Aqueles que estiverem na Provence e desejarem ir para a Côte d’Azur, o caminho mais bonito é passando pelas Gorges du Verdon. Verdon é o nome deste rio com águas incrivelmente verdes. Durante muito tempo, a estrada vai acompanhar as curvas do Verdon e talvez esta tenha sido a paisagem mais bonita que vi nesta viagem.
Do Luberon a Nice, passando pelas Gorges du Verdon, são 300 km e mais de 4 horas de viagem. O trajeto pode ser feito direto, mas no meio do caminho existe uma pequena cidade maravilhosa, encravada nas montanhas: Moustiers-Sainte-Marie. Para completar o quadro, nesta cidade se encontra um hotel/restaurante sob a supervisão de Alain Ducasse.
La Bastide de Moustiers foi a casa de campo do grande chefe até ele tomar a decisão de transformá-la em auberge de luxo. Inútil colocar no blog as fotos dos quartos. Vejam diretamente no site do hotel: www.bastide-moustiers.com. Os quartos custam entre 270 euros (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro) e 370 euros ( nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro). O restaurante possui menus a 55 e 70 euros.
Fica aqui a sugestão de uma parada nada banal.
Praça Masséna em Nice
A Côte d’Azur vai de Toulon até Monaco, passando por Saint-Tropez, Saint Raphaël, Cannes, Antibes e Nice. Para citar somente as cidades mais conhecidas. De todas elas, sem dúvida alguma, a mais interessante é Nice. Ela apresenta todos os aspectos das cidades da Côte d’Azur, quer dizer frívola, exuberante e cheia de milionários exóticos mas não se reduz a esta dimensão. Ela é também uma cidade culta, com muitos museus e galerias de arte. Nice conseguiu um sábio equilíbrio entre autenticidade e ostentação.
Quais são os rituais de Nice?
Pela manhã, um passeio pelo Cours Saleya, o must niçois. Barracas de flores, de legumes e de especialidades locais dentro de uma decoração barroca. Turistas e habitantes provam beignets (bolinhos) de flor de abobrinha e socca (um crepe feito com farinha de grão de bico).
Hotel Negresco
Continuar o passeio pela Promenade des Anglais, a avenida que está a beira mar. E na “prom“, como dizem os locais, os lugares da moda atualmente são o Castel, um restaurante-bar com praia privada e isto quer dizer: cadeiras confortáveis, chaises longues, coqueiros, para-sol, peoples em geral, garçons sorridentes, biquínis minúsculos, seios de fora, gente bronzeada, música e champagne. Entrem no site do Castel para terem uma idéia do ambiente: www.castelplage.com
O outro lugar da moda é a praia privada Hi Beach do chic Hi Hotel. Mesma descrição acima mas muito mais elitista. Entrem no site: www.hi-beach.net
Mas se quiserem conhecer realmente um lugar quase sagrado, o emblema de Nice e da Côte d’Azur entrem no Hotel Negresco. A proprietária o transformou em Fundação para que ele continue sendo com é, para evitar que uma cadeia milionária o transforme em um hotel chic como todos os hotéis chics mundo afora.
Créditos: fotos gentilmente cedidas por Tânia
Decoração over, mármores, candelabros kitsch e muitas obras de arte.
E com um restaurante excelente, o Chantecler. Para terem uma idéia dos preços olhem os documentos em pdf no site do Negresco: www.hotel-negresco-nice.com
Outro ritual muito importante em Nice é passear pela parte antiga da cidade, o Vieux Nice.
Mas atenção, importante: no Vieux Nice, todas as segundas feiras acontece a feira de antiguidades. Este é o maior mercado da região.
Uma delícia caminhar entre as barraquinhas observando as turistas inglesas.
Depois é só escolher um café, e continuar olhando.
E as pausas culturais?
Visitem o Museu Matisse, instalado na casa da foto acima e situado no bairro Cimiez, um dos mais bonitos de Nice. www.musee-matisse-nice.org
Visitem também o Mamac, o museu de arte contemporânea de Nice.
Clique aqui para ler a continuação do circuito da Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
289 Comentários
Ana
Olá
estou com mais dúvidas!
Chegarei em Paris dia 15/11 às 17:30 . Para qual horário seria melhor comprar a passagem p Nice ,sem perigo de perder o voo?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana, pense em 3 horas de espaço entre o horário de chegada e o de partida.
