Nos trens de alta velocidade franceses, os TGVs, não existe uma grande diferença entre a primeira e segunda classe.
Na primeira temos um pouco mais de espaço, duas poltronas de um lado e uma do outro, contra duas a duas na segunda classe. Na foto, estamos no carré. Quando compramos passagens pela internet, na reserva das poltronas as opções são: lugares no andar de baixo ou no de cima (vários TGVs tem dois andares, escolham o andar de cima); escolham em seguida poltronas no sentido do movimento do trem; a última opção, poltronas na janela, no corredor ou no carré (onde temos duas poltronas em frente a duas outras e uma mesa no meio).
Na primeira classe, existe um mini-serviço. Um garçom passa uma vez para servir bebidas e uma outra com opções de sanduíches e plateau refeição. Testei o plateau e achei melhor que as refeições servidas nos aviões. Preço, 20 euros com pequena entrada (sopa fria), prato (carne de pato com legumes grelhados, sobremesa (mousse de chocolate) e uma garrafa de água mineral.
Na segunda classe este serviço não existe e temos que enfrentar a fila do vagão restaurante para comprar seja o que for.
Leia também:
- Informações úteis para quem viaja de trem na França
- Guarda volumes nas estações ferroviárias
- Desconto nas passagens de trens para maiores de 60 e menores de 25 anos
- Vai viajar de trem? Despache suas mala
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
239 Comentários
France Dias Rocha
Oi Lina
enfim cheguei em casa..feliz, mas já com saudades.
Mil coisas a comentar sobre a viagem. Agora só vou falar de algumas coisas que acho mais importantes: 1X0 para você; o passeio pelo vale do Loire (ficamos 10 dias) é enfadonho, no final você não aguenta mais ver castelo, isso sem falar que estão parecendo a Disney, sempre com uma lojinha…Como você sempre disse: melhor ir a Versalhes e pronto .. é o mais bonito, mais completo, mais tudo!Vale do Loire é para passear pelas cidades que são lindas. Vivendo e aprendendo! Saint Malo – quase morri de raiva por tê-la feito só de passagem, fiquei 1 dia e uma tarde e segui para o Mont Saint Michel ( que é belíssimo e imperdível), mas da próxima vez quero ficar 10 dias no mínimo em Saint Malo, amei a cidade e tudo dela…
Hotel em Paris: fiquei no Emeraude Louvre Montana; pelo custo benefício não poderia ter ficado melhor – apartamento triplo , com café e chá no quarto super amplo e banheiro idem, tem ferro e tábua de passar roupa ( para mulher brasileira é um achado); não sei qual foi o melhor do hotel, se as amenidades, se a localização , se o conforto ou o atendimento impecável dos recepcionistas, sempre amáveis, disponíveis, fazendo o impossível para agradar. Ficamos lá duas semanas e não temos nenhum porém quanto ao hotel, quando voltar pretendo ficar nele novamente e indico com louvor.Ponto chato da viagem, fui roubada no trem Roma – Veneza , primeira classe, pochete com dinheiro e passaporte presa ao corpo ( os ladrões devem ter feito curso com Houdini) sentada em poltrona individual, não dormi e fiquei só no laptop. Só fui me dar conta ao chegar a Veneza. Depois fiquei sabendo e vale como alerta para quem for fazer este percurso- 1ª CLASSE ROMA-VENEZA É O ALVO PREFERIDO DOS LADRÕES, fazem coisas que até Deus duvida, o que ouvi de relatos depois foi impressionante.
A viagem de carro pela Toscana – 15 dias foi um sonho…Mas depois falo mais , porque já está parecendo testamento. Afinal foram 4 meses e meio!!!.Um abraço e obrigada pela ajuda.
conexaoparis
France
Quatro meses e meio!!!
Então estamos esperando todas as novidades.
LuciaC
Em tempo,
CDGfacile está no FaceBook.
Será que ficamos amigos?
XXX
LuciaC
Lina,
acho que esta e’a segunda vez que comentamos sobre o consigne à bagage no Terminal 2!
Lembro que até comemoramos o fato.
