Transformo em artigo um comentário do Eymard, uma resposta dada a um jovem casal, sobre onde se hospedar em Paris.
Grande conhecedor da capital, Eymard fez um resumo desta dúvida atroz: qual o melhor bairro parisiense para se hospedar?
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Não há um lugar melhor para ficar em Paris. Há lugares e interesses.
Pesquise. Pesquise muito. Viaje antes da viagem.
Há os que gostam da região do Étoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées.
Há os que gostam do Marais, região movimentada, cheia de pequenos ateliês, bistrôs, gente jovem nas ruas.
Ou da Bastille, que anda revigorada, área muito jovem e animada com o seu boulevard Beaumarchais se transformando em encontro dos descolados.
Há os que ficam entre a Madeleine e Opéra, um dos centros da gastronomia chic de Paris.
Há os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain, região cheia de bistrôs, restos, charme das antigas.
Há os que preferem o Quartier Latin por causa da proximidade do Jardim de Luxemburgo ou da Sorbonne.
E ainda há os bairros mais afastados: Montparnasse, bairro tradicional com bons restaurantes e Montmartre, a região da boêmia, dos cabarés e sex-shops. Eu acho (como já vi a Lina também falar aqui) que a região da Torre Eiffel e a de Montparnasse, para um casal jovem, são paradas!
Portanto, se a preferência for a margem esquerda do Sena, eu apostaria em algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência recair sobre a margem direita, eu apostaria no Marais, na Bastille, na Madeleine/Opéra ou Étoile.
Andem muito em Paris, mas não se esqueçam de escolher um hotel que tenha metrô por perto. Sempre ajuda em momentos de chuva e cansaço total após as longas caminhadas turísticas.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Tudo sobre os bairros e as regiões de Paris
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
- Características dos bairros de Paris
Conheça os apartamentos para alugar em Paris da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1149 Comentários
Luciana
Lina, fico encantada com a sua disposição em auxiliar a todos.
Estou realmente perdida em que local devo me hospedar por essa brevíssima passagem a Paris, em que eu possa conhecer o máximo, a pé, dessa linda cidade.
Ficarei imensamente agradecida se puder me sugerir alguns locais agradáveis (e não muito caros) em que eu possa me hospedar nessas duas noites de julho
conexaoparis
Luciana
Olhe o Hotel de Suez. Bem localizado e os leitores do blog o aconselham.
Luciana
olá!!! o blog tem me ajudado muito. Porém preciso de ajuda. Viajarei com a minha mãe no final de julho e passaremos apenas 2 dias em Paris (chegaremos no início da tarde do dia 26 e vamos embora no início da noite do dia 28). Na melhor relação custo benefício (pois praticamente só usaremos o hotel para dormir), fiquei na dúvida entre os seguintes hotéis: Annexe Hotel, Bastille Baudelaire, Saint Dominique, PAris taylor Hotel e De France Quartier Latin. Qual desses você indica ?
conexaoparis
Luciana
Não conheço, mas o ponto do De France Quartier Latin é muito bom.
Siomara
Obrigada, Silvana, pelas dicas! Realmente você tem razão: vou sossegar lá por Paris e deixar outros sonhos para as próximas viagens. Grande abraço.
silvana
Vou me atrever a ajudar a Siomara. Qto ao transporte ,apesar de sempre usar RER/metrô, acho que 4 c/ bagagem deve valer pegar um taxi maior; a torre eiffel eu diria umas 8h para as fotos c/ uma luz menos intensa e calma p/ subida; sair de Paris c/ 6 dias eu acho muito corrido; aproveita e conhece a região do canal st. martin ( com ou sem passeio pelo rio- emp. canauxrama ), ou vai até Versailles e anda c/ calma (de bike , p.ex. )pelos jardins e petit/grand trianon. Compras( ah , tb sei pouco , mas os cosmeticos e as dicas da Lina de onde comprar são D.) e lição dos últimos anos de viagem ( tudo que compramos no Brasil está caro!!), então,leve a mala c/ o básico e aproveite p/ entrar nas pimkies e H&M da “vida” e trazer algo diferente.Lembrei da questão da abordagem do parisiense (bom dia sr/sra, por favor,poderia e obrigado)que parece cinismo ou bobagem mas é levado a sério por eles. Desejo uma ótima viagem p/ vc ( e certamente retornará c/ gostinho de quero mais )e sua família,
Siomara
Obrigada Lina e Sueli pelas palavras de incentivo! Preciso, por favor, de algumas orientações:
1) Chegaremos em Gare du Nord, vindo de Londres, no dia 14 de julho. Como ir desta estação para a rue D’Arras, Quartier Latin? Qual a melhor forma, considerando que será feriado nacional e a cidade, acredito, mais apinhada de gente? Estaremos em quatro pessoas + bagagens? Você acha que pagaremos muito caro por um táxi?
