Alho poró ou poireau é um legume muito utilizado na cozinha francesa. Seu gosto se situa entre a cebola e o aspargo. A parte mais apreciada é a que fica enterrada, a parte branca.
A receita tradicional francesa é poireau cozido no vapor e degustado frio temperado com uma vinaigrette.
Mas ele entra na preparação de tortas salgadas, quiches, sopas, carnes cozidas, pot au feu.
O poireau na França é um legume popular e barato. Em alguns pontos do Brasil, o alho poró custa uma fortuna como se fosse legume raro. Mistérios comerciais e incompreensíveis pois dizem que a planta é resistente e a cultura simples.
Passo para vocês receita deliciosa do chefe Alain Passard.
Cortar os poireaux em rodelas e cozinhar com manteiga e um pouquinho de água. Cozinhar lentamente no fogo brando e adicionar mais água se necessário. Quando eles estiverem macios e desmanchando, acrescentar uvas brancas sem sementes e ervas.
Vejam a descrição da receita com fotos no site Papilles e Pupilles.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
Patrícia V.
Maria das Graças
Verdade, cozinhar é um prazer! Tenho gostado cada vez mais. Ainda não consigo abrir mão das receitas, mas aos poucos começo a modificá-las e detectar o que funciona e o que não funciona de antemão.
Nunca pensei em fazer curso de culinária, mas talvez um desafio à la Julie & Julia (sem o blog, é claro, rsrsrs!). Começar a testar receitas diferentes com mais frequência… sorte (ou azar) do marido e dos amigos! rsrsrs
Vivian Mara Côrtes Camargo
Lina
Obrigada pela dica, parece ser uma delícia, vou experimentar!
Maria das Graças
Patricia V., se aventurar na cozinha é uma atividade tão prazeirosa! Quem tem prazer em comer bem quase sempre também gosta de cozinhar. E o mais incrível é que come pouco, porque come devagar, saboreando e descobrindo aromas e sabores. As caminhadas para descobrir produtos frescos, de qualidade é tudo na vida de um bom gourmet. E existe alguma coisa melhor do que uma caminhada com tão nobre objetivo? Não é uma forma útil e agradável para os que querem se manter em forma?
Livros de receita também não fazem parte da vida dos gourmets. Seguir receitas torna a atividade de cozinhar uma chatice, pelo menos para mim. O que vale a pena mesmo é pesquisar e aprender as técnicas básicas de culinária que a transformam em uma atividade simples, natural e prazeirosa. Abrir a geladeira e a despensa e com o que tiver fazer uma festa.
Fazer curso de culinária? Temos material abundante de qualidade na Internet e na TV.
Tive uma vida profissional ativa, com um filho, e nunca sai de casa sem deixar o almoço pronto. Organizava a agenda para ir à feira e aos mercados. Isso faz parte da vida quando se valoriza o ato de comer bem, com qualidade e com prazer. Com um bom vinho para acompanhar então….
Patrícia V.
Receita simples e de efeito. Vou fazer com certeza! Aliás, site interessante esse do link.
Lina, conhece a revista Cuisine et Vins de France? Eu comprei uma quando estive aí, tem receitas ótimas, simples e com dicas de harmonização com vinhos. Fiquei tentada a me aventurar mais na cozinha francesa.
Eduardo Luz
À fazer aqui em casa.
O problema será encontrar alhos poireaux por aqui.
Porós até que se encontram facilmente, mas acho que o Passard não aprovaria.
Ana
Obrigada Conexão.
É que eu olhei no tópicos à direita e não encontrei !
Ana
Olá , sei que não estou no tópico certo e faz algum tempo que não acesso o Conexão. Gostaria de saber onde está o tópico sobre Passaporte e documentos.
Obrigada.
conexaoparis
Ana
https://www.conexaoparis.com.br/2009/04/18/documentos-necessarios-para-entrar-na-franca/
Maria das Graças
O alho poró encontrado nas feiras estão, na maioria das vezes, “fatigados” como disse o chef sobre os que usou na receita. Talvez de tanto passear de feira em feira já que o consumo por aqui não é grande. Mas isso se resolve cortando uma fina rodela da raiz e em seguida com a imersão em água fresca durante uns 30min.
Maria das Graças
Lina, adoro alho poró e vou preparar essa receita simples mas que parece ser deliciosa. Fui lá no site, vi a preparação e fiquei com água na boca.
O alho poró e os aspargos eram produtos raros há algum tempo aqui no Rio. Felizmente hoje em dia são comuns nas feiras e mercados embora os preços ainda sejam um pouco altos. Um talo de alho poró não custa menos que R$2,00 e um molho de aspargos frescos, peruanos, brancos ou verdes, não custa menos de R$10,00. Os aspargos peruanos são de excelente qualidade. Sou consumidora voraz de aspargos.
O alho poró é plantado no Brasil mas o aspargo ainda não. Em uma terra como a nossa na qual se plantando tudo dá não entendo porque ainda não cultivamos aspargos. O consumo é baixo porque o preço é alto e assim vai.
eidia
Adoooro! É uma delicia e aprendi a comer aí em Paris.
eidia