Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

A- A+

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

939 pitacos, participe desta conversa

  1. Bruno disse:

    Qual a melhor maneira(mais barata) de sair do aeroporto Charles de Gaulle -CDG) e chegar ao centro de Paris?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, o trem RER B, valor do ticket 10€. As estações mais centrais são a Châtelet – Les Halles e a Saint Michel – Notre Dame. A melhor estação para você descer vai depender do seu destino final na cidade.

  2. Joely disse:

    Olá, estou fazendo uma viajem sozinha na Europa e pela primeira vez fora do Brasil, estava em Madri e peguei um vôo até Bélgica fico aqui essa semana e quero ir para Paris antes de voltar pra casa, e estou pensando em ir de trem, é muito complicado por estar sozinha e não falar francês? A estação de trem fica perto de tudo ou é um pouco deslocada da cidade ? Beijos

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Joely, o trem que vem de Bruxelas para Paris chega na Gare du Nord. Ela fica dentro de Paris mas afastada do “centro turístico” da cidade. No subsolo dessa estação pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e desça na estação Cité. Você estará na Île de la Cité, centro de Paris, onde fica a Catedral da Notre Dame. Dali você pode ir a pé até vários pontos turísticos da cidade.

  3. Jaime disse:

    Boa tarde.
    Viajarei de Londres para Lyon com Eurostar + TGV, fazendo uma uma conexão em Paris. Chegarei na Gare du Nord e terei que me deslocar até a Gare de Lyon em um intervalo de 66 minutos. Estou achando esse tempo muito curto, tanto para tomar um táxi, ir de RER ou metrô. Meu receio é muito trânsito caso decida ir de táxi ou demorar para me localizar nas estação de metrô ou RER. No site raileurope eles dizem que o tempo dá e sobra. O que vcs. acham? É arriscado?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jaime, eu também acho pouco tempo pelo fato de você não conhecer as estações. A Gare du Nord é complicada. No susbolo da Gare du Nord pegue o trem RER D no sentido sul (Melun ou Malesherbes) e vá até a Gare de Lyon (há somente uma estação entre a Gare du Nord e a de Lyon). Suba até o térreo da Gare de lyon que é de onde saem os TGVs. Creio ser mais prático pegar um táxi.

  4. Valter Vargas disse:

    Obrigado Rodrigo, pelas informações, caso eu tiver mais alguma duvida entrarei em contato novamente, abraços.

  5. Valter Vargas disse:

    Boa tarde Rodrigo,
    Gostaria de uma informação, Vou passar 20 dias na Suiça e estarei indo visitar Paris saindo de Geneve a Paris pelo TGV – Lyria no dia 15/07, e já comprei os bilhetes com a reserva. Somos 3 pessoas eu, minha esposa e filha. Ficaremos 2 dias em paris e estaremos no hotel Arc De Triomphe, bem próximo do arco do triunfo. Gostaria de saber o seguinte: a estação gare de lyon é a ultima parada do trem TGV, devo descer nela e pegar o metro até a estação mais próxima do Arco do Triunfo que é a de Charles de Gaulle-Étoile. É isso mesmo? vamos visitar paris e de trem ou metro é melhor comprar um passe por um dia?
    Aguardo sua resposta, obrigado e abraços.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Valter, dentro do trem você terá a indicação se a Gare de LYon é a última parada do trem (creio que sim). No subsolo da Gare de Lyon pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e desça na estação Charles de Gaulle-Étoile.
      Comprem nas máquinas de tickets o passe Paris Visite 2 Jours (dias) Zonas 1 à 3. Com ele vocês andam de metrô, trem RER e ônibus dentro de Paris ilimitadamente.

  6. Ana disse:

    Boa tarde! Pretendo ir de trem de Londres para Paris para passar o dia. Como faço para chegar da estação Gare du Nord para a torre Eiffel?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, no subsolo da Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Strasbourg – Saint Denis. Lá troque pela linha 9 (direção Pont de Sèvres) e desça na estação Trocadéro.

  7. CIBELE disse:

    Olá gostaria de saber se na estação GARE LYON tem opção de algum meio de transporte para ir para o aeroporto? obrigada Cibele

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cibele, você quer ir para que dos aeroportos? Orly ou Charles de Gaulle? Em frente a Gare de Lyon há um ponto do ônibus da Air France que vai direto ao aeroporto Charles de Gaulle, o valor da passagem é 17,50€.
      Abraços.

  8. Mauro disse:

    Boa noite amigo!
    Tudo bem?

    Sou marinheiro de primeira viagem….em dezembro estarei em Paris com minha esposa, vamos voltar dos Alpes franceses no sábado na estacao gare de lyon e em seguida iremos para Amsterdã só que o embarque é na gare du nord, como fazemos essa transição?é difícil? Quanto tempo de uma pra outra? Abracos

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mauro, no subsolo da Gare de Lyon, peguem o trem RER D (direção norte, Creil) e desçam na estação Gare du Nord. O trem para Amsterdã sai do térreo da Gare du Nord.
      Abraços.

  9. Andreia Moraes disse:

    Rodrigo boa tarde!
    Estou indo a paris em 17/04 e no dia 19/04 pretendo ir de trem para londres ( bate e volta) , estarei no Timhotel Opera Madeleine Rue ST Lazare 113 , será que enfrentarei muita dificuldade ? Alguma dica para que eu possa me locomover de forma mais acertada?
    Grata pela dica.

  10. Elieterufino disse:

    Gostaria de saber qual é a gare em Paris para ir para Zurich? Obrigada

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.