Duas estações ferroviárias em Paris: Gare du Nord e o Eurostar, Gare de Lyon e o Train Bleu

Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.

Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.

gare-de-lyon-leve.jpg

Fachada da Gare de Lyon

A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.

Le Train Bleu

Salão do restaurante Le Train Bleu

A beleza é tanta que é difícil  acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.

A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.

A fachada da Gare du Nord

A fachada da Gare du Nord. Foto de Mark Hillary no Flickr

Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…

A plataforma da Gare du Nord

A plataforma dos trens da Gare du Nord. Foto de Sky Captain Two, no Flickr

Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.

Eurostar

Eurostar na Gare du Nord

Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

784 pitacos, participe desta conversa

  1. NILSON PEREIRA DOS SANTOS disse:

    o Hotel Paris Louis Blanc fica próximo da estação de desembarque do trem bala de londres x paris
    no meu bilhete marca paris nord como estação de desembarque

  2. Coralina Castillo disse:

    Olá, amei sua página! Estaremos indo em grupo para a Europa e faremos trajetos de trem entre países pela primeira vez. Compramos as passagens de trem aqui no Brasil com operadora de viagens, mas as informações que eles nos dão são limitadas. Me fala detalhes, com quanto tempo de antecedência devemos chegar, o que fazer quando chegarmos na estação, estaremos com um voucher, devemos trocar pelas passagens? Desculpa minha falta de informação. Rsrsrs
    Estaremos indo de Zurique para Bruxelas e faremos conexão em Paris, chegando na Gare du Lyon as 13:38 e pegando o trem seguinte na Gare du Nord as 15:55. Pensei em passar na torre para tirar umas fotos, até já andei vendo qual metrô pegar… Você acha arriscado? Será que dá tempo!
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo site.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Coralina, não sei te informar se você tem que trocar esse voucher pelas passagens ou se ele já é a passagem, não sei o que a operadora entregou para vocês. Seria mais prudente você esclarecer isso com eles.
      O trem só chega à plataforma de embarque por volta de 5 minutos antes do horário de saída. Fique atenta aos telões eletrônicos espalhados pela estação para saber em qual plataforma o trem irá parar.
      Eu acho um pouco arriscado pois vocês não conhecem a cidade e nem as estações de metrô. Da Gare de Lyon até a Torre e depois até a Gare du Nord é preciso fazer baldeações. Talvez fosse mais prudente pegar um táxi para fazer esses trajetos.
      Abraços.

  3. LILIAN REIS disse:

    Olá!!
    Esse site é simplesmente maravilhoso!!! Obrigada por todas as dicas!!
    Gostaria de saber qual estação de trem em Paris vai/chega de Bruxelas! Dá para comprar bilhetes na máquina??

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lilian, o trem para Bruxelas sai e chega na Gare du Nord em Paris. Sim, você pode comprar as passagens nas máquinas que existem nas estações de trem.
      Abraços.

  4. BRUNO FERREIRA disse:

    Muito obrigado, devo chegar pela 22:30, é perigoso esse horario andar ate o hotel? O metrô funciona?

    Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, o seu hotel fica a 5 minutos de caminhada da estação Gare du Nord onde você vai chegar vindo do aeroporto CDG. Não tem como pegar metrô, vá andando.
      Abraços.

  5. CARLA disse:

    OBRIGADA, RODRIGO.
    VOU FICAR NO HOTEL MERCURE… PERTO DA TORRE.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carla, o metrô é tranquilo mas no seu caso é preciso fazer baldeações. Se você estiver com mala pesada ou com mais de uma pegue um táxi na saída da Gare du Nord.
      Abraços.

  6. Bruno Ferreira disse:

    Rodrigo muito obrigado!! Seu site é show, só tenho mais uma duvida, o bilhete tem como comprar com um atendente (pessoa, falando em inglês) ou só na maquina ? Se for só na maquina qual o passo a passo? só tenho notas de 10 Euros pra cima!
    Muito Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, acho que no CDG não há como comprar o ticket com atendente, somente na máquina. Aconselho que você traga moedas (o ticket custa por volta de 10€) ou pague com cartão.
      Abraços.

  7. Silva disse:

    Olá Rodrigo.
    Estou em Paris e desejo comprar passagem de trem de Madri para Barcelona. Pela internet não estou conseguindo. Em qual GARE eu consigo comprar presencialmente esta passagem?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Silva, em qualquer gare em Paris (nas lojas da SNCF) você compra passagens de trem. Gare du Nord, de l’Est, de Lyon, d’Austerlitz, Montparnasse, Saint Lazare.
      Abraços.

  8. CARLA disse:

    BOA TARDE PESSOAL… VOU CHEGAR EM PARIS POR TREM NA GARE DU NORD AS 17:00 H… COMO NAO CONHEÇO NADA EM PARIS, ANDEI PESQUISANDO POR TRANSFER… MAS TÁ TUDO MUITO CARO… PARA IR DE METRO OU TAXI PARA O HOTEL É TRANQUILO?? OU DEVO MARCAR TRANPORTE COM ANTECEDENCIA?

  9. Bruno Ferreira disse:

    Rodrigo, estou indo pra Paris, daqui 2 semanas e não conheço exatamente nada! Ficarei nesse endereço: 131-133 Boulevard de Magenta, 75010 Paris, França.
    Fui no maps e olhei que tenho que pegar o metrô do aeroporto Charles até Gare du Nord e descer, pode me explicar passo a passo e se esta informação confere?? Ficaria muito grato!
    Desculpe incomodar.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, no CDG pegue o trem RER B (siga as placas “Paris by train”) e desça na estação Gare du Nord. O hotel fica a 5 minutos de caminhada da Gare du Nord.
      Abraços.

  10. Marcia Samadello disse:

    Rogério, vou chegar as 22:00 no Gare de lyon , vi que outra pessoa perguntou se é tranquilo e vc disse que sim. Essa estação é perto de algum metrô?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Márcia, existe uma estação de metrô no subsolo da Gare de Lyon onde passam as linhas 1 e 14 do metrô. Siga as placas indicativas.
      Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Victoria, qual estação?
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.