Transformo em artigo um comentário do Eymard, uma resposta dada a um jovem casal, sobre onde se hospedar em Paris.
Grande conhecedor da capital, Eymard fez um resumo desta dúvida atroz: qual o melhor bairro parisiense para se hospedar?
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Não há um lugar melhor para ficar em Paris. Há lugares e interesses.
Pesquise. Pesquise muito. Viaje antes da viagem.
Há os que gostam da região do Étoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées.
Há os que gostam do Marais, região movimentada, cheia de pequenos ateliês, bistrôs, gente jovem nas ruas.
Ou da Bastille, que anda revigorada, área muito jovem e animada com o seu boulevard Beaumarchais se transformando em encontro dos descolados.
Há os que ficam entre a Madeleine e Opéra, um dos centros da gastronomia chic de Paris.
Há os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain, região cheia de bistrôs, restos, charme das antigas.
Há os que preferem o Quartier Latin por causa da proximidade do Jardim de Luxemburgo ou da Sorbonne.
E ainda há os bairros mais afastados: Montparnasse, bairro tradicional com bons restaurantes e Montmartre, a região da boêmia, dos cabarés e sex-shops. Eu acho (como já vi a Lina também falar aqui) que a região da Torre Eiffel e a de Montparnasse, para um casal jovem, são paradas!
Portanto, se a preferência for a margem esquerda do Sena, eu apostaria em algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência recair sobre a margem direita, eu apostaria no Marais, na Bastille, na Madeleine/Opéra ou Étoile.
Andem muito em Paris, mas não se esqueçam de escolher um hotel que tenha metrô por perto. Sempre ajuda em momentos de chuva e cansaço total após as longas caminhadas turísticas.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Tudo sobre os bairros e as regiões de Paris
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
- Características dos bairros de Paris
Conheça os apartamentos para alugar em Paris da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1149 Comentários
Analu
Bel e todos mais a quem possa interessar!
Venho aqui tentar contribuir com esse maravilhoso blog que tanto me ajudou na hora de planejar a minha viagem!!
Fui para Paris dia 27 de setembro e fiquei lá até o dia 03 de outubro… ficamos no Hotel de Suez, depois de taaaanto ler coisas bacanas sobre ele aqui. Em abril reservei o último quarto, tava quase ficando no Ibis perto da torre…
Ótima dica! Amei o hotel! Claro que não é nenhum palácio, mas muito limpo, organizado, cama confortável. Ficamos no primeiro andar, em um quarto voltado para a rua dos fundos, ou seja: super silencioso. Super indico. O café é simples mas bem gostoso.
O staff é atenciosíssimo! Já na chegada, o rapaz que nos atendeu viu que éramos brasileiros pela nossa ficha e já nos atendeu com “bom dia e bem vindos” – amei!
Quase na frente tem um mercado Monoprix e eu e meu marido fazíamos pique-niques diários no hotel, comprávamos todas as delícias francesas (ai que saudades daquele queijinho camembert) e o pessoal do hotel não se opôs, bem pelo contrário! Abriam o vinho, nos forneciam talheres e tudo mais! Desde as camareiras até os donos, muito atenciosos.
O banheiro era limpo e muito confortável.
A localização é ótima! Bairro movimentado, muitas opções para comer e como fazia calor naquela semana, sempre saíamos pelo bairro à noite! Muito tranquilo, bastante movimentado, cheio de opções!
Enfim, foi uma semana muito muito feliz, recomendo muito o hotel, e já estou, claro…. morrendo de saudades!!!
Abração à todos!
Caco Carvalho
Fantástica a quantidade de comentários a este post!!
Eu quero registrar que esta tem sido uma fonte inesgotável e muito confiável de informações para quem quer simplesmente saber sobre, para que quer visitar de fato, ou, como no meu caso, para quem quer viver em Paris!
Aproveitando como “desculpa” de que minha filha vai fazer um curso de longa duração na cidade, vou colocar em prática um antigo plano: viver em Paris….e na companhia de minha filha!
Daí a necessidade de conhecer fisicamente, e também pelos comentários de quem conhece ou foi suficientemente curioso para pesquisar e postar aqui suas descobertas interessantes e uteis.
