Apesar do sol e das altas temperaturas serem sempre bem-vindos pros lados de cá, é preciso saber os cuidados para termos um verão parisiense perfeito.

Depois de meses de frio e dias cinzas, o verão – com suas altas temperaturas e sol brilhante – é o verdadeiro luxo europeu. Mas, apesar da empolgação e da ânsia de ficar o máximo de tempo possível ao ar livre e sob o sol, é preciso tomar certos cuidados com a pele de forma geral. Uma tarde que ficamos em um piquenique sem protetor solar foi o bastante para sentirmos os efeitos maléficos do sol de verão. Apesar de nós brasileiros já termos uma certa experiência no assunto, é sempre bom relembrar e enfatizar os cuidados que devemos ter com a pele nessa época do ano na Europa.

Tomando sol na Place des Vosges (foto: / Shutterstock)

Conversamos com o  farmacéutico Gérald Fitoussi da Farmácia Monge que nos deu dicas e conselhos para a estação.

1) Além dos cremes, sobre os quais falaremos mais tarde, quais cuidados essenciais para proteger, manter ou melhorar a condição da pele do rosto e do corpo durante o verão?

A pele é um órgão em si e sofre uma série de agressões diárias tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. Fatores ambientais como poluição, mudança climática, sol; fatores fisiológicos como a idade e o sedentarismo e fatores sociais como o tabagismo, o consumo de álcool e o stress cotidiano sobrecarregam nossa pele.

O mais “simples” a se fazer é levar um estilo de vida saudável. O esporte traz ao organismo não só bem-estar mas também a renovação celular de todos os órgãos, além de promover uma desintoxicação geral. Uma dieta equilibrada e saudável ajuda a prevenir o envelhecimento. Para perder peso é preciso aumentar o metabolismo (esportes) sem fazer grandes privações alimentares (dietas radicais) pois a privação causa armazenamento.

O verão é propício para boas resoluções: começar a se exercitar, parar de fumar, comer mais saudável e consumir menos álcool.

No mais são os conselhos de sempre. Exposição direta deve ser feita antes de 11:00 e após às 17:00. Lembrando que nessa época o sol se põe por volta de 22:00, é preciso saber dosar o número de horas de exposição. Não esqueça de alternar as taças de rosé com copos de água e de sempre comer algo leve. Um chapéu ajuda a proteger a cabeça, cabelos, rosto e ombros do sol direto.

Pode parecer bobagem mas, em resumo, para manter a pele e o corpo sempre bem é preciso être heureux de vivre.

2) Quais cremes ou dermocosméticos para o verão você recomenda (rosto, corpo, mãos, pés)?

O mais importante sempre é a proteção solar. Para o corpo, os protetores solares (La Roche Posay AntheliosAvene Minéral SolaireBioderma PhotodermVichy Émulsion Solaire) no caso de exposição direta ao sol e os cremes 2 em 1, ou seja, um hidratante com fator de proteção solar para as outras situações (as marcas citadas anteriormente também têm esse produto: La Roche Posay).

Para o rosto um creme ou emulsão solar (dependendo do tipo de pele) com um fator de proteção que varie de 20 a 50+ (La Roche Posay, Avene, Vichy).

Para os pés durante o verão aconselho 3 tipos de produtos: um desodorante para combater a sudorese e os odores, um para combater o aquecimento das solas dos pés e um creme hidratante.

Um creme específico pós-sol (Avene, La Roche Posay, Biotherm) também é importante para garantir a regeneração da pele entre as exposições solares e manter sua elasticidade.

Banho de sol na pAris Plage, às margens do Sena (foto:/ Shutterstock)

3) E para os cabelos?

Os cabelos e o couro cabeludo também são submetidos à situações severas e agressivas durante o verão: o próprio sol, a transpiração rica em sais minerais agressivos para o couro cabeludo, a água salgada do mar ou hiperclorada das piscinas. clique aqui

A solução são os shampoos neutralizantes e cremes ou máscara reparadores: Furterer (huile 5 sens), Nuxe (huile solaire), Galenic (creme protetor).

4) Existe filtro solar eficaz porém menos prejudicial / tóxico para nós e para o meio ambiente?

Existem protetores solares com filtros minerais que são menos tóxicos que os filtros químicos, mas eles têm a desvantagem de ficarem brancos quando aplicados. Para evitar esse efeito aplique o creme em apenas uma direção. Exemplos: Avene Brume satinée Haute protection e Biotherm Waterlover Sun Milk.

Benefício Farmácia Monge para os leitores do Conexão Paris

A Farmácia Monge oferece um benefício aos leitores do Conexão Paris: 15 euros de desconto nas compras acima de 195€. Para ganhar o desconto, basta apresentar o voucher abaixo (clique aqui para baixar) no caixa, no momento do pagamento. Não é preciso imprimir, basta mostrar no celular.

Clique aqui ou na imagem para baixar o voucher. Não é preciso imprimir, basta mostrar no celular.

Além disso a Monge oferece também reembolso imediato (détaxe) de 15% nas compras acima de 175€. Geralmente o valor do reeembolso é de 12%.

Mas atenção, o processo da détaxe precisa ser concluído no aeroporto com a validação do formulário que a farmácia irá lhe entregar.

A promoção é válida até o dia 31/12/2018. Aproveitem!

Localização

A Farmácia Monge fica no no Quartier Latin, 5° arrondissement de Paris, e é vizinha de vários pontos turísticos da capital como o Panteão, a rue Mouffetard, o Jardin des Plantes e as Arenas de Lutèce (ruínas romanas do século I). Com certeza você passará pela área nas suas andanças por Paris.

cremes para o verão

A farmácia Monge

Endereço: 78 rue Monge, metrô linha 7 estação Place Monge.

Horários: segunda a sábado, de 08:00 as 23:00 (oba!)

 


 

 


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo, sempre com ofertas atualizadas para todos os destinos.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário