Paris a Versailles de trem ou RER

Você tem três opções para ir a Versailles de trem.

. De trem à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.

. De trem à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

. De RER C, com parada em duas estações de Versailles: Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo e para descer nela pegue o RER C5.  Você tem que comprar o ticket para zonas 1/4. A linha do RER C para em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel…Veja o mapa do metro de do RER clicando aqui.

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho 15 minutos até o castelo.

Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.

Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

A reforma do Petit Trianon ficou pronta.

Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.

Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.

Veja aqui outros artigos sobre Versailles 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Novas modalidades de ingressos para a Disney Paris

Disney Paris lança Ratatouille

Conexão Paris/Nova Iorque

940 pitacos, participe desta conversa

  1. Leonardo disse:

    Olá, tudo bem? Estou indo com minha esposa no início de setembro e vamos ficar no hotel du lion, na Avenue du Général Leclerc. Qual a melhor forma de chegar a versailles? Estarei em Paris de 5a a 3a. Qual o melhor dia para visitar, de forma que aproveite ao máximo PAris?
    Abraços.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Leonardo, evite o final de semana, Versailles fecha às segundas. Vá na quinta ou na sexta. Na estação Denfert-Rochereau pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  2. Angélica Santos Torres disse:

    Rodrigo, adoro o blog e todas as suas dicas. Irei a Paris em set/2014 e gostaria da sua orientação sobre como chegar a Versailles. Ficarei hospedada no Hotel K+K (4 Boulevard Raspail, 75007 Paris). Muito obrigada antecipadamente!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Angélica, do seu hotel ande 10 minutos até a estação Musée d’Orsay. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  3. Diego Morato disse:

    Olá Rodrigo! Vou a Paris em setembro saindo de Londres. Vou chegar as 9 da manhã em gare du nord e gostaria de ir direto para Versailles. De lá pensei em ir direto para a Torre Eifel e curtir o fim da tarde por la? Vc acha possivel visitar os dois lugares no mesmo dia? Como faço pra me deslocar? Abraço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diego, é possível porque a Torre fica aberta até a meia noite durante o verão.
      Na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e desça na estação Saint-Michel. Lá, pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Na volta pegue o RER C5 nessa mesma estação e desça na estação Champ de Mars – Tour Eiffel.
      Abraços.

  4. Manu disse:

    Olá Rodrigo, vou a Paris em Janeiro de 2015 e estou fazendo todo meu roteiro de viagem pelo site que eu adoro ,gostaria de saber como posso ir a Versailles, eu estarei na Rua Mouffetard perto do metro de Place Monge. desde já obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Manu, ande por volta de 10 minutos até a estação Jussieu e lá pegue o metrô linha 10 até a Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e ande a pé até o castelo.
      Abraços.

  5. Rita disse:

    Olá Rodrigo,

    Sou super fã do trabalho de vocês e planejei toda a minha viagem em Paris com base nas dicas de vocês. Parabéns! Como faço para ir a Versailles estando hospedada próxima a estação St. Paul no Marais?
    Também quero conhecer o castelo Chenonceau, como posso ir para lá de trem?
    Muito Obrigada,
    Rita

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rita, pegua o metrô linha 1 (sentido La Défense) na estação Saint-Paul. Desça na estação Châtelet e lá pegue a linha 4 (sentido Montrouge) e desça na estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação.
      Para ir à Chenonceau você pega o trem TGV em Paris até a cidade de Amboise e lá aluga um carro ou pega um táxi até o castelo. Você pode também contratar uma das empresas de passeio s traslados que nós indicamos: http://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/.
      Abraços.

  6. Aline disse:

    Olá!
    Estarei em Paris no final de setembro. Estarei hospedada na Avenue Victor Hugo. Qual a melhor forma de chegar em Versailles? Obrigada!

