Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

801 pitacos, participe desta conversa

  1. Anita klemann disse:

    Ola Rodrigo,
    Quero ir de Pesaro Italia para Paris de trem.
    Qual a dica mais economica para eu comprar os bilhetes?
    abracos

  2. Mica disse:

    Olá Rodrigo. Vou viajar de Bangkok para Paris em Agosto e depois gostaria de ir de comboio de Paris ate Lisboa. Já tentei saber os preços do comboio mas nao encontro, seria possivel dar-me alguma informação acerca deste assunto?

  3. Eduardo disse:

    Boa noite, Rodrigo.
    Passarei minha última noite de viagem em Paris. Chego de Amsterdam de trem na estação Gare du Nord às 21:50h e ficarei hospedado num hotel colado ao aeroporto CDG, pois facilitará meu embarque no dia segunte de manhã… Qual a melhor maneira de ir da Gare du Nord ate o CDG? RER? Precisa de baldeações?
    Muito obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eduardo, no subsolo da própria Gare du Nord pegue o RER B com destino final em Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV. Não vai haver baldeações.
      Abraços.

  4. Wellington disse:

    Estamos em Saint Louis e pretendemos passar um dia em Paris, chegando via GARE DE LYON.
    Para conhecer os principais destinos da cidade, é possível ir de bike? Quais as recomendações??

  5. priscila disse:

    Oi Rodrigo, primeiramente preciso agradecer pelo seu site…vejo que ajuda não só a mim mais muitos outros viajantes. Bom ,estou indo para Londres final do mês e no dia 31 vamos para Paris no Eurostar. Gostaria de saber onde é o melhor lugar parar ficar em Paris levando em conta que chegaremos lá de trem e iremos embora de madrugada para ORLY?

  6. Aline Lima disse:

    Boa noite Rodrigo,
    Ficarei 1 dia em Paris como retorno da viagem que farei para Itália. Como chegarei do Charles de Gaulle pensei em me hospedar próximo as estações de Trem Gare du Nord ou Gare de Lyon. Qual seria a melhor estação entre as duas para retornar ao aeroporto no outro dia ? Vc teria algum hotel próximo para indicar ? Desde já agradeço.

  7. Gabriella disse:

    Rodrigo…
    Também iremos pegar um Eurostar de Paris para Londres.
    Assim, iremos pegar o trem na estação Gare du Nord, né isso?
    Iremos ficar no hotel Median Paris Congres Hotel, fica muito longe da estação?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gabriella, fica longe sim e vocês terão que fazer 2 baldeações no metrô. Como vocês estarão com malas, eu aconselho que peguem um táxi até a Gare du Nord.
      Abraços.

  8. Livia Kizli disse:

    Olá Rodrigo! Gostaria muito do seu conselho sobre qual a margem de tempo segura para conexão com mudança de estações. Em Junho vamos chegar de Avignon na Gare de Lyon, encontrei passagens com chegada prevista para 12:41. Logo depois já iremos pra Londres, e encontrei a melhor tarifa pra saída na Gare du Nord às 14:10. Li que a transferência com o RER leva menos de 10 minutos, mas me preocupo com filas ou algum atraso na imigraçao do eurostar… O que você acha?Aproveitando, queria perguntar outra coisa. É melhor comprar ida e volta Paris-Avignon ou comprar só ida Paris-Avignon e depois Avignon-Londres? É só uma questão de achar a melhor tarifa ou tem alguma outra diferença? Muito obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lívia, se o seu trem para Londres sai às 14:10, você precisa chegar ao embarque às 13:30 para fazer os procedimentos de imigração. A ligação entre a Gare de Lyon e a Gare du Nord é direta com o trem RER D. Nesses 50 minutos de intervalo você consegue chegar.
      Acho mais prático vocês comprarem a passagem Avignon-Londres. O trem sai de Avignon e chega em Paris na Gare du Nord onde vocês trocam pelo Eurostar. Não sei se essa opção é mais barata.
      Abraços.

  9. NILSON PEREIRA DOS SANTOS disse:

    o Hotel Paris Louis Blanc fica próximo da estação de desembarque do trem bala de londres x paris
    no meu bilhete marca paris nord como estação de desembarque

  10. Coralina Castillo disse:

    Olá, amei sua página! Estaremos indo em grupo para a Europa e faremos trajetos de trem entre países pela primeira vez. Compramos as passagens de trem aqui no Brasil com operadora de viagens, mas as informações que eles nos dão são limitadas. Me fala detalhes, com quanto tempo de antecedência devemos chegar, o que fazer quando chegarmos na estação, estaremos com um voucher, devemos trocar pelas passagens? Desculpa minha falta de informação. Rsrsrs
    Estaremos indo de Zurique para Bruxelas e faremos conexão em Paris, chegando na Gare du Lyon as 13:38 e pegando o trem seguinte na Gare du Nord as 15:55. Pensei em passar na torre para tirar umas fotos, até já andei vendo qual metrô pegar… Você acha arriscado? Será que dá tempo!
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo site.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Coralina, não sei te informar se você tem que trocar esse voucher pelas passagens ou se ele já é a passagem, não sei o que a operadora entregou para vocês. Seria mais prudente você esclarecer isso com eles.
      O trem só chega à plataforma de embarque por volta de 5 minutos antes do horário de saída. Fique atenta aos telões eletrônicos espalhados pela estação para saber em qual plataforma o trem irá parar.
      Eu acho um pouco arriscado pois vocês não conhecem a cidade e nem as estações de metrô. Da Gare de Lyon até a Torre e depois até a Gare du Nord é preciso fazer baldeações. Talvez fosse mais prudente pegar um táxi para fazer esses trajetos.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.