Paris a Versailles de trem ou RER

Você tem três opções para ir a Versailles de trem.

. De trem à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.

. De trem à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

. De RER C, com parada em duas estações de Versailles: Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo e para descer nela pegue o RER C5.  Você tem que comprar o ticket para zonas 1/4. A linha do RER C para em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel…Veja o mapa do metro de do RER clicando aqui.

Qual escolher? Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho 15 minutos até o castelo.

Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.

Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

A reforma do Petit Trianon ficou pronta.

Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.

Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.

Veja aqui outros artigos sobre Versailles 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1228 pitacos, participe desta conversa

  1. Camilla Prado disse:

    Olá Rodrigo, vou à Paris em setembro e agradeço por este blog incrível, os posts conduziram 100% o meu roteiro! Aluguei um apto em Montmartre (perto da estação Abesses), qual a melhor opção para ir até Versailles?

  2. Vanessa Garcia disse:

    Olá, Rodrigo! Pretendo ir para Versailles dia 20/08, vou ficar hospedada perto da estações Chales de Gaulle Etoile e Temes, qual escolho e como faço?
    Obrigada e parabéns pelo site!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Vanessa, na estação Chales de Gaulle Etoile pegue o metrô linha 6 (direção Nation) e vá até a estação Montparnasse – Bienvenue. Essa estação se comunica internamente com a estação ferroviária Paris Montparnasse. Lá, pegue um trem comum até a estação Versailles Chantiers. A caminhada de Versailles Chantiers até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos.
      Abraços.

  3. Beatriz Almeida disse:

    Olá Rodrigo. Pretendo ir à Versailles dia 19/08. Vi aqui no site que alguns trechos estarão fechados nessa data. Ficarei hospedada no Hotel Mayet, próximo à estação Duroc do metrô. Para onde devo seguir para chegar em Versailles?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Beatriz, na estação Duroc pegue o metrô linha 10 (direção Boulogne – Pont de Saint-Cloud) e desça na estação Javel – André Citroën. Saia dela e ande até a estação Javel. Lá pegue o trem RER C5 com destino a estação Versailles – Rive Gauche.
      Abraços.

  4. Rosana Parisi disse:

    Boa noite! Amanhã vamos para Versailles e estamos próximos da estação Port Versailles Expo, aliás, no Mercure que fica lá em cima, na lateral do final do parque da Expo. Qual a melhor opção ? Aguardo e agradeço
    Rosana

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rosana, na estação Port Versailles pegue o metrô linha 12 (direção Aubervilliers) e vá até a estação Montparnasse – Bienvenue. Essa estação se comunica internamente com a estação ferroviária Paris Montparnasse. Lá, pegue um trem comum até a estação Versailles Chantiers. A caminhada de Versailles Chantiers até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos.
      Abraços.

  5. Cynara disse:

    Olá. Estou preocupada com as interrupções até Versailles. Como posso ir de 10 Rue Pasquier, 75008 Paris até o Palácio. Estarei em Paris de 17 a 22/08/2015. Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cynara, ande cerca de 7 minutos do seu hotel vá até a estação ferroviária Saint-Lazare. Lá pegue um trem comum até a estação Versailles – Rive Droite. A caminhada de Versailles – Rive Droite até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos.
      Abraços.

  6. Cristina disse:

    Olá Rodrigo! Entre 12 e 18 de setembro de 2015, o RER C5 também estará com trecho interrompido para Versailles? Caso positivo, que alternativa tenho para ir, saindo do Centre Pompidou?? obrigada!

  7. Saulo Farias disse:

    Olá Rodrigo, poderia me ajudar?! Estarei em Paris entre os dias 16 e 21 de agosto de 2015 hospedado no hotel ibis Styles Paris Cadet Lafayette, no seguinte endereço:11, Bis Rue Pierre Semard Paris Paris 75009 França. Qual melhor maneira de chegar em Versalhes?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Saulo, nesse período o trem RER C5 que liga Paris à Versailles terá um trecho interrompido. A maneira mais fácil no seu caso é a seguinte: na estação Notre-Dame-de-Lorette pegue o metrô linha 12 (direção Mairie d’Issy) e vá até a estação Saint-Lazare. No térreo pegue um trem comum até a estação Versailles – Rive Droite. A caminhada de Versailles – Rive Droite até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos.
      Abraços.

  8. Mary Vasconcelos disse:

    Vou estar em Paris no Hotel Íbis ️Paris Tour Eiffel Cambronne , nos dias 19 a 22, gostaria de visitar os jardins do Castelo de Versalhes , como chego até la ?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mary, nessa época um trecho do RER C5 que liga Paris à Versailles estará em reformas, faça assim: na estação La Motte-Picquet – Grenelle pegue o metrô linha 10 até a estação Javel – André Citroën. Saia dela e ande até a estação Javel. Lá pegue o RER C5 com destino a estação Versailles – Rive Gauche e desça nessa estação.

  9. Paolla disse:

    Olá, gostaria de uma dica.
    Terei praticamente 1 dia e meio em Paris.
    Estaremos hospedados ali por perto do Moulin Rouge.. naquela região. O que compensa mais? Ir logo cedo a Versailles e o restante do dia conhecer todas as outras atrações da cidade ou deixar para ir no fim da tarde a Versailles? Uma vez ouvi falar que tem um ticket do metro para ir ate lá que já inclui a entrada, e não seria necessário ficar na fila para entrar. Existe mesmo?
    Desde já, agradeço sua atenção.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Paolla, na verdade Versailles é um programa para quase o dia todo. Eu chegaria lá na abertura, 09:00, e tentaria ver tudo até 14:00. Dessa forma você chegaria de volta à Paris por voltas das 15:00 e ainda teria tempo de visitar algum museu ou monumento.
      Não conheço esse ticket de metrô. De qualquer forma você pode comprar o ingresso antecipado no site oficial de Versailles.
      Abraços.

  10. varlei disse:

    Repetindo minha solicitação original:
    Como faço para ir do Hotel Mercure Paris Arc de Triumphe Etoile (27, Avenue Des Ternes) até o Palácio de Versailles (de metrô/trem)? Muito obrigado. Varlei

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Varlei, ande cerca de 10 minutos até a estação Charles de Gaulle – Étoile. Lá pegue o metrô linha 6 até a estação Montparnasse – Bienvenüe. Ela se comunica com a estação ferroviária Montparnasse. Pegue então um trem comum até a estação Versailles Chantiers. A caminhada de Versailles Chantiers até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos.
      Abraços.

  11. varlei disse:

    Rodrigo, minha visita à Versailles será nos dias 22/07 (quarta) ou 23/07 (quinta). Somos quatro pessoas. Varlei

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.