Dias feriados na França

Ópera Garnier

Place Vendôme

Dia 11 de novembro, 10 horas da manhã, céu azul, 7 graus. Feriado na França. Festa civil e não religiosa, por isto todos os monumentos estão decorados com as bandeiras da França e da Europa.

Abaixo a lista dos dias feriados para 2009. Para organizarem bem a viagem melhor terem em mente estas datas.

Festas civis

1 de janeiro/ano novo – 1 de maio/dia do trabalho – 8 de maio/vitória dos aliados em 1945 – 14 de julho/festa nacional – 11 de novembro/final da primeira guerra mundial 1918.

Festas religiosas

25 de dezembro/natal – 13 de abril 2009/páscoa – 21 de maio 2009/ascensão – 1 de junho 2009/Pentecostes – 15 de agosto/ascensão da Virgem – 1 de novembro/dia de todos os santos e dia dos mortos.

Festas sem feriado

14 de fevereiro/dia dos namorados, na França se chama Saint Valentin – última terça de maio/festa dos vizinhos ou Immeubles en fêtes. Os vizinhos se reúnem para um jantar festivo no passeio, no jardim do prédio. – último domingo de maio/dia das mães – terceiro domingo de junho/dia dos pais – 21 de junho/festa da música – início de outubro/nuit blanche.

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Dicas legais para os viajantes

Como é a viagem das crianças desacompanhadas

França: os produtores de vinhos e seus “castelos”

119 pitacos, participe desta conversa

  1. Rebeca disse:

    Gostaria de saber se a Basílica de Santa Terezinha ( em Lisieux ) está aberta a visitação dia 1 de janeiro…

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rebeca, no site da Basílica diz que eles estarão abertos e acontecerão os seguintes eventos:
      - 9h e 11h15: missa na Capela do Carmel
      - 10h30: missa na Cripta da Basílica
      Abraços.

  2. Aurea Costa disse:

    Obrigada Rodrigo. Me refiro aos feriados em Carcassonne.

  3. Aurea Costa disse:

    Rodrigo,
    Chegarei em Carcassonne dia 19 de abril, sabado, passarei o Domingo 20 e seguirei na segunda 21 para Paris. Ja estou com os trechos aereos comprados. Sera que por pegar os feriados da Semana Santa terei algum problema tipo taxi hotel/gares, atrações etc?

  4. doris disse:

    Olá, bom dia!
    Vou passar o reveillon em Paris, fico até dia 02/01/2014, gostaria de conhecer o castelo de Versailles, é possível conhecer no dia 1º é
    aberto pra visitação?
    Atenciosamente,
    Doris

  5. Estela disse:

    Pelo amor!! SuJere??? Que língua é esta? rsrsrsrs

  6. Lia disse:

    Pretendo ir a Paris na próxima Semana Santa (12 a 20 de abril/2014). Que dias serão feriados e o que funcionará nesses dias?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lia, na França os feriados da Semana Santa são o domingo e a segunda de Páscoa, respectivamente, dias 20 e 21 de abril de 2014. Geralmente nessas datas só o comércio fecha, museus e monumentos permanecem abertos.
      Abertos.

  7. Karol disse:

    Oi Lina, desculpa se minha pergunta já estiver respondida em outra resposta, eu dei uma olhada e não encontrei. Estarei em Paris no ano que vem (2014) no feriado da páscoa. Minha dúvida: como provavelmente muita coisa estará fechada, reservei o dia de feriado para viajar para Rennes, visitar uma prima, mas estou com medo das passagens de trem estarem mais caras, pelo volume de franceses viajando. Poderias me dar alguma dica quanto a isso, ou achas que não terá diferença?

  8. Marcelle disse:

    Bom dia!
    Estarei em paris do dia 11Novembro de 2013 até dia 17 Novembro, sei que é feriado em Paris dia 11 Novembro poderia me ajudar dizendo o que funciona e o que não funciona. Muito Obrigada! adoro o seu site! :)

    • Lina disse:

      Marcelle
      Dos monumentos e museus, quase tudo estará aberto: torre Eiffel está aberta, os passeios pelo Sena, o Louvre e Centre Pompidou…Somente o comércio das zonas não turísticas estará fechado.

