Os queijos, como as frutas e os legumes, devem ser consumidos de acordo com as estações.
Na primavera, os queijos de cabra estão no apogeu. Os meus preferidos são o Cabécou de Rocamadour, o Crottin de Chavignol e o Chabichou du Poitou.
Em junho consumimos também os queijos que não pedem muito tempo de maturação. Os chamados queijos à affinage court. Entre eles o Camembert, fabricado na Normandia e originário da cidade de Camembert.
O Brie, fabricado na cidade de Meaux ou de Melun, pertinho de Paris.
O Chaource, produzido nas regiões da Bourgogne e da Champagne.
E o Brillat Savarin, uma bomba calórica, verdadeiro creme com 75% de gordura, considerado o rei dos queijos e fabricado na Normandia e na Bourgogne.
Tente achar este queijos maravilhosos nos restaurantes ou, melhor ainda, entre em uma boa fromagerie e compre pelo menos um deles.
Leia aqui artigo sobre um queijo ideal para o outono e o inverno.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
38 Comentários
Tatyana Mabel
Lina, e o livro do Dodô e os guias? As vendas ainda não iniciaram? bjs
Lina
Tatyana
Ainda não. Calma…
Evandro Barreto (Dodô)
No outono, vou lá. Para quem ama brie e camembert, é sempre primavera.
Tatyana Mabel
Lina, maldade com a gente! (PS: salivando…rs)
Maria das Graças
Inspirada no post agora, no lanche da tarde, grelhei na tefal uma fatia espessa de queijo coalho (ou qualho?). Servi-a dourada e mole regada com mel de cana (melado) acompanhada por uma xícara de café do sul de minas gerais.
Quem não tem cão caça com gato.
Lina
Maria das Graças
Um dia você me convida para provar?
HELIO JR
Lina,
Excelente post! Um presente!
Mônica SA
Lina,
Sou dependente de queijo, porém às vezes que estive em Paris fiquei em crise de abstinência. Não consegui um queijo mais natural, que se aproximasse um pouquinho ao nosso “minas”. Se é que existe algo no gênero, qual seria?
Obrigada
Maria Cristina
Lina,
E o Mont d’Or maravilhoso que se come com colher é mais de inverno?
Lina
Maria Cristina
O Mont d’Or é queijo do outono e inverno.
Nick
Amo os queijos franceses, em especial o Brie e o Camembert. E a não ser que sejam importados, os fabricados aqui no Brasil, não se comparam. Apesar do detalhe de ser bastante calórico, já anotei como dica para a próxima vez em Paris, experimentar o Brillat Savarin.
Lina
Nick
Comigo, foi paixâo à primeira vista. Achei o Brillat Savarin, o melhor queijo do mundo. Mas os 75%, hoje, criam um certo receio.
Maria das Graças
Deliciosos!
Os de cabra são especiais para mim. É um dos aromas da minha infância no nordeste brasileiro. Do sabor daqueles queijos eu não me lembro. Mas do aroma eu nunca me esqueci. É o 1º tipo de queijo que eu compro quando chego na França.
Amanda Lago
Amo Camembert. Como queijo todos os dias. Pena que aqui na minha cidade seja tão difícil achar queijos de boa qualidade.