Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

A- A+

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1009 pitacos, participe desta conversa

  1. Moacyr João Travaglia disse:

    Rodrigo qual é a plataforma na gare de Lyon, para embarque com destino a Milão TGV?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Moacyr, não há plataforma definida. Você deve ficar atento aos painéis eletrônicos que existem na estação e que anunciam a plataforma minutos antes do embarque.

  2. Cristina disse:

    OI estarei hospedada no IBIS Opera Lafayette , vou pegar trem na Gare du Nord para Londres.Qual a melhor opção

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cristina, você pode ir andando, são cerca de 15 minutos. Essa é a maneira mais simples. Caso você queira pegar o metrô terá que fazer baldeação: pegue a linha 7 (direção La Courneuve) na estação Cadet e vá até a estação Gare de l’Est. Lá troque pela linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e vá até a Gare du Nord. É preciso chegar, no mínimo, meia hora antes da saída do trem para Londres pois os procedimentos de imigração são feitos aqui em Paris.

  3. rafaela disse:

    Ola Rodrigo gostaria de saber como faco para ir da estação Paris Nord para o aeroporto Orly, desde de ja agradeço.

  4. adilson disse:

    Preciso de ajuda, chego de Londres Euro Star, quero ir para o metro maubert mutualite, como eu faço?

  5. André Matos disse:

    Boa noite Rodrigo ,estarei chegando de Amsterdã pela estação Gare du Nord ,vou ficar hospedado no Ibis Grand Boulevard Opera 9 ,gostaria de saber qual a melhor forma de deslocamento para meu hotel?
    Muito obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      André, no subsolo da Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e desça na estação Gare de l’Est. Lá troque pela linha 7 e desça na estação Le Peletier. Você pode também ir caminhando, são 15 minutos pela rue la Fayette.

  6. Adriana disse:

    Olá! Irei a Paris em fevereiro, chegando de trem, vindo de Amsterdam. Estou pretendendo me hospedar no Hotel Cecília, localizado perto do Arco do Triunfo. Qual a melhor opção de locomoção da estação Nord até o hotel?
    Obrigada!!

  7. Fernanda disse:

    Olá, estamos chegando de trem em Paris ND gostaria de saber como vamos para o hotel Marriott na Champs Elysieé

  8. Rachel pias disse:

    Olá Rodrigo! Gostaria de saber como faço para ir de estação gardu nore em paris para hotel Gavarni 5 rue gavarni, 16 arr. paris. Estou indo para paris de Londres -eurostar. Obrigada desde já Rachel

  9. Thais disse:

    Olá chego em Paris dia 27/10/2016 e tenho que pegar um trem pra stuttgart como faço ?

  10. Karina disse:

    Bom dia. Gostaria de saber qual o melhor meio para chegar ao Hotel Ibis Cambronne, saindo da estação de trem Gary Leon. Grata.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.