Tinham acabado com tudo depois de 9/11.
Em qual post foi publicado, não me lembro mais!
Contei que amiga vinha com marido, filho, netas de Bruxelas quando se depara com o consigne perto de TGV/RER na troca de terminais.
Bem que filha sempre em trânsito no CGG havia dito…
Tivesse colocado fé na informção e as malas de 3 semanas em apt alugado, um belo trambolho, tinham ficado esperando no aeroporto para a conexão final para Brasil.
Xiiiiiiii recordo-me agora até de mais um detalhe!
Enfim…vamos ver se vc lembra…
A pessoa que estava desesperada pela informação nem lembrou de dizer: Oba! Estou feliz! Resolvi o perrengue!
Telefone do consigne 01 34 385890
http://www.cdgfacile.com/recherche/
Não consegui chegar no link que mostra o desenho do local.
Talvez minha conexão sem qualidade e força.
conexaoparis
LuciaC
Obrigada amiga.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Talvez eu tenha tido sorte, mas no ano passado comprei passagens pelo Raileurope e assim como o Eymard, recebi os bilhetes em casa, e o preço não foi abusivo, valeu pelo conforto!
LuciaC
CONSIGNE BAGAGE
—> Le premiee consigne ‘a bagage de l’aeroport de Roissy-Charles de Gaule est ouverte!!!!
7jours/7 de 6h ‘a 21h30 au terminal
pres de la Gare RER/TGV/CDGVAL
Tarif a partir de 6€ le bagage.
Confiram no site CDGfacile colocando Consigne Bagage na procura.
Mostram a localização no mapa do aeroporto.
Confirmado por amiga em Fevereiro 2011
conexaoparis
LuciaC
Tentei achar esta informação no site dos Aeroportos de Paris. Nada. Eles enviam para a empresa que trabalha fora do aeroporto. Você tem o link?
Beth
Eymard
Gostei da sua colocação!
Abs.
Claudia Maria
Comprei recentemente Paris-Londres pela raileurope e como o Eymard, recebi os bilhetes em casa com bastante antecedência, com vagão e assentos marcados. Na ocasião não tinha diferença significativa de preços entre as outras formas de compra.
Larissa, se você se inscrever no site da voyages-sncf, e colocar o tipo de viagem que você quere data), quando os bilhetes estiverem disponíveis eles avisam (só que depois disso você recebe pelo menos 1 vez por semana promoções via e-mail).
eymard
Entao vou contrariar os comentarios. Comprei recentemente passagens de trem pelo raileurope. Foi tudo normal e recebi meus bilhetes em casa, com bastante antecedencia. A diferençao do flexivel é que voce pode remarcar; cancelar; alterar sem custos. No outro tipo voce nao podera alterar o bilhete (porisso ele é mais barato). Existe o flexivel para primeira e segunda classe. No primeira classe o assento ja vem definido. Voce nao escolhe nem o carro e nem o assento, mas ao confirmar o bilhete ele virá pre-notado. Bem, essa foi a minha experiencia, o que nao quer dizer que sempre funciona bem. De outra vez, para viagens internas da Espanha, usei o site da RENFE e tambem correu tudo bem.
conexaoparis
Eymard
Eu compro somente pela voyages-sncf porque moro na França. Nem sabia da existência da raileurope. Quando desaconselho, na realidade estou me baseando na experiência do Ricardo Freire. Mas sempre digo que não conheço a empresa, que …
Mas fico mais tranquila sabendo que a raileurope funciona corretamente.
Mada
Larissa, eu them achei essa raileuropa cara. Fui de BCN a Montpellier de Renfe, mas o sitio deles eh bem confuso . Da pra comparer primeira class e marcar assento sim. Imprimi os bilhetes e deu tudo certo.
Larissa
Com certeza de avião sai mais barato, mas queria essa aventura de trem sabe? Mas não quero levar gato por lebre tb… pagar o preço mas ter certeza do que estou comprando. É normal qndo selecionamos primeira classe aparecer como se fossem assentos reclináveis? O site voyages-sncf só em francês mesmo né? Obrigada pessoal!