Eu já escrevi vários artigos sobre uma ida e volta à cidade de Reims para visitar as caves de champagne. Aproveito que recebi fotos de uma leitora para escrever sobre a cidade de Epernay, sede das famosas marcas de champagne Moët & Chandon e Mercier. Epernay fica a 30 km de Reims.
A leitora se chama Maria Madalena. Ela chegou a Epernay de carro, mas você pode também pegar um trem.
Pegue em Paris o TGV para uma estação próxima de Reims que se chama Champagne-Ardenne TGV. São 45 minutos de viagem. Nesta estação pegue outro trem para Epernay, um pequeno trajeto de 20 minutos.
Da estação de Epernay você pega um taxi para a visita às caves. Várias estão localizadas na avenida Champagne que acabou de ser restaurada. Trata-se de uma longa avenida, rodeada por belas construções datadas dos séculos anteriores. No número 20 se encontra a Moët & Chandon e no número 70 a Mercier.
As caves da Moët & Chandon são luxuosas e a visita dura 2 horas. Elas acontecem duas vezes ao dia: das 9.30h às 11.30h e das 14.00h às 16.00h. A visita e degustação de uma taça de champagne custa 14 euros. A visita com degustação de duas taças (um brut e um rosé) custa 21 euros. A visita das caves é gratuita para menores de 10 anos.
As caves da Mercier são famosas pela descida em elevador panorâmico. A visita se faz em um trenzinho. Elas estão programadas duas vezes ao dia com os mesmos horários das visitas acima. A visita custa 8.50 euros. O site não informa se o preço da direito a degustação. Gratuito para menores de 12 anos.
Pode-se visitar estas duas caves todos os dias de final de março até meados de novembro. Após este período a Moët & Chandon está fechada nos fins de semana e dias feriados e a Mercier nas terças e quartas.
Aconselho consultar o site do Office du Tourisme abaixo para confirmar dias e horários das caves.
Maria Madalena dormiu uma noite na região, em um hotel de charme que pertenceu à família Mercier. Ele se chama La Villa Eugène e se encontra perto das caves do mesmo nome. Ela gostou muito do hotel, do conforto do quarto e do banheiro, dos pequenos detalhes, como uma cesta de frutas e queijos oferecidas aos hóspedes e do café da manhã servido nesta agradável sala.
As diárias variam entre 100 e 200 euros.
O Booking classifica este hotel como fabuloso.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
72 Comentários
Gustavo emygdio
Boa noite,
Estarei no começo de outubro na região e pretendo fazer um passeio guiado, indica algum bom? Quais as melhores Caves para visitar no período?
Rodrigo Lavalle
Gustavo, nos oferecemos passeios à Reims e região saindo de Paris. Veja aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-arredores-paris/champanhe-privativo.html.
Leia esse artigo sobre algumas visitas à várias caves diferentes na região:
– https://www.conexaoparis.com.br/2011/05/02/degustacao-de-champagne-rota-do-champagne-reims-e-epernay/
– https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/
Waléria C M F Câmara
Olá, bom dia!
Estarei em Reims em 5 e 6 de dezembro e gostaria de sugestões para visitas às vinícolas da região. Vc me indicaria quais estariam abertas?
Obrigada, Waléria Câmara
Rodrigo Lavalle
Waléria, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios/. Eu aconselho que você confira no site oficial das caves escolhidas se elas realmente estarão abertas nesse período.
Joseane
Olá Rodrigo!
Estarei em agosto na região de Champagne e gostaria de visitar a Moet Chandon e a Mercier. Para Moet Chandon já consegui fazer a reserva do dia e horário, mas não consegui saber os valores. Já no site da Mercier vi os valores, no entanto não consegui fazer a reserva para 2 pessoas pois o mínino que mostra é pra 10 pessoas. Vc saberia me informar o valor da visita da Moet Chandon e como funciona a reserva pra 2 pessoas na Mercier? Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Joseane, existem vários tipos de visita às caves da Moët, os valores variam de 23 a 76 euros por pessoa. Verifique no site da empresa os tipos de visita e os preços: http://fr.moet.com/Visites/Visitez-nos-caves (clique na aba “Tarifs des visites guides 2016”).
Sugiro que você envie um email ou ligue para a Mercier – Téléphone : + 33 03 26 51 22 22 / Mail : visitescaves@mercier.tm.fr
Ronaldo
Olá Rodrigo, você sabe me informar qual o último horário de trem durante a semana de Épernay para Reims?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Ronaldo, por volta de 19:00.
Daniela Assis
Oi! Precisando de ajuda… Estarei em Reims dia 21/05/16. As passagens de trem de Paris para la já estão compradas, mas não consigo confirmar as visitas com as Caves. Você sabe como posso fazer? Gostaria de visitar a Moet Chandon e Taittinger. Aguardo a resposta. Desde já, Grata! 🙂
Rodrigo Lavalle
Daniela, entre em contato com a Moet: email: visites@moet.fr / Telefone: +33 (0)3 26 51 20 20 / Fax: +33 (0)3 26 51 20 21.
No caso da Taittinger, pelo que eu entendi no site deles, não há como reservar. Você deve chegar cerca de 10 minutos antes da visita. A primeira visita do dia começa às 09:45 e a última às 16:15. As visitas duram cerca de 1 hora. De qualquer forma entre em contato: +33 (0)3 26 85 84 33 – visites@taittinger.fr
Janaína
Rodrigo, passarei um dia nesta região. Havia me programado para visitar a cave Moet&Chandon, mas ele estará fechada no dia. Qual vc me indicaria? Visitarei somente uma.
