Montparnasse), próximo ao metro Vavin e a Gare Montparnasse, qual a melhor maneira para ir até Versailles? Obrigado.

  15. Junior Caselato disse:

    Excelentes informações! Estarei hospedado em outubro no Hotel Atlantis que fica ao lado da estação Saint Sulpice. Como fazer para ir até Versailles?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Junior, na estação Saint-Sulpice pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 (chamado Vick) com destino final ‘Versailles – Château – Rive Gauche’. Desça nessa estação e ande uns 10 minutos até o castelo.
      Abraços.

  16. Anderson Pereira disse:

    O RER C que tem destino final em Versailles é o que tem o nome “Vick”. Vem escrito na frente do trem em um painel digital e nos monitores das estações. Há outros C com nome de “Nora” e etc.. Não confundir.

    Esse site é interessante: http://parisbytrain.com/paris-rer-c-schedule/

  17. Neuza disse:

    Por gentileza, estarei hospedada no Novotel Paris Est e gostaria se saber como chegar em Versailles e onde compro a entrada pro castelo? Muito grata!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Neuza, na estação Gallieni pegue o metrô linha 3 até a estação République, lá pegue a linha 5 (sentido Place d’Italie) e vá até a estação Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Château – Rive-Gauche’. Desça nessa estação e ande cerca de 10 minutos até o castelo.
      Os ingressos antecipados você pode comprar no site do castelo, nas lojas FNAC aqui em Paris ou no Office de Tourisme (25 Rue des Pyramides).
      Abraços.

  18. Cristiane Zonta disse:

    Olá Rodrigo, tudo bem? Estou curtindo muito sua página. Estarei em Paris no dia 12/04, quero ir até Versailles, iremos de transporte público, mas estou um pouco confusa quanto a que estação iniciar, vou ficar no Ibis Bercy, na rue de Bercy 77, qual estação devo seguir? Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cristiane, na estação Bercy pegue o metrô linha 14 (sentido Olympiades) e desça na estação Bibliothèque François Mitterrand. Lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  19. DENISE REZENDE disse:

    ESTAREI EM PARIS e vou ficar no Hotel begere opera na rua Bergere gostaria de saber como faço para ir para Versailles de lá.
    Abracos

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Denise, na estação Grands Boulevards pegue o metrô linha 8 (sentido Balard) e desça na estação Invalides. Lá pegue o RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  20. Tiago disse:

    Olá! Estarei hospedado bem próximo a Ponte de L’Alma. Qual a melhor forma para ir aVersailles? Abs.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Tiago, não sei em qual lado do rio você vai ficar hospedado mas perto da Pont d’Alma, no lado esquerdo do rio na estação de mesmo nome, você pega o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’ e desce nessa estação. Depois é só seguir o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  21. Ricardo Fernandes disse:

    Oi Rodrigo. Vou ficar próximo à estação de metrô EUROPE em Paris. Gostaria de ir a Versailles e voltar de lá para a Torre Eiffel. Consigo pegar o REC C5 na estação PEREIRE LEVALLOIS? E na volta, qual a melhor opção para chegar direto na Torre? Obrigado. Ricardo

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ricardo, nessa estação passa o RER C mas não é o 5 que vai para Versailles. Na estação Europe pegue o metrô linha 3 (sentido Gallieni) até a estação Opéra, lá pegue o metrô linha 8 (sentido Balard) e desça na estação Invalides onde você pega o RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
      Na volta você pegue o RER C5 na estação ‘Versailes – Rive Gauche’ e desce na estação ‘Champ de Mars – Tour Eiffel’ que fica a 5 minutos de caminhada da Torre.
      Abraços.

  22. Ana Palma disse:

    Olá Rodrigo vou ficar na rua 6 Rue De Turenne, Paris, hotel Turenne Le Marais como vou até Versailles? Quais as linhas que tenho de apanhar? Obg!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana Paula, na estação Saint Paul pegue o metrô linha 1 (sentido La Defense) e desça na estação Châtelet. Lá pegue a linha 4 (sentido Montrouge) e desça na estação Saint-Michel. Lá pegue o RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  23. Marcelo disse:

    Rodrigo,
    o endereço do Mercure é este: 6 Boulevard Vincent Auriol, 75013
    Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marcelo, ande 10 minutos até a Gare d’Austerlitz e lá pegue o RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  24. Mario disse:

    Prezado Rodrigo boa noite!

    Estaremos em Paris de 2/5 a 9/5, hospedados no Hotel Touraine Opera – 73 Rue Taitbout, 09. Ópera, 75009 Paris, por favor pode me informar qual o melhor meio de chegar até o castelo de versailles ? Ainda eu gostaria de alugar um carro para ir até o castelo, o que vc acha ? Obrigado pelas dicas ….

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mario, muito mais simples ir de trem. Na estação Notre-Dame-de-Lorette pegue o metrô linha 12 (sentido Mairie d’Issy) e vá até a estação Concorde, lá pegue a linha 8 (sentido Balard) e vá até a estação Invalides. Nessa estação pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  25. Marcelo Santos disse:

    Ola Rodrigo,
    estaremos hospedados no Hotel Mercure Bibliotheque e gostaria de saber qual melhor meio para chegar à Versailles.
    Obrigado!

  26. suleima disse:

    Rodrigo obrigada . suleima

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Eliana, na Porte Maillot pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) até a estação Concorde. Lá pegue a linha 8 (sentido Balard) até a estação Invalides, lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até o castelo.
    Abraços.

  28. Rodrigo Lavalle disse:

    Silvane, na estação Boissière pegue o metrô linha 6 e desça na estação Bir-Hakeim. Saia dessa estação e ande 2 minutos até a estação Champ de Mars – Tour Eiffel, lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
    Abraços.

  29. Rodrigo Lavalle disse:

    Suleima, evite os finais de semana e Versailles não abre às segundas-feiras. Na estação Grands Boulevards pegue o metrô linha 8 (sentido Balard) e desça na estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.