Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Museus gratuitos: 1° domingo do mês

Paris: regras de sobrevivência no metrô

Estudantes: como alugar um studio em Paris

702 pitacos, participe desta conversa

  1. Cássia disse:

    Rodrigo ficarei hospedada em Paris perto da universidade de Sorbonne, como faço pra ir pra estação Gare Du Nord pra pegar o Thalys pra Amsterdã? Fica difícil com uma mala média?
    Agradeço desde já sua ajuda!

  2. Jefferson disse:

    Olá, Rodrigo
    Você sabe se a região próxima a Gare de Lyon é perigosa a noite, pois estou pensando em me hospedar com minha família no Novotel que fica ao lado da estação.
    Desde já obrigado, parabéns pelo site!!

  3. Milenna disse:

    Boa noite! Vou para Paris no carnaval de 2015, estou pensando em pegar o trem e ir para Londres, passar o dia e voltar. Para isso, gostaria de saber quais pontos turísticos poderia conhecer em Londres no dia? Pensei em comprar a volta à noite, existe algum perigo para tal? Desde já agradeço.

  4. Juliano Alcantara disse:

    Parabens seu guia e realmente excelente, me direcionou o raciocinio em Paris. Por favor preciso de uma ajuda, qual a melhor opção de transporte para chegar da estação Gare du Nord (Estarei vindo de Londres para Paris) a Rue du Caire, estacao mais proxima (Reaumur Sebastopol ou Sentier) Um casal.
    Adorei seu blog. Muito obrigado desde já.

  5. Carmelucy de almeida disse:

    Boa noite, vou stair de paris e Gostaria de ir à Bruges, permanecer Uma noite em Bruges, deposit ir à Bruxes e Amsterdam quero faze reassessed precursors de trem, Gostaria de receber Uma orientação, qual trem pegar!Da estação de trem de bruxelas como faço para ir ao centro.Muito Obrigada, Carmen

  6. Joelma disse:

    Bom dia !Gostaria de uma informacao..
    Chegamos em Paris as 15:47 de trem eurostar de Londres,na estacao Paris Nord.Estamos em 3 casais e vamos ficar no Ibis Paris Torre eiffel Cambronne 15em…Qual seria a opcao mais correta para chegar no hotel?De trem? Nao conhecemos nada la…quaal estacao pegamos ,aonde compramos o bilhete?Vamos ficar 3 dias inteiros,num deles vamos ja de manha no louvre e no outro no palacio de versailles.Talvez ,já compramos os bilhetes todos?sai mais em conta?
    Parabéns pelo blog e mto obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Joelma, vocês podem pegar um táxi minivan na porta da Gare du Nord (também conhecida como Paris Nord) para vocês seis. Talvez seja um pouco demorado para conseguir. O valor deve girar em torno de 25€.
      Ou então vocês descem para o subsolo da Gare du Nord e lá peguem o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Raspail. Lá vocês trocam pela linha 6 (sentido Étoile) e descem na estação Cambronne.
      Na Gare du Nord comprem o bilhete ‘Paris Visite 3 Jours (dias) Zonas 1-3′. Com esse ticket vocês poderão andar no metrô, trem RER e ônibus o quanto quiserem durante os 3 dias dentro das zonas 1 – 3 (Paris e subúrbios próximos). Para ir à Versailles compre um bilhete avulso no dia da visita.
      Abraços.

  7. Valeria disse:

    Oi td bom!
    Vou a Paris em outubro comprei um combo Hotel e trem, vou ficar no Grand Hotel turim, na 6 rue,Victor Masse. Minha amiga falou que o lugar é muito rui, proximo a Mollin Rouge , é verdade? outra coisa vi que da para ir a pé da estacao aonde chego Du nort. Estaremos eu e meu marido só de mochila . bjs

  8. Mariana disse:

    Rodrigo, chego de LOndres na estação Gare du Nord, vale mais a pena pegar um taxi ou é tranquilo ir de metro até Montparnasse- estação Denfert-Rochereau?

  9. Daniela disse:

    Olá,
    Preciso ir da estação Gare du Nord à St. Ambroise, no Marais, qual a melhor opção? podem me ajudar?
    Obrigada

  10. Roberta disse:

    Bom dia, gostaria de ir de trem de Paris para Londres, estarei a passeio, qual estacao de trem eu pego e qual desco em Londres?