2) Na manhã seguinte, subiremos a Torre Eiffel. Voilá! Comprei entradas para às 10:00h. Sei que há filas imensas, até para subir, mesmo tendo já os tickets. Minha pergunta é: quanto tempo antes você acha que devemos estar lá?
3) Vamos ficar 6 dias em Paris, sendo que em quatro dias, vamos fazer o tour sugerido pela Lina. Sobra-nos 2 dias. Você acha que daria para realizar um outro sonho dentro deste sonho de estar em Paris e alugar um carro e vaguear saborosamente por uma cidadezinha do interior, vendo vistas pitorescas, parando aqui e ali, sem eira, nem beira, só sentindo os lugares? Se vale a pena, que destino você nos indica? Onde alugar o carro: em Paris com seu dito trânsito caótico ou numa estação nos arredores? Pensamos fazer isto em um dia (18/07), segunda-feira.
4) Ainda em Paris, queremos navegar pelo Sena. Você recomenda algum tour em especial? Dia ou noite?
5) Não sou nada consumista (estar em Paris já é O Presente), mas que artigos são imperdíveis estando em Paris (sei que esta é uma pergunta muito pessoal)? Coisas que valem realmente à pena comprar e trazer na bagagem, além do mais importante que são as lembranças na mente e coração!
De novo, me perdoe pela mensagem longa.
Grande abraço!
SueliOVB
Siomara,
Que delícia de depoimento!
Com todo esse seu amor, carinho, preocupação e alegria ainda tem alguma dúvida que a viagem de vocês será maravilhosa?
Seus filhos são muito jovens e você, com certeza, terá outras oportunidades de voltar a Paris.
Curtam o que for possível, traga muitas lembranças boas e deixe para ver o que faltou em outras viagens.
Os meninos vão gostar do lugar que você escolheu e vocês poderão fazer muitas coisas à pé.
Boa sorte e ótima viagem!
Siomara
Pessoal, quero pedir licença para “abrir meu coração” . Sou uma mãe apaixonada pelos meus filhos (16 e 19 anos) e tenho sonhado há anos (e bota anos nisto) em fazer uma viagem para a França e Inglaterra com eles. Vamos falar da França e para isto preciso de luz e conforto porque, sem querer parecer neurótica (mas sendo!), estou lendo tudo que vejo pela frente (principalmente o Conexão Paris – que é ótimo), porém estou com a ansiedade lá nas alturas, pois parece que não vou dar conta do recado, afinal é tanta coisa para ler, se inteirar. Enfim, preciso despressurizar e para tanto, deixe-me dividir com vocês o que já fiz: reservei um apto. no Quartier Latin (que sofrimento foi escolher), já comprei as entradas para a Torre Eiffel, encomendei o guia da Lina. Como ficaremos 6 dias inteiros, pretendo levá-los às principais atrações, dando preferência por caminhar e saborear as coisas ao vivo, meio-devagar,sentindo tudo, sabendo que não dará para fazer tudo o que gostaria (este pensamento é que mata a gente!). Sei que vou deixar aqueles cantinhos mimosos para uma outra oportunidade (espero que ela realmente aconteça!). Gente, me perdoem por escrever tanto, mas de repente, ao reconhecer e dividir este misto de ansiedade e alegria (gosto tanto desta palavra), tenho a impressão que não estou sozinha! Grande abraço a todos e parabéns, Lina, pelo blog.
conexaoparis
Siomara
Fique tranquila. Paris é pequena e não é perigosa.
Você está fazendo tudo certo. Relaxe.
Vai conhecer o principal e isto já é maravilhoso.
Ande muito, perca-se , sente-se nos cafés, empurre portas.
Volte sempre que precisar ou tiver dúvidas.
Simone.
Queridas, Beth e Lina
obrigada pela gentileza.
Até minha viagem vou lendo e blog e qualquer dúvida volto ok!!
Abraços.
Daniella
Olá Lina! Amo seu blog!
Ano passado me hospedei no helzear,pois adoro sua localização.
Esse ano estou vendo um ap. Na rue du ponceau,gostaria da sua opinião a respeito dessa rua. O que vc acha? Abraços, Daniella
conexaoparis
Daniella
Esta área está ficando interessante. Ela se se incorporando ao Alto Marais.
Por perto tem a Gaité Lyrique espaço interessante que acabou de ser inaugurado.
Outra qualidade, é bem central.
Beth
Simone
Bem-vinda ao blog dos amantes de Paris e ao Hotel de Suez.
Junho em Paris é igual a junho no Rio, nem quente nem frio.
Pega um taxi no aeroporto, é bem mais prático e e confortável.
Abs.