Dica de salada do inverno: endívia e romã.
A endívia é consumida geralmente no inverno. Tradição obriga. Se hoje encontramos este produto o ano todo, ela foi durante anos um legume do inverno europeu.
Cultura da endívia
A endívia é um produto frágil e deve ser tratada com delicadeza até o prato do consumidor. As folhas devem ser branquinhas – sem manchas cor ocre – e com as pontinhas amareladas. A endívia não existe em estado selvagem. Ela é uma invenção de séculos passados. A endívia é um produto da sombra e sua cor branca se explica pela ausência total de exposição à luz. Cultivada dentro de caves ou espaços confinados, à 20 graus, a endívia é incapaz de realizar a fotossíntese.
Além do seu sutil gosto amargo, a endívia possui um crocante delicioso. Ela é consumida crua ou cozida. Crua, ela se harmoniza perfeitamente às nozes, queijos, maçã, presunto ou magret de pato defumado.
O segredo consiste em sobressair seu gosto discreto, sem o anular com acumulação de sabores carregados.
Nós adoramos a endívia e a declinamos de várias maneiras. Quando a servimos crua, realizamos a salada clássica com um toque pessoal. Nós acrescentamos romã, fruta discreta e maravilhosa. Nós servimos a receita abaixo em prato principal. Completamos a refeição com uma seleção de queijos e sobremesa.
Salada do inverno: endívia e romã
Receita para 4 pessoas
. 4 pequenas ou 3 grandes endívias
. 1 maçã vermelha
. 1 romã grande
. 1 bol de nozes
. 1 bol de uvas passa
. 1 bol de queijo seco tipo mimolette cortado em quadradinhos. Eu uso o mimolette envelhecido.
. azeite, vinagre perfumado com framboesas, pimenta do reino e sal.
Salada do inverno: endívias e romã
Modo de preparo
Cortar as endívias ao meio e em seguida em fatias fininhas. Quanto menor mais os sabores se misturam. Lavar e reservar. Descascar e cortar a mação em pedacinhos. Abrir a romã e separar os grãos. Picar as nozes.
Misturar todos os ingredientes e temperar com o molho vinaigrette preparado com azeite, vinagre de framboesas, pimenta do reino e sal.
Nós gostamos de servir com fatias de presunto cru.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Maria das Graças
Gosto demais das duas. Vou experimentar essa mistura.
Uma receita do Alain Passard que adoro é a folha de endívia crua cheia de uma mistura de cebola refogada, coco fresco ralado e curry. Combina com o nosso verão.
MonicaSA
Gosto de comer endívias. Sempre a considerei delicada, mas dssconhecia quão delicado é o seu cultivo. Valeu Conexão!!!
Isabela Almeida
Muito interessante saber as características e história da endívia! Não sabia que era um produto “de cave”.
Alexia Tunes
Que queijo no Brasil poderia substituir o mimollete?
Rodrigo Lavalle
Alexia, substitua por um canastra curado.