Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

811 pitacos, participe desta conversa

  1. Regina disse:

    Ola!!

    Estamos em paris e amanha vamos para o palacio versalles. Estamos aqui nos arredores 9, compramos o museum pass com o ticket do rer, da para nos pegarmos esse rer na estacao de trem paris du nord??

    Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Regina, você comprou o Paris Pass com direito ao transporte público? Se foi isso ele não dá acesso ao RER até Versailles.
      Na estação Gare du Nord compre o ticket “Origine-Destination” com origem na estação Gare du Nord e destino na estação Versailles – Rive Gauche. Pegue então o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e vá até a estação Saint-Michel. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICK) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  2. Paulo Jorge disse:

    Boa noite Rodrigo . Minha intençao é ir de uma cidade para outra nesta seuqencia Paris , Luxemburgo , Bruges , Amsterdan e retornando para Paris ( meu aviao chega em Paris e depois de 20 dias o retorno tambem é de Paris ). Estava pensando de comrprar um bilhete Euro pass França Benelux por EU$220 , mas tenho dúvida realmente se esta é a melhor sequencia .

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Paulo, pesquise naquele site que te indiquei o tempo gasto nas viagens de trem entre as cidades e se há escalas. Escolha a sequência de acordo com os menores tempos de viagem entre as cidades.
      Abraços.

  3. Paulo Jorge disse:

    Grato pela informaçao Rodrigo . A sequencia de Paris , Luxemburgo , Bruges ,Amsterdan , Paris ( pois meu aviao chegará e sairá de Paris ) , seria a melhor sequencia para fazer de trem ?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Paulo, a sua intenção é ir de uma cidade para outra ou sempre ir e voltar para Paris? Se você pretende ir de uma cidade para a outra, é preciso pesquisar pelo site que eu indiquei qual seria a melhor sequência (por exemplo, qual cidade é mais próxima uma da outra, qual passagem é mais barata, etc).
      Abraços.

  4. Paulo Jorge disse:

    Boa noite Rodrigo . Irei para Paris , e quero visitar tambem Luxemburgo , bruges e Amsterdam ( quero ficar dois dias em Bruges , dois dias em Luxemburgo e quatro dias em Amsterdan) . Qual é a melhor logistica para fazer estes percursos de trem ? E qual seria a empresa com melhor custo beneficio ?

  5. Yrlla Ribeiro disse:

    este post fala da beleza do restaurante le train bleu mas não fala da comida, vocês já foram? tem alguma avaliação para me passar? E o preço é muito salgado?

  6. Anita klemann disse:

    Ola Rodrigo,
    Quero ir de Pesaro Italia para Paris de trem.
    Qual a dica mais economica para eu comprar os bilhetes?
    abracos

  7. Mica disse:

    Olá Rodrigo. Vou viajar de Bangkok para Paris em Agosto e depois gostaria de ir de comboio de Paris ate Lisboa. Já tentei saber os preços do comboio mas nao encontro, seria possivel dar-me alguma informação acerca deste assunto?

  8. Eduardo disse:

    Boa noite, Rodrigo.
    Passarei minha última noite de viagem em Paris. Chego de Amsterdam de trem na estação Gare du Nord às 21:50h e ficarei hospedado num hotel colado ao aeroporto CDG, pois facilitará meu embarque no dia segunte de manhã… Qual a melhor maneira de ir da Gare du Nord ate o CDG? RER? Precisa de baldeações?
    Muito obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eduardo, no subsolo da própria Gare du Nord pegue o RER B com destino final em Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV. Não vai haver baldeações.
      Abraços.

  9. Wellington disse:

    Estamos em Saint Louis e pretendemos passar um dia em Paris, chegando via GARE DE LYON.
    Para conhecer os principais destinos da cidade, é possível ir de bike? Quais as recomendações??

  10. priscila disse:

    Oi Rodrigo, primeiramente preciso agradecer pelo seu site…vejo que ajuda não só a mim mais muitos outros viajantes. Bom ,estou indo para Londres final do mês e no dia 31 vamos para Paris no Eurostar. Gostaria de saber onde é o melhor lugar parar ficar em Paris levando em conta que chegaremos lá de trem e iremos embora de madrugada para ORLY?

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.