  7. Daniele disse:

    Boa tarde Rodrigo, adorei as informações do site, estarei com meu marido em Paris de 3 a 8/ago, entre alguns passeios que já fizemos em outra oportunidade, queremos ir a Giverny e Versailles, estaremos em um Hotel ( Av Anatole) Clichy, como fazemos para ir? qual o melhor dia? precisamos de dica também de compra de bilhete de RER e metro, devemos compra como? um a um ou a semana? obrigada

  8. Maria Angela Geraldo disse:

    Boa tarde Rodrigo, parabéns pelo teu trabalho.
    Estou na Italia e irei embora para o Brasil no dia 15/09 ( 2 feira) desembarcando em Paris as 8h45m, com duas malas grandes e mais a de mao.
    Nao poderia deixar passar a oportunidade de ficar 02 dias e meio em Paris. Ficarei no Grand Hotel Nouvel Opera , Av Ledrun Rollin 152 – 75011 check in a partir das 14h , ate o dia 18/09 ( 5 Feira) fazendo check out as 7 h.
    Gostaria das suas orientaçoes:
    Nao falo ingles e frances, somente o portugues e italiano.
    Chegando a Paris ( com duas malas grandes e a de mao) ;
    - como faço para chegar ao Hotel ( transfer, trem ou metro );
    - como faço para ir a Versailles, tenho dia 16/09 e 17/09, quero conhecer somente o Palacio, horario de funcionamento e onde compro bilhetes,
    - como faço para ir ao Louvre, Notre Dame, onde compro bilhetes dia de funcionamento e horarios ;
    - como faço pra fazer um passeio de barco, bilhete e horarios;
    - vocE aconselha usar os onibus turisticos que circulam a cidade?
    Ficarei agradecida pelas tuas informaçoes

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Angela, como você vai estar sozinha e com 3 malas sugiro que você pegue um táxi no aeroporto. O valor é aproximadamente 55€ (se for o Charles de Gaulle) ou 35€ (se for Orly).
      Para ir a Versailles você pega o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’ e desce nessa estação. Depois siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo. Compre ingressos no site oficial: http://billetterie.chateauversailles.fr/index-css5-chateauversailles-pg1.html.
      Para ir ao Louvre a estação é a Palais-Royal – Musée du Louvre na linha 1, ingressos nas lojas FNAC ou no local.
      Para ir a Notre Dame a estação é a Cité na linha 4, entrar na igreja é gratuito, para subir nas Torres o ingresso é vendido somente na hora, no local.
      O passeio de barco nós indicamos a empresa Bateaux Parisiens: http://www.bateauxparisiens.com/brasil.html.
      A empresa Paris City Vision possui um ótimo ônibus de city tour: http://www.pariscityvision.com/pt/parislopentour.

  9. Luiz Guimarães disse:

    Olá Rodrigo, minha sogra irá para Paris próximo dia 14, passará 4 noites no hotel Apollinaire.
    Como ela deve proceder para passar um dia em Versailles? Qual melhore meio de transporte? Onde ela pega? Qual horário é mais conveniente ir e vir, trata-se de uma senhora que viajará sozinha.
    Obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luiz, ela tem que pegar o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) na estação Vavin (fica a 5 minutos de caminhada do hotel) e descer na estação Saint-Michel – Notre Dame. Lá ela pega o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles -Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até a entrada do castelo.
      O site oficial do castelo sugere o seguinte roteiro de visita:
      Jardins e parques: de 9h a 12h
      Châteaux de Trianon e Domínios de Marie-Antoinette: de 12h a 15h
      Interior do Château de Versailles: à partir de 15h30
      Abraços.

  10. Andreza Fonseca disse:

    Rodrigo, vc acha que é possível fazer o passeio Giverny e Versailles no mesmo dia de trem?
    Vou ficar hospedada no Legend Hotel – 151 bis, rue de Rennes – 75006.
    Por onde começo? Versailles?
    Obrigada pela ajuda!!

