Banheiros públicos em Paris

Em 1834 foram instalados, em Paris, banheiros públicos e gratuitos que receberam o apelido de Vespasiennes, uma referencia aos banheiros da antiga civilização romana.

Em 1961 estes banheiros foram suprimidos. Tenho amigos que se lembram perfeitamente das Vespasiennes, sobretudo do cheiro. Só os homens podiam utilizar e as pernas ficavam visíveis.

Em 1980, novos banheiros públicos foram instalados.

Estes banheiros estão espalhados por toda a cidade. Em princípio eles são limpos pois possuem um sistema de auto limpeza que entra em ação após cada uso. Para entrar basta apertar um botão ao lado da porta. Eles são gratuitos.

Boa sorte.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Onde comprar lembrancinhas de Paris?

Dicas legais para os viajantes

Como é a viagem das crianças desacompanhadas

8 pitacos, participe desta conversa

  1. Kennedy disse:

    Cuidado! Só em caso de emergência puxe uma alavanca vermelha. Como eu não sabia, fui surpreendido com uma sirene de emergência e a porta se abriu imediatamente.

  2. BRANCA VIANA disse:

    ah!!ah!!….é um espetaclo……

    ÉÉÉÉÉ,,,…PARIS É PARIS…DISPENSA COMENTARIOS…!!

  3. Cristine disse:

    E mesmo assim, com estes banheiros inusitados, a França é apaixonante… uma vez em Ardeche, no sul , após uns tres chopes, fui procurar o banheiro e … me deparo com a tal fossa turca, o buraco no chão. E a porta era aberta… enfim, tive que me segurar!!! Em Paris já usei o publico, sempre com a sensação de uma surpresa!! E penso eu, se for, que seja boa!!! Afinal, é Paris!!!

  4. Juliana disse:

    Já usei esses banheiros novos, também fiquei insegura na primeira vez com o fato de não ter tranca. Mas funciona direitinho, é bem higiênico, cada vez que alguém sai da cabine ela é completamente limpa com jatos de águas. (Fique atento para não entrar na cabine quando alguém estiver saindo… espere a porta fechar para a lavação ser feita).
    Na minha última viagem à Paris cheguei a salvar um mapa no app do googlemaps com a indicação dos banheiros – eu sempre sabia onde tinha um por perto ;)

  5. Beth disse:

    Lina
    Quando estive em Paris pela 1a. vez, em dezembro de 1962, ainda havia vários vespasiennes… O cheiro era estarrecedor! Estavam fazendo a 1a. Toillete de Paris, época do De Gaulle. E eu amei Paris de montão, risos. Foi amor à primeira vista e que não acaba nunca…
    Abs.

  6. conexaoparis disse:

    Quando cheguei em 83 todos os cafés ainda eram assim, um buraco no chão. Quando a gente dava descarga os pés eram inundados.

  7. marcia disse:

    em amsterdã ainda tem muitos ‘vespasiennes’, o cheiro é insuportável, impossível passar perto.

    acho nojento e sempre me perguntei como ainda mantêm isso pelas ruas.

    ps1.: não confio nesses banheiros públicos de paris, abrimos e fechamos a porta apenas apertando um botão, não tem travas, tenho a impressão que a qualquer momento seremos surpreendidos com uma ‘falha técnica’ e uma porta abrindo em um momento indevido.

    ps2.: em um momento de aperto passeando por paris, pedi para usar o banheiro de um mercadinho, o senhor muito gentil, me encaminhou até o local. havia um buraco no chão e só. não acreditei naquilo! cheia de casaco, bolsas, cachecol… fazer xixi em um buraco no chão! impossível! depois soube que é normal em alguns lugares mais antigos.

    bjs!

  8. disse:

    Eu ja’ usei uma vez e considerando que era um banheiro publico, até que estava bem limpinho. Se der para esperar para ir num restaurante, melhor, mas numa urgência, quebra bem o galho.

    Falando em banheiros, o mais engraçado que eu ja vi é o de Amsterdam. Apenas para homens, é claro!

    http://www.citynoise.org/upload/10836933331.jpg

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.