Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

A- A+

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

973 pitacos, participe desta conversa

  1. ELIANA disse:

    OI RODRIGO JA TE ENVIE OUTRA PERGUNTA ESTOU NO AGUARDO.. A 2 SERIA EU DEVO VOLTAR DE PARIS P FRANKFURT E VI QUE A ESTAÇÃO É A GARE DO NORD. o hotel tem um metro perto como faço para chegar a estação ? mt obrigada mais uma vez

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eliana, na estação Porte de Vincennes pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e vá até a estação Bastille. Lá troque pela linha 5 (direção Bobigny) e desça na estação Gare du Nord.

  2. ELIANA disse:

    ola Rodrigo estou chegando em paris vindo de zurique na estacão Gare lyon como faço para chegar ao meu hotel Hipotel Nation Gare De Lyon Endereço : 96 Cours De Vincennes POR FAVOR ME ORIENTE OBRIGADA

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eliana, no subsolo da estação Gare de Lyon pegue o metrô linha 1 (direção Château de Vincennes) e desça na estação Porte de Vincennes.

  3. Livia disse:

    Rodrigo boa noite tudo bem?
    Será você pode me dar uma dica, eu vou chegar a Paris na estação Gare du Nord, mas tenho que ir para a Gare de Lyon pegar outro trem para Chambery…Qual seria a maneira mais fácil de eu ir de uma estação a outra, com malas etc…? E quanto tempo mais ou menos de uma a outra?
    Muito obrigada,
    Livia

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lívia, no subsolo da estação Gare du Nord pegue o metrô linha 5 (direção Place d’Italie) e vá até a estação Bastille. Lá troque pela linha 1 (direção Château de Vincennes) e desça na estação Gare de Lyon. O trajeto leva em torno de 30 minutos.

  4. Raquel Cavalcante disse:

    Rodrigo, bom dia, tudo bem? Vou a Paris na próxima semana e será uma passagem meteórica apenas para comemorar meu aniversário. Chegarei pela gare eu nord e vou me hospedar no Marais ( le Compostelle). Poderia me ajudar com qual metro devo tomar? Outra coisa, estarei com minhas 2 cachorrinhas, poodle. E tranquilo andar com elas no metrô ou as pessoas podem reclamar? Chegarei por volta de 12:30. Muito grata

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raquel, no subsolo da Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Châtelet. Lá troque pela linha 1 (direção Château de Vincennes) e desça na estação Saint Paul. Na teoria é proibido cães no metrô, porém é tolerado, mas eles devem estar dentro de bolsas ou caixas próprias.

  5. CURY HELUY disse:

    Caros amigos, solicito sua ajuda no sentido de orientar se existe possibilidade de usar algum Metro saindo da Gare de Lyon, onde chegarei vindo de Zurich (3 pessoas, 3 malas pequenas), até o Hotel Excelsior Opéra, na Rue La Fayette, ao lado da Galerie Lafayette. Obrigado e parabéns pelo belíssimo trabalho.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cury, no subsolo da Gare de Lyon pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e vá até a estação Palais Royal – Musée du Louvre. Lá troque pela linha 7 (direção La Courneuve) e desça na estação Chaussée d’Antin – La Fayette.

  6. Camila disse:

    Olá Rodrigo! Estarei chegando com minha família, na Estação Paris Nord num domingo à tarde, indo de Londres. Nós somos quatro pessoas sendo duas crianças. Gostaria de saber qual é a melhor opção de transporte da estação até o nosso hotel em 43 Rue des Écoles e quanto tempo mais ou menos. Desde já agradeço sua atenção.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Camila, como além das malas há duas crianças eu sugiro o táxi. Siga as placas que indicam a localização do ponto, não aceite oferta de táxis de pessoas dentro da estação.

  7. Salma disse:

    Bom dia Rodrigo, vou chegar pela gare lion, e gostaria de saber como faço para ir para colonel fabien. Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Salma, na Gare de Lyon pegue o metrô linha 1 (direção Château de Vincennes) e vá até a estação Nation. Lá troque pela linha 2 (direção Porte Dauphine) e desça na estação Colonel Fabien.

  8. Kênia disse:

    Bom dia!
    Chegarei em Paris pela Gare du nord, pegarei a linha 4 do metro até Strasbourg-Saint Denis, trocarei pela linha 8 até a estação Grands Boulevards (rue Mont Matre).
    Minha perguntas são: Nestas estações têm elevador, escada rolante? É difícil para uma mulher sozinha transportar as malas nestas estações? É seguro?
    Obs.: Não falo Francês, primeira vez na Europa.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Kênia, na Gare du Nord há elevador entre alguns andares e nas outras estações não há nem elevador nem escada rolante. Se você estiver com mais de uma mala eu sugiro que você pegue um táxi na Gare du Nord pois são muitas escadas e corredores compridos.

  9. Mirella disse:

    Olá chegaremos em Paris pela Gare du Nord. Como faço para ir a st germain des pres, onde ficarei hospedada?! Também gostaria de saber se vale a pena passar o dia em Bruges e voltar já que ficarei 12 dias em Paris. Aguardo resposta

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mirella, não sei exatamente onde em St Germain você ficará hospedada mas faça assim: no subsolo da Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e desça na estação Saint-Germain-des-Prés.
      Como você ficará 12 dias em Paris, vale a pena ir à Bruges. Pesquise horários dos trens e preços das passagens nesse site: http://www.voyages-sncg.com.

  10. Rodrigo Lavalle disse:

    Carolina, lhe sugiro esse roteiro: http://www.conexaoparis.com.br/2014/03/10/escala-em-paris-veja-como-aproveita-la-para-conhecer-ou-rever-a-cidade. No final, ao invés de voltar para o aeroporto CDG, desça na Gare du Nord.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Simone, no subsolo da Gare du Nord (e estação onde o Eurostar chega) pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e desça na estação Les Halles.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.