Paris a Versailles de trem ou RER

Você tem três opções para ir a Versailles de trem.

. De trem à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.

. De trem à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

. De RER C, com parada em duas estações de Versailles: Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo e para descer nela pegue o RER C5.  Você tem que comprar o ticket para zonas 1/4. A linha do RER C para em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel…Veja o mapa do metro de do RER clicando aqui.

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho 15 minutos até o castelo.

Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.

Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

A reforma do Petit Trianon ficou pronta.

Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.

Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.

Veja aqui outros artigos sobre Versailles 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1000 pitacos, participe desta conversa

  1. Pablo disse:

    Rodrigo,
    Estou perto da Estação St. Lazare. Qual a melhor maneira de ir a Versalhes ? Qual o preço ida e volta ? Obrigado!

  2. Vanessa disse:

    Olá Rodrigo estarei em Paris do dia 30 de dezembro ao dia 03 de janeiro e vou ficar hospedada na 52 Rue d’Oradour-sur-Glâne, 75015 gostaria de saber como faço para visitar Versailles. Mais uma informação o que fazer no Reveillon?

  3. Júlia disse:

    Olá Rodrigo…
    Estarei hospedada no Hotel Yllen Eiffel Paris, localizado na Rue de Vaugirard, 75015. Você pode me indicar a melhor forma de chegar em Versalles? desde já agradeço a atenção! E parabéns pelos posts sempre muito úteis!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Júlia, na estação Pasteur pegue o metrô linha 12 (sentido Aubervilliers) e vá até a estação Montparnasse – Bienvenüe. Lá pegue a linha 13 até a estação Invalides. Pegue então o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  4. Rodolfo Augusto disse:

    Boa tarde, Sr.
    Estarei próxima a estação Vavin. Qual o melhor caminho você indicaria?
    Muito obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rodolfo, na estação Vavin pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Saint Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  5. Eliana Salazar disse:

    Rodrigo, qual a melhor forma de ir à estção Bercy? Estou no Absolute Paris, que fica na Rue Fontaine au Roi, bem perto do metrô republique. Preciso pegar lá o ônibus para Bruxelas, bem cedo. A que horas os trens começam a operar, durante a semana?
    Pour votre compreension, merci!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eliana, o metrô começa a funcionar por volta das 05:30. Na estação République pega a linha 8 (sentido Créteil) até a estação Daumesnil. Lá troque pela linha 6 (sentido Étoile) e desça na estação Bercy.
      Abraços.

  6. Jéssica Lima disse:

    Nossa, to super adorando o blog mesmo.. e não queria ter que fazer a mesma pergunta que todo mundo.. mas estou com muita dificuldade de entender os mapas da linha C. Será que você poderia me ajudar?! Estarei próximo da Palace de la Republique e gostaria de saber qual a melhor maneira de chegar a Versalhes?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jéssica, na estação République pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) e vá até a estação Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  7. CAMILA BECARI disse:

    Rodrigo, tenho outra pergunta, sobre o jantar na TORRE, realmente vale a pena, ou apenas comprar o ticket e passear por ela?

    Obrigada

    Camila

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Camila, jantar na Torre é uma experiência incrível e única mas paga-se um preço alto por ela. Se você não pretende investir nessa experiência, somente subir e apreciar a vista lá de cima já é bacanérrimo.
      Abraços.

  8. CAMILA BECARI disse:

    Estarei em Paris entre os dias 02/02/2015 à 09/02/2015, apos esse período iremos para Londres.
    Estaremos hospedados em um apto na 11 Rue Troyon, do lado do Arco do Triunfo e gostaríamos de ir pra Versalles claro, você sabe nos dizer qual a melhor opção para irmos? qual estação de Metro mais próxima da localização q passei?

    Obrigada

    At,

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Camila, na estação Charles de Gaulle – Étoile pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) e vá até a estação Champs-Élysées – Clemenceau. Lá troque pela linha 13 (sentido Châtillon – Montrouge) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  9. Giani disse:

    Olá Rodrigo, iremos para Paris em dezembro, queremos ir à Versailles no dia 26 e nossa estação mais próxima é a Oberkampf, qual a melhor maneira para pegarmos REC 5(ou podemos seguir direto de metrô) ?
    Vc indica irmos nesse dia para Versailles?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Giani, na estação Oberkampf pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) e desça na Gare d’Austerlitz. Lá pegue o RER C5 com destino final em Marne-la-Vallée – Chessy.
      Abraços.

  10. BRUNO BATISTELLA disse:

    Ola rodrigo, meu endereco que ficarei em paris é 72 Rue Marius Aufan
    Levallois-Perret, 92300, França… como faco para ir ao palacio de versalles, sendo que ficaria 1 dia e meio em paris apenas, quero ir e ficar um pouco la pois sei que paris tem muitas coisas para visitar, quero ir tirar umas fotos e voltar, me de uma dica pf.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, na estação Anatole France pegue o metrô linha 3 (sentido Gallieni), desça na estação Saint-Lazare. Lá troque pela linha 13 (sentido Châtillon – Montrouge) e desça na estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  11. Denise disse:

    Eu estou em Paris próximo a estação Maubert Mutualité. Para ir à Versailles eu posso pegar o metrô nessa estação e descer na estaçao Javel Andre Citröen para pegar o trem RER C5?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Denise, na verdade o metrô e o RER C5 param em estações diferentes. Você teria que sair da estação de metrô e entrar na estação do RER. O mais simples seria você descer na estação Cluny – La Sorbonne, andar por dentro da estação até a estação Saint-Michel – Notre Dame e lá pegar o RER C5.
      Abraços.