  11. Dillemba disse:

    Olá Rodrigo/Lina. Em nossa próxima viagem pretendemos almoçar no Train Bleu e dali seguir para Vaux le Vicomte, onde ficaremos até a noite, para a visite aux chandelles. É viável ou seria melhor ir outro dia, com um traje mais formal, já que o restaurante parece super chique? Mais uma vez obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Dilemba, não precisa ir com trajes formais, principalmente no almoço. Mas se você quiser fazer do almoço ou jantar uma grande ocasião vá em outro dia e capriche nos trajes.
      Abraços.

  12. Rosane disse:

    Olá Rodrigo , muito obrigada pela dica já está anotada. Abraços

  13. maiana melo disse:

    Por favor, estaremos indo de londres a paris com o eurostar. Qual a estação mais próxima do bairro Rousseau, Hostel BVJ-lOUVRE?
    Muito Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maiana, o Eurostar chega em Paris na Gare du Nord. Lá, pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Les Halles.
      Abraços.

  14. Rosane disse:

    Olá pessoal do Conexão, o blog de vcs é muito valioso, é a nossa lanterna no escuro.
    Gostaria de uma ajudazinha, qual o melhor caminho da Rue des Ecoles atá a Gare du Nord?
    Obrigada e parabéns mais uma vez, amo esse blog.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rosane, na estação Maubert – Mutualité pegue o metrô linha 10 (sentido Boulogne – Pont de Saint-Cloud) e vá até a estação Odéon. Lá pegue a linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e desça na Gare du Nord.
      Abraços.

  15. Tatiana Bellaguarda disse:

    Olá, qual a melhor opção de transporte para chegar da estação Gare du Nord (Estarei vindo de Londres para Paris) ao QUALITY Hotel Malesherbes na 11 Place Saint Augustin. Chegaremos numa terça-feira as 17:00h. Um casal.
    Adorei seu guia e todas as suas dicas. Muito obrigada desde já.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Tatiana, na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Strasbourg – Saint Denis, lá pegue a linha 9 (sentido Pont de Sèvres) e desça na estação Saint-Augustin.
      Abraços.

  16. Rinaldo disse:

    Rodrigo,
    Boa Noite!
    Estou em Paris do Lado da estação Lá Defense e vou para Londres na terça, algumas estações estão fechadas, como faço para chegar na Gare Du Nord?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rinaldo, pegue a linha 1 em La Défense e desça na estação Châtelet, lá pegue a linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e desça na estação Gare du Nord.
      Abraços

  17. Cláudia disse:

    Olá! Boa noite!!!
    Gostaria de saber como faço para sair de Paris para Berlim em trem. Qual estação devo tomar?! Entrei no site da EuroStar e fiquei confusa, pois ao colocar origem: Paris para destino: Berlim, consta a estação de ”FRANKFURT MAIN HB”. É isso mesmo!?

    Obrigada desde já! :)

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Cláudia, o trem sai de Paris com destino à Berlim da Gare du Nord ou da Gare de l’Est, depende do horário. Não existe trem direto. Pesquise horários, preços e compre a passagem nesse site: http://www.voyages-sncf.com/. ”FRANKFURT MAIN HB” não é em Berlim, é em Frankfurt. A estação em Berlim se chama “Berlin HBF”.
      Abraços.

  18. mi disse:

    Oi, tudo bem?? precisava de uma ajudinha.. vou quinta agora para paris e gostaria de uma informação: vou descer no aeroporto de gaulle e meu hotel fica no centro (108 rue de charenton) pelo o q vi no mapa precisava descer na estação gare de lyon e minha agente de viagem disse que era so pegar o RER no aeroporto mesmo, mas estou vendo que nao, que tirando taxi o unico transporte que me leva direto ao gare de lyon é é o Cars Air France line 4. Caso eu pegue o RER terei q descer em gare du nord e pegar mais uma locomoção, esta correto? tem mais alguma forma de chegar la que seja direta e nao tao cara? abçs e parabens pelo blog

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mi, no CGD pegue o RER B até a estação Châtelet – Les Halles, lá troque para o RER A e vá até a Gare de Lyon. Você vai pagar por volta de 10€ pelo ticket.
      Abraços.