A decisão de onde comprar um apartamento é bem mais complicada do que parece ser, já que não se trata de endereço provisório, além de ser um investimento considerável. Perto de que, longe de que, muito barulho, muito quieto, muito caro, muito inseguro, muito doido….e por aí vai. São tantas as variáveis que deixam a gente meio confuso.
Aliás, só a decisão de mudar de país já é bastante complexa.
Mas esta já está tomada. Resta agora me empenhar na maratona de olhar dezenas, quem sabe centenas de apartamentos, até chegar aquele que já ao entrar na porta podemos dizer “estou em casa”!
A dica que deixo é: a quem estiver pretendendo o mesmo, não se iluda de que contratando algum consultor, especialista ou algo do gênero vai tornar essa empreitada mais tranquila! Ele pode se transformar num Fred Krueger, fazendo de seu sonho o mais absurdo dos pesadelos! Basta que surja a oportunidade dele lucrar mais algum com o negócio.
Não conheço ninguém confiável que possa me auxiliar neste sentido.
Sendo assim, em tempo, aceito sugestões!
Um abraço
conexaoparis
Caco
Aconselho alugar um apartamento e depois procurar com calma o que vai comprar.
Tenho certeza que vai se divertir nesta procura e conhecer profundamente os franceses.
De vez em quando me conte em que ponto está esta aventura.
Maria Anunciada
Obrigaaaadaaa Lina, a sua ajuda não tem preço, suas informações são preciosas para quem não tem tempo à perder em Paris, que é o meu caso, devo listar minhas prioridades e voce tem sido muito,mas,muito bacana. Um beijo Maria Anunciada
Maria Anunciada
querida Lina pergunto tanto a voce que frequentemente acabo repetindo a pergunta. Ficarei 20 dias em Paris, eu e meu marido, nos acompanhando estará um casal de 65 anos, uma amiga sugeriu ficarmos na area Oberkampf, entre a praça da Republique e o bairro Menilmontant, não conheço esta area voce pode me dizer se fica muito distante do Louvre, da Rivoli? da para ir caminhando ate o museu? Um grande abraço Maria Anunciada
conexaoparis
Maria Anunciada
Oberkampf não está perto do Louvre. Mas Paris é pequena e com o metro você chega rapidinho nas áreas mais centrais.
Beth
Bel
Na Étoile tem hotel de todos os preços.
A qualidade das camas é proporcional.
Quanto mais caro (estrelado) o hotel, melhor e maior a cama…
Abs.
bel
Queridos Lina, Beth, J. Fortunato!
acompanho muito as dicas de todos vcs…há 2 anos, desde que comecei a planejar minha primeira viagem para Paris.
Lina:
apesar de eu achar que alugar apartamento seria melhor (maio 2012- tudo caro) tenho medo de não ter a quem pedir alguma ajuda , ou dica , se eu precisar…é q falamos muito pouco ingles, francês, então….será q eu “vou passar aperto” alugando? sem nenhuma recepção a quem recorrer….
J. Fortunato, e a todos que conhecem o Hotel Suez:
Este hotel tem boas camas? é barulhento? o conforto das camas pesa na minha escolha… a recepção, pelo o que eu li, é atenciosa e costuma ajudar…certo?
Beth,
vc, que sempre se hospeda na Ètoile, ode me dar uma dica de hotel, com estas condições acima?
Queridos, desde já agradeço, estou muito atrapalhada para conseguir resolver sozinha!
bjs
conexaoparis
Bel
As duas empresas que cito para alugar apartamento em Paris dão assistência aos seus clientes. Se o seu medo for esse, pode ficar tranquila. Tanto o Viníncius como o Roberto são gentis e bons empresários.
Lisa
OBRIGADA ,LINA, SEU TRABALHO AQUI É FANTÁSTICO!!!! MIL BJS
Lisa
LU,
o hotel California Saint Germain fica em 4.100,00 reais, 10 noites, em maio!!!
Lisa
corrigindo: por muito MENOS, o valor era pelo menos uns 30% a menos…
Lisa
Lina, o estranho é que fiz esta cotação para maio de 2011, eu ia este ano mas não pude, com 4 meses de antecedencia eu consegui os mesmos hoteis , o Suez, O campanille Bastille e o Marceau Bastille por muito mesno que hj, e olhe que ainda faltam 7 meses!
Bjs!