Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

737 pitacos, participe desta conversa

  1. Carolina Chaves disse:

    Boa tarde Rodrigo, irei ficar próxima da Gare du Nord e você me informou anteriormente que é afastada dos pontos turísticos, o que você sugere para conhecer os principais pontos de Paris e quais opções?
    Agradeço desde já!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carolina, pegue uma das linhas de metrô que passam na Gare du Nord. Você vai ter que fazer baldeações dependendo de onde quer ir. Estude o mapa do metrô.
      Abraços.

  2. Refina bezerra disse:

    Prezado Rodrigo, obrigada por todas as dicas que posta no Blog, ajudam muito! Veja se pode me ajudar: vou alugar um carro no domingo e a Gare de Lyon é uma dos poucos lugares com locadoras abertas nesse dia. Sabe me dizer a distancia entre ela e a estação Gare Montparnasse? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Refina, não sei a distância. Para ir de uma gare à outra faça assim: na estação Montparnasse – Bienvenüe pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e desça na estação Châtelet. Lá pegue o metrô linha 14 (sentido Olympiades) e desça na estação Gare de Lyon.

  3. Carolina Chaves disse:

    Boa noite Rodrigo!!
    Estou indo para Paris agora em Dezembro, e irei ficar na mesma rua da Gare Du Nord. Esta localização é boa para ir andando para os passeios pela cidade?
    Muito Obrigada!!!
    Parabéns pelo blog….me ajuda muitoooo!!!

  4. Mauricio Peres disse:

    Rodrigo, tudo bem!? Encontrei seu Blog e gostaria que se possivel, me ajudasse. Chego em Paris Nord de Amsterdam e parto para Geneve de Paris Gare Lyon. Como posso fazer este trajeto da forma mais rápida? Penso em deixar as malas em um guarda volume em Paris Gare Lyon e dar uma passada na Torre Eiffel, uma vez que a volta é de Paris Gare de Lyon as 19:11. Gostaria de chegar lá por volta de 18:00 hrs. Poderia me sugerir o que for melhor e mais rapido. Desde já agradeço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maurício, na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Les Halles. Lá pegue o trem RER A ou RER D e desça na Gare de Lyon.
      Abraços.

  5. katia disse:

    vou para gare de lyon em janeiro,como faço para visitar paris,dar para ir a pé? desde já agradeço

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Katia, a Gare de Lyon não fica tão próxima a todos os monumentos e pontos turísticos de Paris. Você pode pegar o metrô linha 1 lá e percorrer Paris.
      Abraços.

  6. Simone Silva disse:

    Oi Rodrigo.
    Queria pedir tua opinião. Eu comprei hoje 3 bilhetes de trem que vai de Nice até Paris pelo TGV.
    Ocorreu algum erro (meu o do site) e os nomes ficaram trocados. Ficou assim:
    Onde era para constar o nome, ficou o sobrenome. E onde era o sobrenome, ficou o Nome. Exemplo:
    Name: Simone
    First name: SIlva e Silva

    Confesso que estou bem preocupada dessa situação me causar problemas.
    Com a sua experiência, o que vc acha? Terei problema?

    Outra pergunta, como vou chegar em Paris pela Estação GAre de Lyon, vc me aconselha ficar num hotel próximo a essa estação ou próxima a estação GAre Du Nord, uma vez que no dia seguinte seguirei viagem de retorno para o Brasil?
    Abraços e parabéns pelo blog!!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Simone, nunca vi um caso semelhante mas não acho que não haverá problema. Leve seu passaporte.
      A região próxima a Gare de Lyon é bem melhor e mais simpática que a região ao redor da Gare du Nord.
      Abraços.

  7. Evandro disse:

    Olá Rodrigo, muito legal seu site, parabéns!
    Vou chegar em Paris dia 22/12 às 12h pelo CDG, e vou direto para Bruxelas e depois Amsterdã, retornando a Paris dia 28/12.
    Qual melhor trem para este roteiro? Do aeroporto CDG a estação Du Nord você recomendaria taxi?
    Sabe se museus e demais atrações funcionam dia 31/12 e 01/01? Abs

  8. Erika Cerqueira disse:

    Rodrigo, obrigada! Mas, vc sabe se é certo ter taxi no dia de Natal à noite?!

