Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

845 pitacos, participe desta conversa

  1. Fátima disse:

    Boa tarde Rodrigo,
    por favor, como devo proceder para comprar, ainda aqui no Brasil, passagens de trem Paris- Bruxelas -Bruges?
    Fico uma semana em Paris e sigo para Lisboa em um voo da Air France que sai de Paris as 13:45, será que é arriscado sair de Bruxelas as 8:00 no trem que faz Bruxelas -Aeroporto CDG no mesmo dia do voo?

  2. Adriana disse:

    Obrigada Rodrigo! Mas o metrô esse horário 5:30 já está funcionando?

  3. Adriana disse:

    Olá Rodrigo! Comprei tickets p/ o Eurostar p/ as 7:13; qual a melhor forma de chegar lá estando no marais (rue vieille du temple)? Pegando o metrô às 6:00 chegarei em tempo? Agradeço todas as dicas, vcs foram fundamentais no planejamento da minha viagem.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Adriana, na estação Hôtel de Ville pegue o metrô linha 1 (direção La Défense) e vá até a estação Châtelet. Lá troque pela linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e desça na estação Gare du Nord. Eu te aconselho a sair do hotel 05:30 pois é preciso chegar, no mínimo, meia hora antes da saída do eurostar a fim de passar pela imigração.
      Abraços.

  4. Peres disse:

    De gare de lyon tem trem que vá direto a LYON?abraços

  5. cristiana ribeiro brigido disse:

    chegando em paris , de bruxelas, de trem la por nove ou dez da noite vc aconselha pegar um taxi ate o hotel ou posso ir mesmo de metro

  6. Luísa disse:

    Oi! Obrigada pelas informações. Gostaria de saber se existe a possibilidade de ir de carro de paris até a Alemanha e deixar o carro lá!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luísa, geralmente sim mas paga-se uma taxa alta por isso (pegar o carro em um país de devolver em outro). Pesquise no site das grandes empresas de locação de carros como a Hertz, Avis e Europcar.
      Abraços.

  7. Marisa Mena disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber onde pego o trem Talles. Da Gare du Nord ou Gare D Este?
    Att
    Marisa Mena

  8. monica disse:

    Ola, comprei ticks sainrostar para Londreets pela eudo de Paris, porem esta escrito apenas”Gare Paris’. Queria saber de este trem sai apenas do gare du Nord, ou pode sair tb da Gare Lyon. Obrigada

  9. Fàtima Lourenço disse:

    Rodrigo boa tarde,
    Muito obrigado pela informação.Elas são muito úteis.
    Abraços
    FLourenço

  10. Fàtima Lourenço disse:

    Por gentileza, gostaria de saber qual é o trem que devo apanhar para ir de Paris a Dijon/Maison de l’Université
    Estarei hospedada no Ibis Eiffel Cambrone. A estação é próxima a este hotel. Tenho que pegar metro p/chegar a estação?
    Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fátima, para ir até a cidade de Dijon saindo de Paris pegue o trem na Gare de Lyon. Para chegar à Gare de Lyon saindo do seu hotel faça assim: pegue o metrô linha 6 (sentido Nation) até a estação Nation. Lá troque pela linha 1 (sentido La Défense) e desça na estação Gare de Lyon.
      Abraços.

  11. Vania Mara disse:

    Bom dia! Chego em Paris pela Eurostar, no dia 02/11/2015 (Meu voo Rio X Londres), estou em duvida quanto ao Hotel, como ficarei dois em Paris e depois irei para Bruxelas também pela Gare Du Nord. Dei preferencia a hotéis próximos a Gare Nord, mas só encontrei o Ibis Styles Paris Gare de l’Est Château Landon, mas como fica na Gare lest , nao sei como seria a locomoção da gare Nord para Gare Lest , poderia pegar o metro? Tem muitas escadas? Ou tem trem de uma gare para outra? Mas vou com malas, são tres pessoas eu meu marido e minha filha adolescente. Qual seria a melhor opção? Que você aconselha? Outra opção seria o New hotel Gare du Nord, mas nao gostei das avaliações dele.
    Aguado uma resposta. obrigada!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Vania, as duas gares são muito próximas, dá até mesmo para ir a pé de uma para outra. Ou então pegar o metrô linhas 4 ou 5, é somente uma estação de distância. Escadas vão sempre existir no metrô parisiense.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.