  12. Thaise disse:

    Olá Rodrigo, obrigada pela ajuda! Vc sempre muito prestativo =)
    Abraços.

  13. Thaise disse:

    Olá Rodrigo,
    Tentei entender esse mapa do metrô de Paris e foi difícil rs. Pode me ajudar mais uma vez? Em qual estação consigo pegar o RERC5 para o Palácio de Versailles? Estarei na Rue Geoffroy l’Angevin e vi que a estação RER mais próxima é a Châtelet – Les Halles.
    Abraços =)

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Thaise, ande cerca de 7 minutos até a estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Saint-Michel. Pegue então o RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche e desça nessa estação.
      Abraços.

  14. cintia disse:

    Olá, gostaria de saber qual é a estação que posso pegar para Versailles que tem RERC5 saindo do hotel que fica na 100 boulevard Rochechouart (a estação ao lado do hotel é a Anvers). Muito obrigada pela ajuda.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cintia, ande até a estação Barbès-Rochechouart (uma estação de distância de Anvers) e lá pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge). Desça na estação Saint Michel, lá pegue o RER C5 com destino final em Versaille – Rive Gauche.
      Abraços.

  15. bernadete disse:

    estaremos em paris de 16 a 21 de outubro , depois roma de trem ate 28 de outubro
    para paris compramos paris pass, minhas perguntas
    1- vou ficar no melia Alexandre – 102 Avenue Victor Hugo..quando chegar devo pegar um taxi ??? ou vc tem algum tranfer para indicar
    2- Para versales – melhor de trem ..metro ou onibus …sei que vou ficar muito próximo da estação de metro ..qual caminho ??
    3- Eletronicos são caros um o problema maior é a voltagem eletrica

  16. André Costa disse:

    Rodrigo, bom dia! Comprei o guia muito legal. Contudo nele não está incluso programação para Versailles. Minhas dúvidas: tem algum dia da semana melhor para visita-lo? (Fim de semana) Quanto tempo levo uma manhã, uma tarde ou o dia inteiro? (Estarei em Paris no final de outubro, início de novembro/14). Caso a opção sugerida seja de meio dia o outro período dá para visitar o Louvre? Pensei em fazer esse passeio no domingo, porém no guia o Roteiro 3 a dica é fazê-lo no domingo ou feriado. Agradeço por sua atenção.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      André, o mais indicado é ir à Versailles durante a semana. O programa leva o dia todo. São 45 minutos de Paris até o Castelo. Lá, além do palácio principal, há os jardins e inúmeros outros palácios menores e o Domínio da Maria Antonieta.
      Abraços.

  17. André Costa disse:

    Boa noite Rodrigo! Estou indo a primeira vez a Paris com minha esposa vou ficar 5 dias, quais passeios/lugares não posso deixar de fazer? Quero ir a Versailles vi preços de excursões, achei caro, acha que vale apena fazer por excursão? Não sei falar francês e minha esposa arranha no inglês. Agradeço por sua atenção.

  18. Val Rodrigues disse:

    Olá Rodrigo. Parabéns pelo seu blog! Dicas muito bacanas! Meu noivo e eu iremos para Versailles no dia 28.09(domingo) e estaremos no Hotel Hippodrome:
    1 Allee Edmee L’heureux 94340 Joinville-Le-Pont.
    Poderia nos dar uma dica para chegar lá de trem ou metrô?
    Obrigada.
    Beijos

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Val, a estação mais próxima desse hotel é a Joinville-le-Pont (5 minutos a pé). Lá pegue o trem RER A e desça na estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e vá até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  19. Paulo disse:

    Olá Rodrigo,
    Obrigado pelas dicas no seu blog.
    Vou para Paris amanhã, 6ª feira, dia 19-Set e regresso na 3ª feira, dia 23-Set.
    – Chego ao aeroporto de Orly às 22h55 e vou para o hotel ibis budget Paris Porte De Montmartre (Endereço: 45 rue du Docteur Babinski 18th arr. – Montmartre Paris, 75018, França)
    — Somos 2 pessoas com apenas 2 malas de mão. Pensámos no transporte público devido ao preço do táxi. Que lhe parece?
    – Ida a Versailles no Sábado
    — Numa das suas dicas refere “pegar o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles-Rive Gauche’. Do meu hotel parece-me que também devo apanhar este trem. Estou correcto?
    – O “Passe Paris Visite” vale a pena comprar? Se sim onde pode ser comprado?
    Obrigado desde já. Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Paulo, devido ao horário e à localização do seu hotel, acho mais prudente vocês pegarem um táxi no aeroporto. O valor da corrida é em torno de 36€.
      Para ir à Versailles pegue o metrô linha 4 na estação Porte de Clignancourt e vá até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles-Rive Gauche”, desça nessa estação.
      O Paris Visite vale a pena. Compre o passe para 3 dias zonas 1 à 3 e o utilize nos dias 20, 21 e 22. No dia 23 compre bilhetes avulsos e também para ir à Versailles.
      Abraços.