  11. Diego disse:

    Olá Rodrigo,
    Estarei indo para Paris no próximo mês e ficarei hospedado no Mercure Paris Monty Opera. Como chego a Versailles de Metro partindo deste hotel? Preciso pegar trem e metrô? Onde devo trocar de metro para trem?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diego, pegue o metrô linha 8 (sentido Balard) na estação Grands Boulevards e desça na estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Na estação Grands Boulevards você compra um ticket para a estação Versailles – Rive Gauche. Você vai usar esse mesmo ticket no metrô e no trem. Na estação Invalides vá seguindo as placas que indicam o RER ‘C’.
      Abraços.

  12. Sabrina Pontes Barboza disse:

    Olá ! Viajo para Paris em outubro de 2014 e vou passar 3 dias na Euro Disney. Gostaria de saber se comprar o RER e dificíl? E se tem bastante disponibilidade de tickets? Por que estou na dúvida se devo comprar já agora pelo site Voyages-sncf ou se devo deixar pra comprar lá ? Pois o que me preoculpa são os valores .
    Desde já Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sabrina, acho que já te respondi essa pergunta. Os tickets para o RER são como os tickets de metrô, não existe a possibilidade deles se esgotarem. Eles podem ser comprados praticamente em qualquer estação de metrô, seja no guichê de atendimento, seja nas máquinas.
      Abraços.

  13. Yessmin E. Helayel disse:

    Obrigada pela informação Rodrigo sobre como chegar à Giverny, Lisieux e Versalles. Mas, eu necessito de mais uma orientação. Somos 5 amigas indo para Estrasburgo no período de 2o a 26 de setembro. Vamos de TGV e ainda não compramos o bilhete. Confesso que com meu francês de “Pequeno Príncipe” não estou segura de comprar sozinha. Preciso de sua orientação. Agora, sobre o clima outonal em Paris e Estrasburgo. Gelado, Frio ou ameno?
    Mais uma vez obrigada por sua atenção. Estamos estudando a comodidade de um dos traslados indicados na Conexão.

  14. Patricia Santos disse:

    Rodrigo, por favor, estou hospedada do Le Meridien Etoile e preciso de saber como chegar ao Versailles da maneira mais simples, pois não falo francês e falo pouco inglês, não sabendo ainda o que significa rer e outras siglas que vc utiliza nas suas informações. Muito obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Patrícia, na estação Porte Maillot pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) até a estação Concorde. Lá pegue a linha 8 (sentido Balard) até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 (RER é o tipo de trem) cujo destino final é ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até a entrada do castelo.
      Abraços.

  15. Ana Paula Carneiro disse:

    Olá, Rodrigo! Tudo bem?

    estarei em Paris do dia 9 a 12 de agosto, hospedada no Comfort Mouffetard Quartier Latin Paris. Qual a melhor estação para pegar até Versailles? Comprar o ticket na hora é tranquilo?

    Obrigada,

    Ana Paula

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana Paula, a estação mais próxima do seu hotel para pegar o trem RER C5 para Versailles é a Gare d’Austerlitz. Comprar o ticket na hora é super tranquilo. Pegue o RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas até a entrada do castelo.
      Abraços.

  16. Patricia disse:

    Rodrigo,
    Iremos à Paris em Setembro/14 e ficaremos hospedados no Quartir Latin, hotel Saint Germai. Qual a melhor maneira de ir à Versailles e Giverny?
    Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Patrícia, ande 15 minutos até a estação Musée d’Orsay e lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Giverny: na estação Saint Lazare, compre uma passagem de trem para a cidade de Rouen. Desça na cidade de Vernon. Ao lado da estação pegue um ônibus, que sai à cada 15 minutos, para chegar em Giverny.
      Abraços.

