Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Dicas legais para os viajantes

Interrupção da linha 6 do metrô de Paris

Como é a viagem das crianças desacompanhadas

665 pitacos, participe desta conversa

  1. fabricya disse:

    Olá Rodrigo, qual a melhor opção de transporte para chegar ao Ibis Paris Torre Eiffel Cambronne, (Endereço: 2 Rue Cambronne, 75015), estarei chegando de Londres na estação Gare du Nord no dia 06/09 as 23:17hs? Verifiquei que tem uma estação a 200m do hotel, a Cambronne, porém como faço, pego uma linha direto, ou tenho que fazer várias baldeações? E quanto ao bilhete para usar o metro, posso comprar na hora na estação? Vale a pena comprar para mais dias, visto que ficarei 6 dias na cidade, não sei se é possível? Por favor, se puder me orientar, ficarei muito agradecida! Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fabricya, o mais simples é na Gare du Nord você pegar o metrô linha 4 (sentido Montrouge), descer na estação Montparnasse – Bienvenüe e lá pegar a linha 6 (sentido Étoile) e descer na Cambronne. Você vai usar somente um bilhete nesse trajeto. Existe um passe chamado Paris Visite que vale por 5 dias (se você não pretende ir à Versailles ou a Disney ou ao outlet La VAllée Village, compre o Paris Visite somente para as zonas 1 à 3).
      Abraços.

  2. Dina disse:

    Olá!!
    Estaremos em Barcelona, a partir do dia 29/07, por 9 dias, e depois queremos chegar até Munique. Já compramos o Eurail Pass, para 5 países.
    Gostaríamos de saber se o TGV nos levaria à Paris, onde ficaríamos por uns 2 dias e após, seguir adiante.Temos que estar de volta à Barcelona no dia 25/08. Por gentileza, pode nos orientar??
    Obrigada pela atenção .

  3. Ricardo Pace disse:

    Olá Rodrigo, vc poderia me dar uma dica de transporte entre o Gare Lyon e o Gare du Nord. Devo vir de Roma para Londres, acho que existe transporte rápido entre as duas Gares.

    Abraços

  4. Laura Leboso disse:

    Ola… estou pela terceira vez em Paris, sempre acompanhada de suas super dicas… Hoje fui comer o Berthilhon (comi dois!). Estou insegura sobre em qual site comprar as passagens Eurostar para Londres.

  5. Djovana disse:

    Boa tarde, parabéns pelo site.
    Vou para Hamburgo dia 20 de agosto com minha irmã fazer um cruzeiro pelo norte da Europa, gostaríamos de antes de embarcar, no dia 24 de agosto, ir até Paris para conhecermos a torre Eiffel, qual a forma mais fácil e mais ecônomica? Pensamos em ir de trem, mas não estamos encontrando, a pesquisa é muito dífícil. Seria melhor irmos de avião ou de trem? Você poderia nos ajudar por favor. Obrigada

  6. regina disse:

    Caro Rodrigo, grata pelas info.
    Chegaremos de Frankfurt na Paris East, dia 7 de agosto às 12h50 PM, nosso hotel fica perto da Estação Pereire, vi que seria a linha amarela escura, v. teria uma dica do melhor meio? Penso que de metrô, correto? Táxis ainda são caríssimos em Paris? GRATA”

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Regina, na Gare de l’Est pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e vá até a estação Réaumur – Sébastopol. Lá pegue a linha 3 (sentido Pont de Levallois – Bécon) e desça na estação Pereire.
      O táxi deve ficar entre 20 e 25 euros.
      Abraços.

  7. Stephanie disse:

    Bom dia, chego em Paris dia 13/09 pelo Eurostar na estação Gare du Nord, meu hotel fica na Rue Jean Goujon, qual o melhor meio de chegar até la?Levando em conta que minha mãe usa cadeira de rodas, então acho que o metro não será uma boa opção.Estaremos em 4 pessoas mais as malas e a cadeira de rodas
    Obrigada

  8. debora disse:

    Oi Rodrigo! Gostaria de saber sua opiniao sobre hospedagem próximo a Gare du NOrd e\ou Gare de Lest. Acho ótima localização para deslocamentos devido trens e metros, mas tenho uma certa insegurança quanto a segurança.Espero sua resposta.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Débora, essas regiões não são as mais bonitas e agradáveis de Paris. Elas não chegam a ser perigosas mas é preciso atenção. Além disso você não poderia ir a pé aos principais pontos turísticos da cidade.
      Abraços.

