Paris a Versailles de trem ou RER

A- A+

Você tem três opções para ir a Versailles de trem.

. De trem à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.

. De trem à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

. De RER C, com parada em duas estações de Versailles: Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo e para descer nela pegue o RER C5.  Você tem que comprar o ticket para zonas 1/4. A linha do RER C para em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel…Veja o mapa do metro de do RER clicando aqui.

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho 15 minutos até o castelo.

Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.

Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

A reforma do Petit Trianon ficou pronta.

Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.

Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.

Veja aqui outros artigos sobre Versailles 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1382 pitacos, participe desta conversa

  1. Rodrigo Tolentino disse:

    Olá Rodrigo, estou em um hotel próximo à estação George V. Para ir a Versalhes, parece-me que é melhor ir a pé até a estação Charles de Gaulle Étoile (800 m), descer na estação Bir-Hakeim e pegar o RER C no Champ de Mars até Versalhes. Concorda?
    Minha dúvida maior é: eu preciso sair da estação Bir-Hakeim e entrar na estação para pegar o RER ou tem uma ligação interna entre eles?
    E com relação ao ticket, são 2 tickets?
    Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rodrigo, não há ligação interna entre elas, você terá que sair de uma e entrar na outra, 2 tickets. Compre primeiro um ticket comum e depois um ticket origine-destination para Versailles.
      Abraços.

  2. evelin disse:

    Ola.. viajo a Paris na próxima semana..
    Para ir da estação Pyramides (próximo ao apartamento) até Versalles, qual melhor opção? Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Evelin, ande até a estação Palais Royal – Musée du Louvre (uma estação de distância da Pyramides), lá pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e desça na estação Concorde. Lá troque pela linha 8 (direção Balard) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.

  3. Géssika disse:

    Olá, estaremos em Paris em outubro deste ano, provavelmente iremos no hospedar no hotel Prince (66 Avenue Bosquet, 75007 Paris, França), a partir do hotel para ir ao Palacio onde seria mais perto pegar o RER C5, na Invalides ou Pont d Alma?As maquinas de comprar de Ticket aceitam dinheiro ou só cartão?como faço para saber em qual lado da estação devo me posicionar? Não estamos acostumados a usar metro e afins….Obrigada desde já pela atenção.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Géssika, a estação mais próxima é a Pont d’Alma, uma linha reta seguindo pela Avenue Bosquet. Algumas máquinas só aceitam cartão e moedas e outra aceitam cartão, moedas e notas.
      Você tem que prestar atenção às placas indicativas que existem dentro da estação, o destino final do trem RER C para quem vai à Versailles é ‘Versailles Rive Gacuhe’.
      Abraços.

  4. Ana Gabriela disse:

    Olá Rodrigo, tudo bem?
    Vou passar uma semana em Paris no final do mês. Você tem alguma informação do passe Navigo (01 semana)? Onde posso adquirir e valor? Você acha que vale a pena? Serve para ir para Disney, Versailles e Aeroporto Orly?

    Terei 05 dias em Paris, você aconselha 01 dia na Disney?

    Vou ficar hospedada ao lado da St Lazare, vi que tem o trem direto para Versailles. Entratanto,existe outra opção que não ande os “15 min”??

    Obrigada desde já!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, o Navigo vale a pena dependendo do dia da semana que você chega a Paris pois ele é válido de segunda ao domingo, e não 7 dias a partir da data da compra. Leia nosso artigo que explica tudo sobre ele: http://www.conexaoparis.com.br/2015/09/01/dezonagem-das-recargas-para-cartao-navigo. Ele serve para ir aos aeroportos, à Disney, à Versailles etc.
      Eu pessoalmente não iria à Disney mas, se você gosta, vale a pena.
      Saindo de trem da Gare St Lazare só existe a opção que ande os 15 minutos. Você pode pegar o trem RER C5 na estação Invalides e descer na estação final (Versailles – Rive Gauche).
      Abraços.

  5. Mirela disse:

    Olá! Acompanho seu blog para planejar minha viagem a Paris! Estarei por lá no início de Abril e ficarei hospedada na Rue des Rosiers, no Marais. Gostaria de saber qual o melhor trajeto para chegar a Versailles? Qual metrô mais próximo de minha localização? Agradeço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mirela, a estação mais próxima é a Saint Paul (linha 1). Pegue a linha 1 (direção La Défense) e vá até a estação Bastille, lá pegue a linha 5 (direção Place d’Italie) e vá até a estação Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.

  6. Renata Leitão disse:

    Olá Rodrigo, me chamo Renata e estaremos indo agora em Abril para nossa Lua de Mel. Ficaremos neste endereço: 36 Rue d’Aboukir immeuble. Paris, Ilha de França . Qual melhor forma de ir à Versailles? Vamos até a Estação de Saint Michel – Notre dame e de lá pegamos o RER C5? Você tem ideia dos valores e se esses bilhetes dão direito a ida e volta? Obrigada desde já pela ajuda.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Renata, andem cerca de 10 minutos até a estação Réaumur – Sébastopol, lá peguem o metrô linha 4 (direção Montrouge) até a estação Saint-Michel. Lá peguem o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desçam nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      É preciso comprar um ticket de ida e um de volta. Cada um custa cerca de 3,50€.
      Na estação Réaumur – Sébastopol compre o ticket “Origine – Destination” sendo “origine” a estação Réaumur – Sébastopol e “destination” a estação Versailles – Rive Gauche. Para o ticket de volta faça o contrário. O ideal é comprar os tickets de ida e volta já na ida pois, na estação em Versailles, as filas são longas e demoradas.

  7. Ana Carolina disse:

    Olá, irei a Paris em junho, ficarei hospedada próxima à Gare Saint-Lazare, qual o trajeto de ida e volta para Versailles?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, na Gare Saint Lazare pegue um trem comum para a estação Versailles Rive Droite. Depois ande cerca de 15 minutos até o castelo. Siga o fluxo de pessoas.

  8. Luis Gomes disse:

    Boa noite, gostava de saber se existem bilhetes combinados para visitar a Torre Eiffel e fazer o passeio nos bateaux mouches e onde comprar, obrigado

  9. Lucinda Campos disse:

    Preciso de uma informação, vou estar em Paris próximo fim de semana, hospedada no Lumen Hotel Louvre, qual o melhor transporte para visitar Versalhes? E dá para visitar de Versalhes e visitar a Sacre Cour e Montmartre

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lucinda, na estação Tuileries pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e vá até a estação Concorde. Lá troque pela linha 8 (direção Balard) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Você pode também andar do seu hotel até a estação Invalides. São 25 minutos de uma caminhada super agradável passando pelo Jardim de Tuileries e atravessando o Sena.
      Abraços.

  10. Natali Roeles disse:

    Olá Rodrigo.
    Sabe me dizer se o valor do RER C varia de acordo com a estação? Pelo que pesquisei, a estação mais próxima de onde estarei hospedada é St Michel-Notre Dame. Gostaria de saber qual o valor do ticket até Versailles. Obrigada desde já.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.