  19. Maria do Rosario disse:

    Por favor, gostaria de saber como sair da estacao de Lyon para o arrondisement 14, devo estar reservando um hotel nesse distrito num meio de transporte que fosse mais barato.
    Também como chegar ao aeroporto de Orly, pois, o meu voo sai as 06:50 para Lisboa pela empresa Vuelling no 13/09/14

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria, o arrondissement 14 é servido por várias linhas e estações de metrô. Para que eu te explique corretamente preciso do endereço do hotel.
      Abraços.

  20. fabricya disse:

    Olá Rodrigo, qual a melhor opção de transporte para chegar ao Ibis Paris Torre Eiffel Cambronne, (Endereço: 2 Rue Cambronne, 75015), estarei chegando de Londres na estação Gare du Nord no dia 06/09 as 23:17hs? Verifiquei que tem uma estação a 200m do hotel, a Cambronne, porém como faço, pego uma linha direto, ou tenho que fazer várias baldeações? E quanto ao bilhete para usar o metro, posso comprar na hora na estação? Vale a pena comprar para mais dias, visto que ficarei 6 dias na cidade, não sei se é possível? Por favor, se puder me orientar, ficarei muito agradecida! Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fabricya, o mais simples é na Gare du Nord você pegar o metrô linha 4 (sentido Montrouge), descer na estação Montparnasse – Bienvenüe e lá pegar a linha 6 (sentido Étoile) e descer na Cambronne. Você vai usar somente um bilhete nesse trajeto. Existe um passe chamado Paris Visite que vale por 5 dias (se você não pretende ir à Versailles ou a Disney ou ao outlet La VAllée Village, compre o Paris Visite somente para as zonas 1 à 3).
      Abraços.

  21. Dina disse:

    Olá!!
    Estaremos em Barcelona, a partir do dia 29/07, por 9 dias, e depois queremos chegar até Munique. Já compramos o Eurail Pass, para 5 países.
    Gostaríamos de saber se o TGV nos levaria à Paris, onde ficaríamos por uns 2 dias e após, seguir adiante.Temos que estar de volta à Barcelona no dia 25/08. Por gentileza, pode nos orientar??
    Obrigada pela atenção .

  22. Ricardo Pace disse:

    Olá Rodrigo, vc poderia me dar uma dica de transporte entre o Gare Lyon e o Gare du Nord. Devo vir de Roma para Londres, acho que existe transporte rápido entre as duas Gares.

    Abraços

  23. Laura Leboso disse:

    Ola… estou pela terceira vez em Paris, sempre acompanhada de suas super dicas… Hoje fui comer o Berthilhon (comi dois!). Estou insegura sobre em qual site comprar as passagens Eurostar para Londres.

  24. Djovana disse:

    Boa tarde, parabéns pelo site.
    Vou para Hamburgo dia 20 de agosto com minha irmã fazer um cruzeiro pelo norte da Europa, gostaríamos de antes de embarcar, no dia 24 de agosto, ir até Paris para conhecermos a torre Eiffel, qual a forma mais fácil e mais ecônomica? Pensamos em ir de trem, mas não estamos encontrando, a pesquisa é muito dífícil. Seria melhor irmos de avião ou de trem? Você poderia nos ajudar por favor. Obrigada

  25. regina disse:

    Caro Rodrigo, grata pelas info.
    Chegaremos de Frankfurt na Paris East, dia 7 de agosto às 12h50 PM, nosso hotel fica perto da Estação Pereire, vi que seria a linha amarela escura, v. teria uma dica do melhor meio? Penso que de metrô, correto? Táxis ainda são caríssimos em Paris? GRATA”

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Regina, na Gare de l’Est pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e vá até a estação Réaumur – Sébastopol. Lá pegue a linha 3 (sentido Pont de Levallois – Bécon) e desça na estação Pereire.
      O táxi deve ficar entre 20 e 25 euros.
      Abraços.

  26. Rodrigo Lavalle disse:

    Stephanie, com certeza o metrô não é uma boa opção pois a maioria das estações não tem elevadores. O mais prático e confortável seria contratar um dos serviços de traslados que nós indicamos (http://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/telma-france-tour/; http://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/franca-entre-amigos/ e http://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/paris-my-driver/) ou pegar um táxi na Gare du Nord.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.