  9. Fabricya disse:

    Olá Rodrigo, que susto pela notícia.. mas chego em Paris no dia 06 de setembro. Obrigada.

  10. Fabricya disse:

    Olá, qual a melhor opção de transporte para chegar da estação Gare du Nord (Estarei vindo de Londres para Paris) ao Ibis Paris Torre Eiffel Cambronne, (Endereço: 2 Rue Cambronne, 75015), estarei chegando as 23:17hs, teria opções de metro este horário? Verifiquei que tem uma estação a 200m do hotel, a Cambronne, porém como faço, pego uma linha direto, ou tenho que fazer várias baldeações? E quanto ao bilhete para usar o metro, posso comprar na hora na estação? Vale a pena comprar para mais dias, visto que ficarei 6 dias na cidade, não sei se é possóvel? Por favor, se puder me orientar, ficarei muito agradecida! Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fabricya, você poderia me informar qual dia você chega à Paris? A estação Cambronne estará fechada nos meses de julho e agosto.
      Abraços.

  11. Natalie disse:

    Olá! Viajo agora em agosto. Chego de Londres em Paris pela Gare Du Nord e gostaria de saber como chegar de metrô no hotel , que é Pullman Tour Eiffel, bem perto da Torre. Desde já grata pela atenção.

  12. Débora disse:

    Olá, por favor, saindo estação Paris Nord, qual é o melhor caminho para chegar na 177, Rue De Tolbiac?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Débora, na Gare du Nord pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) até a estação Place d’Italie. Lá você tem 2 opções: andar 12 minutos até o local ou pegar a linha 7 e descer na estação seguinte, Tolbiac.
      Abraços.

  13. Daniel disse:

    Prezado por qual estaçao consigo viajar para amsterda? Obrigado

  14. Sandra disse:

    Rodrigo, vou chegar em Paris na Gare du Nord em novembro e meu hotel fica na Rue Buffault. Qual o melhor transporte para chegar no hotel? Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sandra, na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e desça na estação Gare de l’Est. Lá pegue a linha 7 e desça na estação Cadet.
      Abraços.

  15. Maria Luiza Neves disse:

    Muitíssimo obrigada Rodrigo. Você é o máximo. Um abraço,
    Maria Luiza.

  16. Maria Luiza Neves disse:

    Olá Rodrigo.
    confiante por sua presteza anterior, peço sua orientação mais uma vez. Chegando em gare du nord como faço para chegar à estação blanche de metrô?
    Mais uma vez obrigada.
    Maria Luiza.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Luíza, a Gare du Nord se comunica internamente com a estação La Chapelle (você vai andar um pouco). Lá pegue o metrô linha 2 (sentido Porte Dauphine) e desça na estação Blanche.
      Abraços.

  17. Maria Lima disse:

    Bom dia! Incrível a qtde de perguntas sobre locomoção em Paris, nåo é? E aqui vai mais uma. Estamos indo de Paris à Florença de trem. Somos um casal na casa dos 50/60. Alguma dica ? Como mudamos de França para Itâlia… Há algum cuidado especial que devamos ter? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Lima, nenhum cuidado especial por ser uma viagem França-Itália. Lembre-se de validar (compostar) as passagens alguns minutos antes de embarcar no trem.
      Abraços.

  18. Lucas disse:

    Rodrigo
    Estou em paris as alguns dias e minha viagem foi baseado nas suas dicas amei tudo! Parabéns!!!
    Estou com uma única dúvida vou embora amanhã de euro star para aix provence já comprei pela internet os tickets porém, o trem sai de gare lyon e eu estou em gare st lazare como faço para chegar em meu destino???