  9. Erika Cerqueira disse:

    Olá, Rodrigo! Já fiz algumas perguntas há alguns meses e vc foi super simpático respondendo…. Agora está chegando mais perto da viagem ( vamos em dezembro) as dúvidas vão aumentando, rsrsrs Já comprei os ingressos na lojinha e o guia tb… Minha dúvida de hj é sobre a gare d l’est… Vamos fazer um bate volta a strasbourg no dia 25 de dezembro, nosso trem chega em Paris em torno das 22:30hs, nosso hotel é o Best western le jardin de Cluny, estaremos com nosso filho de 7 anos… Qual seria a forma mais segura e pratica de sairmos da gare? Metrô ou taxi? Será que os meios de transporte no dia 25 estarão funcionando bem?! Bateu medo de chegar nesse horário, mas não temos outra opção

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Erika, a forma mais segura e prática é o táxi. Se vocês quiserem utilizar o metrô faça assim: na Gare de l’Est pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) e vá até a estação Gare d’Austerlitz. Lá troque pela linha 10 (sentido Boulogne – Pont de Saint-Cloud) e desça na estação Maubert – Mutualité.
      Abraços.

  10. Maria Cecília disse:

    Boa noite! Vamos à Paris para o Natal e no dia 26/12 gostaríamos de pegar o TGV para Strasbourg voltando no mesmo dia. Como ficaremos hospedados na Rue Perche, Le Marais, qual seria a estação ferroviária mais próxima para o TGV? Desde já agradeço. Cecília

  11. Gabriela disse:

    Boa noite,
    Vou para Paris e meu vôo chegará às 22:00 no Charles de Gaule. Ficarei hospedada no Íbis Paris Alessya Montparnasse, estação de metrô Alessya.
    Estou com uma mala de 23 kg. Você acha que é tranquilo pegar o RER e depois o metrô para eu chegar no hotel por volta de 00:00 ou 01:00? Ou seria melhor parar no Gare du Nord e pegar um taxi lá?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gabriela, pelo fato de você chegar nesse horário, eu aconselho que você pegue um táxi no próprio aeroporto. Táxi em Paris muito tarde é difícil.
      Abraços.

  12. Grace disse:

    Rodrigo, obrigada pela ajuda. Abraço

  13. Ana paula disse:

    Ola!!
    Qual eh a melhor forma de ir da estacao gare de lyon ate a gare du nord?

  14. Grace disse:

    Oi Rodrigo!!! Gostaria de saber também como chego Paris Espo Porte de Versailles, aqui no bilhete diz estação Porte de Versailles e Ballard. Partindo da estação charles de Gaule – Etoile. Abraço

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Grace, na estação Charles de Gaule – Étoile pegue a linha 6 (sentido Nation) até a estação Pasteur. Lá troque pela linha 12 (sentido Mairie d’Issy) e desça na estação Porte de Versailles.
      Abraços.

  15. Grace disse:

    Boa tarde, Rodrigo. Seu blog tem me ajudado muito, excelentes dicas; adorando o guia q minha mãe comprou: 5 roteiros em Paris. Estarei em Paris agora em outubro e vou à Bruxelas. Gostaria de saber como faço p chegar em Gare du Nord, sendo meu ponto de partida O arco do triunfo. O nosso trem sai as 8:00 horas. Que horas devo sair p chegar a tempo? Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Grace, na estação Charles de Gaulle – Étoile (a estação do Arco do Triunfo) pegue o metrô linha 2 (sentido Nation) e desça na estação La Chapelle. Essa estação se comunica internamente com a Gare du Nord (você vai andar um pouquinho). Saia com 1h30 de antecedência.
      Abraços.

  16. Renata Mello disse:

    Ah, esqueci de dizer, que voltando de Londres queria ir a Disney, pois no pacote da CVC não está incluído esse passeio em Paris. Qual a melhor forma de ir com criança?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Renata, para ir à Disney pegue o trem RER A4 com destino final em Marne-la-Vallée – Chessy. Desça nessa estação e ande 5 minutos até a entrada do parque. O RER A4 tem várias estações dentro de Paris, preciso saber o endereço do seu hotel para lhe informar em qual delas pegá-lo.

  17. Renata Mello disse:

    Olá, gostei das dicas e queria aproveitar mais algumas…hehe…vou fazer um pacote pela cvc saindo de Paris em abril/2015, mas vou chegar 3 dias antes para ir a Londres, no Paultons Park por causa da minha filha, queria saber se é melhor chegar em Paris e ir direto para Londres para não gastar com hospedagem em Paris (antes do pacote), e onde ficar em Londres quando chegar pelo Eurostar. Há hotéis com transfer para o trem? O park fica em Hampshire, quase 2 horas de Londres, seria melhor alugar um carro ou há trem para esse local? Agradeço.

