Transformo em artigo um comentário do Eymard, uma resposta dada a um jovem casal, sobre onde se hospedar em Paris.
Grande conhecedor da capital, Eymard fez um resumo desta dúvida atroz: qual o melhor bairro parisiense para se hospedar?
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Não há um lugar melhor para ficar em Paris. Há lugares e interesses.
Pesquise. Pesquise muito. Viaje antes da viagem.
Há os que gostam da região do Étoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées.
Há os que gostam do Marais, região movimentada, cheia de pequenos ateliês, bistrôs, gente jovem nas ruas.
Ou da Bastille, que anda revigorada, área muito jovem e animada com o seu boulevard Beaumarchais se transformando em encontro dos descolados.
Há os que ficam entre a Madeleine e Opéra, um dos centros da gastronomia chic de Paris.
Há os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain, região cheia de bistrôs, restos, charme das antigas.
Há os que preferem o Quartier Latin por causa da proximidade do Jardim de Luxemburgo ou da Sorbonne.
E ainda há os bairros mais afastados: Montparnasse, bairro tradicional com bons restaurantes e Montmartre, a região da boêmia, dos cabarés e sex-shops. Eu acho (como já vi a Lina também falar aqui) que a região da Torre Eiffel e a de Montparnasse, para um casal jovem, são paradas!
Portanto, se a preferência for a margem esquerda do Sena, eu apostaria em algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência recair sobre a margem direita, eu apostaria no Marais, na Bastille, na Madeleine/Opéra ou Étoile.
Andem muito em Paris, mas não se esqueçam de escolher um hotel que tenha metrô por perto. Sempre ajuda em momentos de chuva e cansaço total após as longas caminhadas turísticas.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Tudo sobre os bairros e as regiões de Paris
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
- Características dos bairros de Paris
Conheça os apartamentos para alugar em Paris da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1149 Comentários
Josiana
Legal as dicas do Eymard. Seria bacana tb se pudessemos ver o mapa dos bairros para localizar melhor as dicas. lembro de ter visto um por aki, mas não sei em que post.
Valeu.
Eymard
Um comentário despretensioso da minha parte. Mérito da Lina em transformá-lo em matéria. Aqui, agregam-se novas informações e vamos completando as nossas muitas viagens. Obrigado a todos.
Marcia: dia 14/07 está tudo aberto! A cidade vira uma festa até tarde da noite. Muita gente na rua. Além do desfile pela Champs, tem inúmeros outros acontecimentos em lugares públicos. Os museus funcionam normalmente. Depois do desfile, proximo da escola militar, continuam algumas apresentações. A Torre e seus arredores ficam cheios. Eu, se fosse vocês, tiraria esse dia para “flanar” no melhor sentido da palavra. abs
Márcia Homci
Lina e Eymard,
Acompanhei as discursões sobre o que originou o post. Estava anciosa pra ver o resultado do post. Vcs não imaginam como nos ajudam em planejar nossa viagem. Assim como a Célia estarei em Julho(14) em Paris. Falando nesta data (14/07), o que poderíamos fazer neste dia ? Os pontos turísticos funcionam? Alguém sugere algo? Posso fazer um dos quatro dias do Guia ?
Parabéns e Obrigada!
Márcia
Célia
P.S. Como algumas pessoas que li acima, tambem vou ficar perto dos Jardins de Luxemburg, mas quando viajo, o lugar que menos fico é no quarto do hotel. Embora seja uma senhorinha com 66 anos. Chego à Paris de trem, vinda da Holanda. Haja fôlego! Quase plageando Chicó,personagem do ”Auto da Compadecida”,de Ariano Suassuna: Não sei como…, só sei que vou! rsrsrs…
Célia
À Lina, e a todos,
Obrigada pelas valiosas informações. Vou em julho à Paris, e ficarei por 9 dias. Comprei o guia do Conexão Paris, e já foi aprovado o pagamento pelo PagSeguro. Estou certa que, com o auxílio do blog, e com os roteiros do guia, a minha viagem será muuuuito boa e insquecível! Não vejo a hora de embarcar. Se Deus quizer, até julho, esse vulcão deve ter sossegado.
Muito obrigada, Célia.
PagSeguro:Código_98792474-DA9E-42EF-B855-39C7E4F8E585
Cláudia Oiticica
Eymard, quando li esse seu comentário achei perfeito e a idéia da Lina em transformá-lo em post foi excelente.É como você diz e a Lina bem destacou “Há lugares e interesses.” Isso resume tudo, já que cada um tem os seus e isso não impede que os interesses mudem a cada viagem.
Quanto a região dos Champs Elysées, eu acrescentaria que um ponto forte de lá é encontrar até tarde da noite lugares abertos e movimentados como o Publicis Drugstore,Fnac ou mesmo vários bares. Para os notívagos é mais uma opção antes de ir para o hotel.
SONIA
Quando estive em Paris em setenbro do ano passado, aluguei um ap na ille saint louis, achei a localização muito boa pois fica perto de tudo, fizemos a maioria dos passeios a pe.
kladina
Quando fui fiquei meio no Montmartre, mas o apartamento onde me hospedei foi o lugar onde eu passei menos tempo. Andei muito por Paris, o tempo todo, apesar do frio, e realmente, vc tem que andar muito e ver.
Não peguem metro, andem mesmo, pois debaixo da terra não da pra ver nada. Saí um dia sozinha e saí de Barbes de metro até o Louvre, depois andei até o arco, entre as pequenas ruas vc conhece coisas chamosíssimas… e olha que fiz isso tudo num frio de 0º, pq o tempo tava bom nesse dia..
Vale muito a pena, isso eu garanto!
Vinicius
Bom, aproveito para citar também bairros do 11éme: republique, canal saint martin, menilmontant e toda essa região que a cada mais vem sendo invadida pelos famosos Bobos (Bourgeois Bohemio), ou seja, pessoas de classica média/alta, que preferem esse lado mais relaxado e cool da cidade para viver! (e por muitas vezes mais simpático!)
Eu apesar de não fazer realmente parte da classe alta (risos) tenho uma preferência por esse bairro movimentado e central, sim, central, do 11éme! Um bairro moderno mas sempre com aquele gostinho de antigo que Paris oferece! Além de adorar fazer picnic no Buttes Chaumont, e tomar um vinho rosé geladinho na beira do Canal Saint Martin!
Abraços
Vanessa Fernandes
Marcello,
É uma optima dica! Tenho pena é não ter um Iphone…hehehe