  19. Silvana disse:

    Rodrigo, estou indo para Paris pela 1 vez, vou ficar em um hotel proximo da Gare Du nord, qual praia vc me indica para eu conhecer mais pr[oximo de onde vou ficar? como chego ate ela? Obrigada

  20. Ivana disse:

    Olá, Rodrigo
    Primeiramente parabéns pelo site, é muito esclarecedor e com ótimas dicas. Comprei o guia com os trajetos a pé e adorei. Gostaria de uma informação quanto ao translado. Chegaremos em Paris em dois casais por Gare du Nord. Li, em um post sobre o translado do aeroporto/Paris, que vale mais a pena pegar uma mini van, para este número de pessoas. Esta informação também é válida para a estação de trem. É tranquilo para conseguirmos? Nosso hotel fica em Opera. Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ivana, no aeroporto existe uma fila organizada com um pessoa controlando tudo. Na saída da Gare du Nord vai existir somente uma fila de táxi. Não sei de será fácil conseguir um táxi mini-van mas o veículo comum leva 4 pessoas. É cobrado 3€ pela 4° pessoa e 1€ por mala depois da 1ª.
      Abraços.

  21. Luciana disse:

    Bom dia! Gostei da suas dicas! Estarei em Paris em Maio e gostaria de passar um dia em Londres. Ficarei no Quartier Latin, próximo ao Jardim de Luxemburgo; qual a estação mais próxima para se pegar o trem para Londres? É seguro comprar o bilhete eletrônico e imprimir o código de barras? Por favor, se puder me orientar, agradeço.

  22. Luciane Pretto disse:

    Minha dúvida é sobre a saída do CDG pelo RER B,se a parada final é na Gare du Nord ou posso continuar até a estação St. Michel, onde fica meu hotel? Outra dúvida, vou a Bruxelas de trem e gostaria de sair da Gare du Nord direto para Bruxelas-Mídia e retornar para Paris com chegada no CDG de onde retornarei para o Brasil. Tenho como devo proceder para comprar as passagens de trem? Adoro seu blog!!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciane, você pode continuar no RER até a estação Saint-Michel.
      Pesquise e compre as passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com. Todos os trens Paris-Bruxelas saem da Gare du Nord. No trajeto Bruxelas-Paris escolha como destino “Paris Aéroport – Roissy – Charles-de-Gaulle (Gare TGV – CDG 2, 25 km de Paris)”.
      Abraços.

  23. SERGIO RODRIGUES disse:

    Minhas irmas , chegam em Pais depois de amanha dia 12 abril e desejam comprar biljhetes de trem para excursionar pela europa …aqui no Brasil , informam que não dar tempo chegar o ticket a tempo como eles pode fazer opara comprar …podem comprar facil na estacao Gard Du nord /??

    obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sérgio, elas podem comprar na hora, o mais indicado seria elas irem até uma estaçao de trem alguns dias antes da viagem e comprar com antecedência.
      Abraços.

  24. SERGIO RODRIGUES disse:

    ola Rodrigo, Parabens, pelo site.. estou indo a Frankfurt , porem depois vou a Colonia, Amsterdam, Bruges, Zurich, Viena TUDO DE TREM op que voce me aconselha .. este roteiro está correto … tenho 20 dias para gastar neste periodo . Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sérgio, organize o roteiro de modo que cada viagem de trem seja curta. Pesquise trajetos, horarios, tempo de viagem e preços no site http://www.voyages-sncf.com/. Eu prefiro viajar de trem pois é bem mais pratico que viajar de avião, evita-se os grandes deslocamentos até os aeroportos e a espera pelos voos.
      Abraços.

  25. Renato disse:

    Bom dia !
    Já imprimi as passagens de trem paris londres com aquele código quadrado .
    Essa impressão eu uso para catraca ou tenho que trocá-la ? Qual o procedimento ?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Renato, você escolheu o formato e-ticket? Em qual site? Quando o cliente escolhe a opção “e-ticket” ou “e-billet” é só imprimir a passagem e embarcar.
      Leia o email atentamente pois lá deve haver uma explicação.
      Abraços.

  26. Rodrigo Lavalle disse:

    Jania, eu prefiro o trem, bem mais prático. Pesquise dias, horários e preços nesse site: http://www.voyages-sncf.com/. Preste atenção pois em alguns horário a viagem dura 4h30m.
    Abraços.

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Angela, o trem vindo de Londres só para na Gare du Nord. De lá você caminha um pouco dentro da própria estação até a estação La Chapelle. Nessa estação pegue o metrô linha 2 (sentido Porte Dauphine) e desça na estação ‘Charles de Gaulle – Étoile’.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.