  18. Ana claudia disse:

    Bom dia! Estarei em Paris entre os dias 03 de janeiro até dia 08/01/2015. Somos um casal e 3 adolescentes. Gostaria de sugestões de apart hotel e passeios. Seria interessante pegar o trem TGV e ir para “Rems” passar o dia alugar um carro e passear por la e voltar a Paris a noite?? Pbg

  19. Cássia disse:

    Rodrigo ficarei hospedada em Paris perto da universidade de Sorbonne, como faço pra ir pra estação Gare Du Nord pra pegar o Thalys pra Amsterdã? Fica difícil com uma mala média?
    Agradeço desde já sua ajuda!

  20. Jefferson disse:

    Olá, Rodrigo
    Você sabe se a região próxima a Gare de Lyon é perigosa a noite, pois estou pensando em me hospedar com minha família no Novotel que fica ao lado da estação.
    Desde já obrigado, parabéns pelo site!!

  21. Milenna disse:

    Boa noite! Vou para Paris no carnaval de 2015, estou pensando em pegar o trem e ir para Londres, passar o dia e voltar. Para isso, gostaria de saber quais pontos turísticos poderia conhecer em Londres no dia? Pensei em comprar a volta à noite, existe algum perigo para tal? Desde já agradeço.

  22. Juliano Alcantara disse:

    Parabens seu guia e realmente excelente, me direcionou o raciocinio em Paris. Por favor preciso de uma ajuda, qual a melhor opção de transporte para chegar da estação Gare du Nord (Estarei vindo de Londres para Paris) a Rue du Caire, estacao mais proxima (Reaumur Sebastopol ou Sentier) Um casal.
    Adorei seu blog. Muito obrigado desde já.

  23. Carmelucy de almeida disse:

    Boa noite, vou stair de paris e Gostaria de ir à Bruges, permanecer Uma noite em Bruges, deposit ir à Bruxes e Amsterdam quero faze reassessed precursors de trem, Gostaria de receber Uma orientação, qual trem pegar!Da estação de trem de bruxelas como faço para ir ao centro.Muito Obrigada, Carmen

  24. Joelma disse:

    Bom dia !Gostaria de uma informacao..
    Chegamos em Paris as 15:47 de trem eurostar de Londres,na estacao Paris Nord.Estamos em 3 casais e vamos ficar no Ibis Paris Torre eiffel Cambronne 15em…Qual seria a opcao mais correta para chegar no hotel?De trem? Nao conhecemos nada la…quaal estacao pegamos ,aonde compramos o bilhete?Vamos ficar 3 dias inteiros,num deles vamos ja de manha no louvre e no outro no palacio de versailles.Talvez ,já compramos os bilhetes todos?sai mais em conta?
    Parabéns pelo blog e mto obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Joelma, vocês podem pegar um táxi minivan na porta da Gare du Nord (também conhecida como Paris Nord) para vocês seis. Talvez seja um pouco demorado para conseguir. O valor deve girar em torno de 25€.
      Ou então vocês descem para o subsolo da Gare du Nord e lá peguem o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Raspail. Lá vocês trocam pela linha 6 (sentido Étoile) e descem na estação Cambronne.
      Na Gare du Nord comprem o bilhete ‘Paris Visite 3 Jours (dias) Zonas 1-3′. Com esse ticket vocês poderão andar no metrô, trem RER e ônibus o quanto quiserem durante os 3 dias dentro das zonas 1 – 3 (Paris e subúrbios próximos). Para ir à Versailles compre um bilhete avulso no dia da visita.
      Abraços.

  25. Valeria disse:

    Oi td bom!
    Vou a Paris em outubro comprei um combo Hotel e trem, vou ficar no Grand Hotel turim, na 6 rue,Victor Masse. Minha amiga falou que o lugar é muito rui, proximo a Mollin Rouge , é verdade? outra coisa vi que da para ir a pé da estacao aonde chego Du nort. Estaremos eu e meu marido só de mochila . bjs

  26. Rodrigo Lavalle disse:

    Mariana, super tranquilo ir de metrô. Pegue a linha 4 (sentido Montrouge) na Gare du Nord e desça em Denfert-Rochereau.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.