  20. MICHELLI KONCZAK disse:

    Bom dia Rodrigo!
    Marinheira de primeira viagem!..kk
    Apenas confirmando, indo pra Versalles de RER C: Meu hotel fica proximo a estação Javel. Desta estação não preciso mudar de linha, ok?
    Qual bilhete devo comprar na bilheteria desta estação para descer em Versailles Rive Gauche? Ja consigo comprar ida e volta? qual aproximado? Muito Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Michelli, compre bilhete para a estação Versailles – Rive Gauche. Você já pode comprar ida e volta, o valor é aproxidamente 6,50€ os dois trajetos.
      Abraços.

  21. Mariana disse:

    Olá Rodrigo!! Sou apaixonada pelo blog!!
    Estarei em Paris em Dezembro e a estação de metrô mais próxima a mim é a Argentine. Como chego em Versailles ? Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mariana, na estação Argentine pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) até a estação Concorde. Lá troque pela linha 8 (sentido Balard) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.

  22. Juliana disse:

    Olá Rodrigo, adoro seu blog! Estarei em Paris em novembro e ficaremos hospedados na Bastille, Rue Pétion. Qual a melhor forma de chegar a Versailles? Obrigada por todas as dicas compartilhadas, está nos ajudando bastante =)

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Juliana, ande 12 minutos até a estação Richard Lenoir e lá pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie). Desça na estação Gare d’Austerlitz e pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  23. Saulo Alves disse:

    Olá, essa é minha segunda vez em Paris, porém na primeira só passei 10 dias e fui a países vizinhos, infelizmente não deu tempo ir a Versailles, me tira uma dúvida, dessa vez vou ficar em Pigalle, me tira uma dúvida, da estação Pont de Sévres sai um RER para Versailles, se não, qual é a melhor opção?!
    Adoro seu site, já comprei seu livro de 5 roteiros para essa minha segunda viagem e vocês são show de bola, venho aqui todos os dias.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Saulo, na estação Pigalle pegue o metrô linha 12 (sentido Mairie d’Issy) até a estação Concorde, lá troque pela linha 8 (sentido Balard) e desça na estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  24. Jessica disse:

    Rodrigo, Vou a Versalles dia 14.09, estarei hospedada perto da Gare de Lyon, já vi q tenho que pegar a linha 14 e descer em madeleine pra pegar linha 8 pra descer em Invalides e lá pegar o RER C…como só vou passar o final de semana em Paris, achei válido eu e meu marido comprarmos o carnê com 10 tickts, mas este não servem pra chegar no Versalles.Então, quando eu descer em Invalides, tenho como comprar o tickts pra chegar no Castelo?Quanto custa, vc sabe?
    Outra coisa, a região da Gare de Lyon é tranquila?
    obrigada, desde já!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jessica, compre o ticket para a estação ‘Versailles – Rive Gauche’ já na estação Gare de Lyon e use-o para todo o percurso. Não precisa gastar o ticket comum até a estação Invalides e lá comprar o ticket para Versailles.
      Abraços.

  25. Welington Firmes Soeiro disse:

    Olá Rodrigo, muito legal sua página parabéns!!!
    Eu e minha esposa vamos ficar hospedados no Hotel Darcet (Estação Place de Clychy) e vou para Versalles no dia 08/10/2014, minha reserva é para às 9 da manhã.
    Gostaria de saber qual a forma mais rápida de chegar até lá e com quanto tempo de antecedência você sugere que eu saia. Obrigado!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Wellington, se você comprou os bilhetes normais para Versailles (e não alguma excursão ou passeio guiado) você não precisa chegar as 9:00 em ponto. Está escrito 9:00 no ingresso apenas para indicar que o castelo abre nesse horário. De qualquer forma saia com 1h15m de antecedência.
      Na estação Place de Clichy pegue o metrô linha 13 (sentido Châtillon – Montrouge) até a estação Invalides, lá troque pelo trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  26. Sueli disse:

    Olá , estarei indo a Paris no
    Dia 08, gostaria de saber qual a maneira mais fácil de ir á Versalhes e também a Eperny , estarei no Hotel Royal Elysees, na Av. Victor Hugo. Obrigada . Adorei o blog

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sueli, na estação Charles de Gaulle – Étoile pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) e vá até a estação Concorde. Lá pegue a linha 8 (sentido Balard) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’ e desça nessa estação.
      Para ir a Épernay pegue o trem na estação Gare de l’Est.
      Abraços.

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Regina, o trem RER C5 é a maneira mais barata de se chegar em Versailles. A estação mais próxima do seu hotel é a Saint-Michel – Notre-Dame (15 minutos de caminhada). É só um trem para ir e outro para voltar.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.