Em 1853, um terminal de transportes ferroviário foi construído na praça Bastille em Paris. Um viaduto permitia o acesso dos trens a este terminal. Um século mais tarde, o transporte ferroviáriol foi desativado nesta região e o viaduto foi se deteriorando devagar.
Quando foi aprovada a construção de uma ópera no lugar desta antiga estação ferroviária, a prefeitura de Paris pensou em destruir o viaduto. Mas um outra proposta saiu vitoriosa. A transformação deste testemunho do passado industrial da cidade em jardim, com um percurso de 4,5 km.
No alto do viaduto, no lugar dos trilhos, foi construído este jardim.
Espaço ideal para a corrida matinal.
E os espaços sob o viaduto foram também restaurados,
e ocupados por atividades ligadas ao artesanato.
Aí estão instalados designers de móveis, restauradores de quadros, de papéis e de tecidos, joalheiros, estilistas, professionais na área de molduras para quadros e a lista é longa.
Quando eu morava no Marais, este era um dos meus programas preferidos. Um caminhada dinâmica no jardim no alto do viaduto, um café em um dos restaurantes instalados sob os arcos e um passeio pelo artesanato francês.
Nos arquivos do blog existe outro artigo sobre este viaduto que na realidade se chama Viaduc des Arts. Peguem a rue de Lyon, a direita da Opera Bastille, e logo verão o viaduc.
As fotos do Viaduc após restauração são de Sérgio T. Gonçalves
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
ANGELA GURGEL VALENTE
É muito lindo esse Viaduc des Arts.. Meus Deus! fico arrazada só pensar nas possibilidades que temos aqui e nada é feito.. no fundo , lamentavelmente, é uma questão de educação. Lina é incrível como vc vem conduzindo esse Blog.. isso é uma alegria diária… e a gente aproveita para matar saudades de Paris. BJS
ana/brasil
lina. um abraço.
paga-se para só subir nas escadas rolantes do George Ponpidou?
Malu
Ai que lindo lugar minha querida! Vou adorar conhece-lo em Novembro. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa histórica. Estou aprendendo muito com você. Obrigada .
Tenha um bom dia e fica com meu beijo.
Edilaine
Eu também estou indo em 12 de Outubro! Estou passando para agradecer sua resposta de dias atrás e com certeza lhe mandarei fotos do hotel e valores de diária… pois realmente me pareceu um ótimo custo / beneficio o Daunou Opera.
Bjs
conexaoparis
Priscila
Não sei. Atualmente a mínima é em torno de 10 a máxima 19.
Vai estar mais frio.
Cláudia Oiticica
Adorei este post. O Viaduc des Arts e o Promenade Plantée estão na minha lista (interminável) de lugares que quero conhecer em Paris.
Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens
Passo por aqui para deixar-lhe um abraço e convidá-la a passar lá no Fatos e Fotos de Viagens e ler os dois primeiros capítulos da matéria “Japão, uma viagem no tempo”‘. blogando ao vivo.
Grande abraço
Priscila
Olá Lina, estou indo a Paris no dia 12 de outubro. Como estará o clima por aí? Adoro seu blog e estou anotando várias dicas.
Bjs
Claudia K
Um projeto simples que proporciona um excelente resultado para a população.
Falta isso para a zona portuária do Rio de Janeiro.
Claudia Pimenta
oi lina! um belo passeio… bjs!!!