  9. Ricardo disse:

    Olá Lina
    Gosto muitíssimo do seu blog. Tem nos ajudado muito. Uma dúvida: Estaremos em Paris no dia 01/janeiro/2014. O que abre neste dia? O que vc sugere fazer? Beijos

  10. Fabiana disse:

    Tb gostei muito do blog!
    Minha filha chegou a Grenoble hj e amanhã será feriado . Gostaria de saber qual feriado.
    Como é uma cidade estudantil irão emendar sexta. Gostaria de saber se o comercio tb abre.

  11. Flávia disse:

    Olá Lina!
    Os franceses costumam emendar os feriados? Vou estar em Paris 15 de agosto, e como é uma quinta gostaria de saber se no dia 16 tudo já está normal. Muito obrigada! Amo o seu blog!! beijos

  12. Rogerio disse:

    Bom dia,,, como é a pascoa no interior da França, os mercados fecham? como funciona? pois, estou programando as próximas férias,, abril,,, irei passar o mês na França, metade em Paris metade no interior,,, justamente, a pascoa será no interior,,, obrigado

  13. Patrícia disse:

    Olá! Muuito bom este site e por isso peço sua ajuda.
    Pretendo fazer um curso em Paris em agosto/2013 e estou alugando um apartamento na Rua D’Arras – quartier latin – pela agência Paris Attitude. No contrato estão dizendo que tenho que fazer seguro contra incêndios, explosões, etc. Isso é mesmo necessário e não seria o locador e contratar esse serviço? Por favor, responda-me assim que possível, pois estou com o contrato em mãos e eles me apertando um pouco em razão da proximidade da locação.
    Obrigada.

    Patrícia

  14. Bruno disse:

    Olá,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Sou um leitor voraz desde que decidi passar minha lua de mel aqui em Paris.
    Graças ao seu site que hoje tomei um delicioso chocolate quente no Angelina, por exemplo =)
    Agora estou com uma dúvida: minha passagem de retorno está marcada para 1 de maio e, como li aqui uma vez que tudo fecha neste dia, estou com medo do metrô ou do RER não estarem funcionando a pleno vapor. Existe alguma mudança no funcionamento deles nesse período?

    Obrigado por todas as dicas do site. Elas foram essenciais para o sucesso da minha lua de mel =)

  15. Vania disse:

    Ola,
    Parabens pelo site, ajudou-me muito.
    Estarei em Paris do dia 31/10/13 a 04/11/13 e só agora vi que é feriado dia 01/11 planejava ir ao museu do Louvre, Notre Dame, a torre enfim visitar varios museus e lugares! As lojas fecham? Terá o passeio no rio Sena enfim o que abre e o que fecha neste 01/11/13. Qual a sua sugestao para fazer num feriado?
    Obrigada!!
    Vania

  16. Viviane disse:

    Lina, muito obrigada pela sua resposta. Gláucia, olá, tudo bem? Onde vc vai se hospedar?

  17. Wagner disse:

    Lina, qual região você indica para se hospedar, considerando os passeios noturnos e bem movimentado?

  18. Gláucia disse:

    Viviane, também estamos indo para Paris nesse período. Seria legal se pudéssemos trocar idéias sobre esse período lá.

  19. Viviane disse:

    Olá! Site maravilhoso! Está me ajudando muito na programação da viagem a Paris, de 07 a 15 de maio. Como há feriados no dia 08 e 09, estamos preocupados com a lotação dos museus e com o que abre ou não nesses dias. Vamos comprar o passe museu de 6 dias… vale a pena usar nos dia de feriado, ou os museus/atrações estarão muito cheios ou fechados? Grata pela ajuda!

  20. Rosenna disse:

    Olá… Estarei em Paris na data 01/04/2013 à 15/04/2013, gostaria de saber se nesse período é comemorado a Páscoa e se é feriado? Caso seja feriado os pontos turísticos funcionam normalmente?

  21. Elisa disse:

    Oi Lina!

    Seu blog é ótimo. Devoro sempre que posso :)
    É nossa primeira viagem a Europa e não sei se felizmente ou infelizmente também passarei do dia 8 a dia 14 de maio/ 2013 por Paris. O que costuma acontecer nesses feriados? Paris fica cheia, vazia? Há uma grande festa? Estou com receio de não aproveitar. Um abraço!

    • Lina disse:

      Elisa
      Nestes dias a cidade continua normal. Vida normal e tudo aberto, menos na segunda de Páscoa que é feriado. Mas mesmo no feriado os museus e monumentos estão abertos.

  22. Leticia disse:

    Oi Lina! Vou em lua-de-mel para Paris no dia 07 de maio de 2013. Vi que será feriado no dia 08 (e parece que no dia 09 também). Estamos nos baseando no seu roteiro a´pé de 4 dias e mais um dia para irmos aos Jardins de Monet (ficaremos 5 dias inteiros). Achas que os feriados podem impedir algo do nosso roteiro? Os monumentos e museus abrirão normalmente? Desde já agradeço. Beijos. Letícia

  23. Liliane Lima da Silva disse:

    Olá Lina, estarei em Paris no periodo de 22/12 a 26/12/2012, planejei ir a Versailles no dia da chegada 22/12/12 ( sab) no inicio da tarde, fazer Louvre, entre outros no domingo e segunda, e na 3a ( 25/12) ir a Torre Eiffel, Notre Dame e passeio de batobus. Vou comprar carnet de 10 tickets do metro, RER avulso para Versailles, e taxi CDG até o hotel na rua Cambaceres, Elysses 8 ( somos 03 pessoas). O que vc acha, vale a pena pegar o RER do aeroporto até o hotel?

  24. Juliana disse:

    Olá, bom dia! Vou viajar para Portugal em 15 de dezembro e gostaria de ficar 1 dia em Paris, meu período viajando é de 15-12 até 25-12, qual melhor dia vc recomendaria para ir a Paris?

    • Lina disse:

      Juliana
      elimine o dia 25, todos os outros são bons. Paris estará iluminada para as festas do fim do ano. Se quiser ver lojas abertas, não venha no domingo.

  25. Ariana disse:

    Ola vou esta no dia 01 de janeiro em paris e gostaria de saber o que funciona nesse dia, por favor estou perdida,
    obrigada.

  26. Daniela Santos disse:

    Lina help please! Não entendi muito bem nos comentários o que estaria aberto ou fechado no feriado de 15 DE AGOSTO. Chego dia 15 de AGOSTO DE 2012 em Paris e a minha programação era aquele roteiro a pé que vai da Place vendôme à Lafayette. O que estará aberto? (Roteiro dia 1 a pé, partindo da concorde -G- chegando no BLVD Haussemann -M)
    Please preciso da sua dica =}

    • Lina disse:

      Daniela
      Os monumentos e museus estão abertos dia 15 de agosto.
      Mas o comércio está fechado. Acontece que em certas ocasiões as Galerias Lafayette no boulevard Haussmann abrem nos feriados. Fique de olho no site das Galerias. Se forem abrir elas informam.

  27. carolina maia disse:

    Oi Lina,
    estarei em Paris dia 1°maio e gostaria de saber o que me sujere fazer, já andei lendo que o comercio todo fecha, mas e os pontos turisticos, Versalles por exemplo, torre eiffel, tambem fecham? Há restição de horarios nos metros?
    obrigada e parabéns pelo site!

    • conexaoparis disse:

      Carolina
      Torre Eiffel fica aberta o ano todo. Versailles está fechada dia 1 de maio.
      O metro funciona normalmente.
      Os barcos no rio Sena também funcionam.
      Vá passear pela rue de Rosiers, rue Francs Bourgeois, Place des Vosges e ilha Saint Louis. São os lugares mais animados de Paris nos dias feriados. Todas estas ruas estão no Marais.

  28. Daniela disse:

    Muito obrigada!! =)

  29. conexaoparis disse:

    Daniela
    Dia 25 fica aberto: torre Eiffel, Notre Dame, alguns restaurantes da avenida Champs Elysées e o museu Jacquemard André.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.