  17. maria eliza disse:

    Rodrigo…como faço para ir a Versalhes..vou me hospedar em San German des Pres..rue Clement..obrigada e parabens pelo sucesso!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Eliza, ande até a estação Odéon, lá pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  18. Cristina Silva disse:

    Olá, irei a Paris em outubro e estarei hospedada no Novotel Vauginard Montparnasse, próximo a estação Gare Montparnasse. Gostaria de saber como faço para ir a Versalhes, pego trem ou metrô, qual melhor estação para descer? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cristina, como você vai estar próxima à Gare Montparnasse, o mais prático é pegar o trem nessa estação e ir até a estação Versailles Chantiers. Depois é preciso andar 15 minutos até a entrada do castelo.
      Abraços.

  19. Marcelo Leite disse:

    Boa noite, Rodrigo,
    Estou hospedado próximo a estação Blanche (Le Chat Noir Design Hotel). Gostaria de ir a Versailles amanhã de trem/RER. Como devo proceder? Grato!

  20. Thiago disse:

    Olá, Rodrigo.
    Estou com em Paris com esposa e filha.
    Gostaria de saber a melhor forma pra chegar tanto em Versailles quanto na Eurodisney.
    Estamos perto da Rambuteau.
    Avracos

  21. Kyria disse:

    Olá , cheguei em Paris hoje, e gostaria de saber da greve dos trens, pois preciso deles para Eurodisney e Versalhes.
    Continua? Caso positivo , como posso fazer para ir até os dois locais? Obrigada

  22. Luciana disse:

    Rodrigo, quando escreví “trem” estava me referindo ao RER

  23. Luciana disse:

    Olá Rodrigo, boa noite! Em primeiro lugar quero agradecer a vc e a Lina pelas dicas e orientações. Vou a Paris em setembro pela primeira vez e vejo o CP todos os dias! Já me sinto em Paris…rsrs… Vou me hospedar no Ibis Opera La Fayette. Para ir do hotel até Versailhes o caminho mais fácil é pela Gare du Nord ou existe outro trecho melhor? Vc pode me explicar qual trem devo pegar? E quanto tempo de viagem? Muito obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciana, o trem RER para Versailles não passa na Gare du Nord. Faça assim: pegue o metrô linha 7 na estação Cadet e desça na estação Opéra. Lá pegue a linha 8 e desça na estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  24. Yessmin E. Helayel disse:

    Olá Rodrigo!
    Em setembro estarei em Paris e gostaria de ir à Lisieux, Giverny e Versalles. Meu hotel é o Villa Modigliani (Rua Delambre) próximo à Estação Montparnasse. De trem como chegar ?
    Obrigada
    Att
    Yessmin

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Yessmin, para ie à Lisieux você pega o trem na estação Saint-Lazare. Para ir à Giverny você pega o trem com destino à Vernon (e desce antes em Giverny) também na estação Saint-Lazare.
      Para ir a Versailles pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) na estação Vavin e vá até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga a pé o fluxo de pessoas até o castelo.
      Abraços.

  25. Vania disse:

    Olá. Adorei seu blog. Dicas muito úteis para quem vai a Paris pela primeira vez. Mas será que você poderia me dar uma ajudinha especial? Gostaria de conhecer o castelo do link abaixo mas não sei pra qual cidade devo ir e se posso ir de trem. Será que voce poderia me ajudar? Obrigada!

    http://www.chateau-portes.org/fra/contact

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Vania, o que eu consegui descobrir foi que o castelo fica a 20km da cidade de Alès. Você chega à Alès de trem saindo de Paris. Sugiro que você mande um email para o chateau pedindo explicações mais detalhadas.
      Abraços.

  26. Leila disse:

    Sempre nos orientando, estou indo a Paris pela terceira vez, acho que até a décima continuarei tendo dúvidas e contando com vocês, leio o conexão todos os dias, com todas as dicas dadas aqui, consigo sempre montar roteiros super diferentes sem repetir nada, sendo assim sempre faço uma viajem nova, obrigada Rodrigo seu trabalho ajuda a cada um de nós a realizarmos nossos sonhos. MUITO OBRIGADA MESMO.

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Leila, na estação Madeleine pegue o metrô linha 8 (sentido Balard) até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 com destino final em ‘Versailles – Rive Gauche’, desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.