Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

A- A+

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

916 pitacos, participe desta conversa

  1. Jessica disse:

    Há restaurantes e lugares pra comer em Gare DuNord? Farei checkout do hotel e antes de embarcar pra Londres gostaria de almocar!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jessica, sim. Há restaurante, cafés e quiosques vendendo sanduíches. Em frente a Gare du Nord você também encontra muitos cafés/restaurantes.
      Abraços.

  2. Leilane Garcia disse:

    Bom dia, chego em Paris no próximo dia 06. E gostaria de saber como chegar do aeroporto Charlles de Gaulle, ao hostel Generator, na praça Colonel Fabien?
    Muito obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Leilane, no CDG pegue o trem RER B e vá até a estação Gare du Nord. Essa estação se comunica internamente com a estação La Chapelle (você vai andar um pouco). Em La Chapelle pegue o metrô linha 2 (direção Nation) e desça na estação Colonel Fabien.

  3. Norma disse:

    Boa noite Rodrigo! Gostaria muito de receber uma (várias!) orientação sua. Estarei em Paris do dia 18/02 até o dia 23/02 quando vou para o Château des Arpentis em Amboise. Não sei se há alguma estação de trem melhor ou se há trens com este itinerário saindo de todas elas. Estarei hospedada no Hotel Alhambra (75011). No dia 25 preciso ir para Barcelona e já pesquisei várias opções sem conseguir decidir nada. Se volto para Paris de trem e pego um vôo de lá ou se tento algum vôo de alguma cidade próxima a Amboise. Outra questão que também estou em dúvida é em relação aos passeios aos castelos nos arredores. Como estarei sozinha e não pretendo dirigir, onde encontro pacotes ou grupos com essas opções que me pegariam no hotel em Amboise ou saindo próximo de lá ? Gostaria de evitar o uso de taxi… Desde já, muito obrigada pela sua atenção e parabéns pelo site e todas as dicas maravilhosas! Um abraço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Norma, existem trens que saem de Paris com destino à Amboise, eles saem da Gare Montparnasse ou da Gare d’Austerlitz (depende do horário, verifique nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en).
      O melhor seria voltar a Paris e pegar um voo para Barcelona.
      Sugiro que você vá ao Office du Tourisme em Amboise e lá pesquise por passeios.
      Abraços.

  4. marildo disse:

    olá rodrigo e qual empresa de onibus?

  5. marildo disse:

    olá rodrigo quero ir de onibus de paris para londres
    qual estaçao pego?

  6. Joyce Vendramin disse:

    Olá!!! Chego em Paris dia 04/01/16 com marido e duas filhas pequenas pela Gare de Nord, e meu hotel é o Novotel Paris Bercy, como faço para não me perder no metrô??? Acho que estou um pouco atrasada na busca por esta informação…. Muito obrigada, Abraços…

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Joyce, como vocês estarão com 2 filhas pequenas mais malas, eu sugiro que peguem um táxi na porta da Gare du Nord. Indo de metrô vocês terão que fazer baldeação.
      Abraços.

  7. Ricardo disse:

    Boa tarde Rodrigo! Gostaria de uma ajuda. Chego em Paris na estação Gare du Nord, e o meu hotel fica na place de la République, como faço pra chegar? Desde já agradeço.

  8. salete disse:

    la Rodrigo. Estou indo para Paris de trem e chego na estação Gare de Lyon. Como faço para pegar o metro para ir para o hotel Saint Georges Lafayette – Rue Victor Masse. Existe algum? Abraços

  9. Mariana disse:

    Vou ficar hospedada no Hotel Best Western Louvre Opera. Quando chegar ao aeroporto CDG, pego o trem RER B e vou até que estação ? E depois pego que Metrô ?
    Depois vou para Amsterdam de trem, como prosseguir ?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mariana, desça do RER B na estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o metrô linha 14 (direção Saint Lazare) e desça na estação Pyramides.
      O trem para Amsterdã sai de Paris da Gare du Nord. Na estação Pyramides pegue o metrô linha 7 (direção La Courneuve) e vá até a estação Gare de l’Est. Lá troque pela linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e desça na estação Gare du Nord. Suba até o térreo de onde saem os trens TGV.

  10. Gizelle disse:

    Oi Rodrigo,
    chegamos em Paris dia 21 pelo CDG. Gostaria de duas informações: como faço para chegar do aeroporto ao meu hotel Hyatt Regency Paris Etoile.
    E como faço para ir do meu hotel a estação Gare du nord para embarcar para Londres?
    No aguardo!
    Obrigada Att

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gizelle, no CDG pegue o trem RER B e vá até a estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e desça na estação Porte Maillot.
      Para ir à Gare du Nord pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) na estação Porte Maillot e desça na estação Châtelet. Lá troque pela linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e desça na estação Gare du Nord.
      Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Ferreira, na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Strasbourg – Saint Denis. Lá troque pela linha 8 (direção Balard) e desça na estação École Militaire.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.