Abraços.
Ana
Obrigada Rodrigo
Ana
Lina
Chegarei a Paris dia 15 de novembro e gostaria de ir direto para Nice de avião, tem voos com que frequência? Pego o avião no CDG mesmo?
Grata
Rodrigo Lavalle
Ana, existem voos saindo tanto do CDG quanto de Orly. São vários voos por dia operados por várias companhias. Procure em algum site que faça busca por passagens aéreas.
Abraços.
GIVALDO
Estamos indo para França final de outubro. No sul quero conhecer Avignon, Montepellier, Aix en Provence e Nice. Onde monto minha base?
Estarei de carro e quero conhecer as cidades pequenas.
mariele
Oi Lina!
Vou ficar 15 dias na Franca, sendo 10 em Paris e 5 no sul. Quero ir para Carcassone, Avignon, Nice, Cannes e Monaco. Queria seguir essa ordem de cidades e fazer td de trem. É possivel esse trajeto de Carcassone-Avignon e Avigon-Nice de trem sem problemas? Depois ficarei em Nice e farei bate e voltas para Cannes e Monaco.
Adoro seu blog e obrigada pelas dicas!
Lina
Mariele
Eu seu que Avignon Nice é possível, passando por Marseille. Não sei te dizer se Carcassone Avignon é direto. Deve ser possível com trocas.
http://www.voyages-sncf.com/
Consulte com calma o site acima. Ele te dará todas as informações sobre as linhas ferroviárias na França.
Gabriela
Olá querida Lina! Passei um Natal e Reveillón maravilhosos em Paris graças às suas dicas! Estou indo à Nice agora em setembro…vc recomenda algum hotel ou alguma região bacana pra ficar na cidade? Será que ainda é tempo de pegar uma prainha? Obrigada…bjs
Lina
Gabriela
Acho que a prainha vai ficar fora do programa, afinal estamos no inverno.
Vejamos, hotel em Nice:
. o mais famoso é este: http://www.booking.com/hotel/fr/negresco.pt-pt.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;checkin=2013-12-26;checkout=2013-12-29;srfid=76011b9e700647f4e1feeeedfdc95f1d5a0f7f73X5
. goste deste também: http://www.booking.com/hotel/fr/hotel-westminster.pt-pt.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;checkin=2013-12-26;checkout=2013-12-29;srfid=76011b9e700647f4e1feeeedfdc95f1d5a0f7f73X11
Se puder fique na Promenade des Anglais, a avenida à beira mar.
Nos links acima encontrará também hotéis mais baratos.
Giovanna Puglia Mambretti
Olá Lina!
Parabéns pelo site e pelos livretos-guias fantásticos!
Estamos empolgadíssimos pq no final de setembro faremos um passeio de penichette (Negra-Argens) e de lá pensamos em passar 2 a 3 dias em alguma praia no mediterrâneo, e depois seguir pra Paris.
O que recomenda? (onde ficar, como ir de Argens até lá e de lá a Paris)
Obrigada desde ja!!!!
Lina
Giovanna
Nesta região a cidade mais interessante é Saint Tropez. Belas praias e excelentes restaurantes. O ideal seria alugar carro para conhecer melhor a região. Em seguida pegue o trem TGV para Paris em Marseille. Neste momento você devolve o carro.
Lenira
Olá Lina, parabéns pelo Blog. Muito elucidativo. Minha filha vai estudar em Turim e vou visitá-lá no Natal e ano novo. Já conheço a Italia “turistica”, como Roma, Veneza, etc.Como morro de vontade conhecer o Sul da França, seria possivel você elaborar um roteiro partindo de Turim? Tenho 20 dias.
Lina
Lenira
Nós temos uma infinidade de leitores, o que nos impossilita dar atendimento individual. Sinto muito.
Mas no blog você vai encontrar muitas informações sobre o Sul da França e com elas poderá fazer o seu roteiro.
Monica
Obrigada Lina,
Beijos
Monica
Lina, vc sabe se tem guarda volume no aeroporto de Nice onde possa deixar parte das minhas malas por uns 5 dias?Estou com familia e vou alugar carro em Nice, porem meu marido nao quer alugar uma Van onde caberiam todas as malas…
Bjs
Lina
Monica
Dê uma olhada no site deles.
http://www.nice.aeroport.fr/