Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

759 pitacos, participe desta conversa

  1. Carina disse:

    Rodrigo, bom dia.
    Eu vou para Paris no mês que vem e gostaria de saber qual a diferença da estação Gare du Nord e a Paris Du Nord? Elas ficam próximas ? grata

  2. Aldenisa Santos disse:

    Olá Rodrigo, acompanho vc no blog e no face e quero agradecer por todas suas dicas e informações, já me ajudaram muito.
    Esse ano vou à Paris de trem, pegarei um trem em Amsterdam com destino a Paris, e chegarei na Gare du Nord por volta das 18:38. Ficarei hospedada em um hotel cerca de 250 m da estação Boissière. Gostaria de umas orientações suas para ir de Metrô da Gare du Nord até a estação Boissière. Desde já agradeço.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Aldenisa, na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) até a estação Raspail. Lá troque pela linha 6 (sentido Étoile) e desça na estação Boissière.
      Abraços.

  3. Cauan Borges disse:

    Rodrigo, obrigado por prestar esse excelente trabalho! Gostaria de seu auxilio a cerca do trecho Barcelona x Paris. Utilizando o trem em qual lugar de paris exatamente eu chegarei ? Gare du Nord ? Desde já agradeço a atenção!

  4. Hélida Maria Carvalho Caparelli disse:

    Oi Rodrigo, estamos chegando em Paris dia 16 de fevereiro vindo de Londres pelo eurostar. Vamos ficar hospedados no Classics Hotel Bastille 131 Rue de Charonne.É muito longe e devemos pegar traslado? Chegamos as 16:47 . Ou compensa ir de metro. Obg e feliz 2015.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Hélida, vocês chegarão de Londres na Gare du Nord. Lá peguem o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) até a estação Oberkampf. Peguem então a linha 9 (sentido Mairie de Montreuil) e desçam na estação Charonne.
      Abraços.

  5. Andre disse:

    Olá Rodrigo, estou lendo os seus posts e comentários e estão sendo muito úteis p/ mim. Gostaria de um auxílio seu: Estarei em Paris em Julho e me hospedarei no Best Western Victor Hugo, pretendo ir p/ Bruxelas depois e retornar ao Brasil por lá. Qual a maneira mais fácil e econômica p/ ir de Paris p/ Bruxelas? Grato!

  6. Bertucelle Greco disse:

    Caro Rodrigo, sairei de Paris para Verona em março! O trem seria uma boa opçao? De qual gare parte esse trem? Estarei na Rua Richelieu, posso ir de metrô com malas para essas gares? quais linhas e estaçao devo descer? Agradeço!

  7. Bruno Pierolli disse:

    Rodrigo boa tarde!!
    Estarei em Paris em uma curta passagem de 05/01 até 07/01..primeira vez em Paris.
    Vou de trem de Londres e gostaria uma ajuda para saber a melhor opção (custo benefício) para chegar no Hotel International Paris (6 Rue Auguste Barbier, 11. Bastilha – République, 75011).
    Além disso, o que você sugere para visitar nestes dois dias e meio??

    Obrigado e Grande abraço.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, o trem vindo de Londres chega em Paris na Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 5 (sentido Porte d’Italie) até a estação République. Lá pegue a linha 11 (sentido Mairie des Lilas) e desça na estação Goncourt.
      Sugestões: Museu do Louvre e d’Orsay, subir na Torre Eiffel, passeio de barco pelo Sena, igrejas de Montmartre (e região) e Notre Dame, Jardim de Luxemburgo, ida ao Castelo de Versailles.
      Abraços.

  8. Carolina disse:

    Olá Rodrigo! Obrigada por todas as dicas e informações, tão ajudando muito. Pegarei um trem em Amsterdã com destino a Paris, na Gare du Nord, chego por volta das 19:30. Ficarei hospedada em Montmartre. Como estarei sozinha, me preocupa a segurança. É seguro ir de Metrô da Gare du Nord até Montmartre (estação Blanche) ou seria melhor pegar um taxi?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carolina, é seguro. Na Gare du Nord você anda por dentro da estação até a estação La Chapelle. Lá pegue o metrô linha 2 (sentido Porte Dauphine) até a estação Blanche.
      Abraços.

  9. Sergio Dutra disse:

    Olá Rodrigo! Ficarei hospedado no Hotel Tryp Francois, R. Boulervard Montmartre 75002. Dá pra ir a pé do hotel até estação Gare Du Nort? comprei passagem para Amsterdam horário 6:25 (partida), esse horário muito ruim para eu arriscar e pegar o metrô, o que você aconselha? Muito Obrigado!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sérgio, são 20 minutos de caminahda. O metrô começa a funcionar às 05:30 mas acho arriscado você ir de metrô. A outra solução seria pegar um táxi.
      Abraços.

  10. Rodrigo Lavalle disse:

    Ana Paula, na estação Gare du Nord (onde o eurostar chega) pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e vá até a estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue a linha 1 (sentido La Défense) e desça na estação George V.
    Pegue a linha 1 (sentido Château de Vincennes) na estação George V e desça na estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o trem RER B com destino final no Aéroport Charles de Gaulle.
    Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Pedrito, Paris Nord = Gare du Nord.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.