Abraço
Rodrigo Lavalle
Janaína, visite a da Mercier. Leia o artigo acima.
Abraços.
Isabella
Olá!
O site da Moet et Chandon avisa que voltará a funcionar no dia 1º de outubro, porém quando marco a visita para o dia 31/10, dá um erro, afirmando que estará fechado e indica uma visita a Mercier. O blog CP pode confirmar se estará aberto mesmo a partir de 1º de outubro?
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Isabella, não consegui falar com eles por telefone. Sugiro que você tente em outro dia de outubro para confirmar. Pode ser um erro no site.
Abraços.
Marcos
Ola ,
Eu estou na duvida , adoro a Veuve Clicquot e moet chandon , gostaria de ir nas duas , e em outra das mais indicadas de vcs : mercier ou ruinart , em um dia consigo ?E qual a ordem de escolha ?
Grato
Rodrigo Lavalle
Marcos, se você coordenar bem os horários você consegue fazer até 4 em um mesmo dia (2 pela manhã e 2 a tarde). Verifique se as caves ficam na mesma cidade pois algumas delas ficam na cidade de Reims e outras em Épernay.
Abraços.
Monika
Olá! Gostaria de saber o tempo de carro entre Reims e Epernay e quanto custaria um taxi. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Monika, a viagem de carro dura é em torno de 30 minutos. Não sei lhe informar o valor mas creio que gira em torno de 50€.
Abraços.
Liliane
Vou fazer um bate-volta de Paris até a Chandon, seguindo suas dicas e queria aproveitar e perguntar se você conhece alguma cave onde eu possa almoçar.
Obrigada,
Liliane
Rodrigo Lavalle
Liliane, não há almoço nas caves. Vá em algum restaurante da cidade.
Abraços.
Joao Paulo Mello
Ola, bom dia! Você sabe me dizer qual cave abre em janeiro? Já tentei ver nas principais, não achei nenhuma ainda.
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
João, nesse artigo você encontra os horários das caves em janeiro: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios/. Sugiro que depois de escolher a cave você verifique no respectivo site se a informação ainda confere.
Abraços.
Paulo Camara
Tem trem direto para Epernay partindo da Gare delest sai em um as 10:36 pontalissimo chegando as 11:49
Rodrigo Lavalle
Paulo, obrigado pela dica.
Abraços.
marik Abreu
Corrigindo meu nome, Mário Abreu. Obrigado.
marik Abreu
Estou na cave mercier com um grupo agira. Os preços atuais são de 13,00 para um brut. 18,00 para um brut e um brut rosé e 21,00 para um brut reserva a mais. Audioguias em vários idiomas inclusive pirtugues do Brasil e todo um charme do fundador em nosso entorno. Recomendo f ortemente.
Rodrigo Lavalle
Mário, obrigado pelo depoimento!
Abraços.
José Augusto
Lina, Boa noite
Em Paris fico hospedado em Marais, e vou a Epernay visitar a Moet&Chandon , qual a estação do TGV que devo embarcar em Paris?
Em caso de compra do bilhete do TGV pela internet, qual melhor opção para retirar o bilhete?
Grato
Rodrigo Lavalle
José Augusto, o trem para Épernay sai de Paris da Gare de l’Est. Você pode comprar as passagens pelo site da SNCF e escolher a opção de retirar as passagens em qualquer estação de trem de Paris.
Abraços.
Josiane
Oi Rodrigo, vi agora sua resposta, muito obrigada pelo esclarecimento. Acho que vou acabar fazendo as duas cidades no mesmo dia. Como tinha “perdido” o post que tinha postado essa pergunta, acabei colocando uma outra dúvida em outro post, desculpa a confusão… Josiane
Josiane
Oi Lina e Rodrigo, vi a forma que vocês explicaram para chegar a Epernay de trem (TGV para reims na Champagne-Ardenne e depois outro trem de 20 minutos para Epernay), porém fui tentar comprar passagens pelo site da VOYAGES SNCF, joguei destino inicial Paris e final Epernay, e saíram opções de passagens de trem direto, com duração de 1:21h entre as duas cidades. Parece que é uma empresa que se chama TER. Agora estou na dúvida se é isso mesmo… Será que agora tem trem direto de Paris a Epernay sem baldeações? É só comprar esse trecho e pronto??? Se puderem me ajudar ficrei mais segura… Muito obrigada,
Josiane
Rodrigo Lavalle
Josiane, TER é o tipo de trem, é o trem comum (em oposição ao TGV que é um trem de alta velocidade). É só comprar esse trecho.
Abraços.
regina cerucci
Me hospedei num hotel da rede campanilla, o melhor banheiro de minha viagem.
Hotel 3 estrelas, barato, e com muiiiiito champagne no bar .
Jantei no l’assiette champenoise, em tinqueux, absolutamente inesquecivel.
Bia Tannuri
Lina,
Sua dica para visitar Moet Chandon, é ir de trem até Reims e depois pegar um outro trem até Epernay. Mas não poderia ir de trem direto até Epernay?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Bia, você pode ir de trem direto de Paris para Épernay.
Abraços.
Luna
Lina,
Vi que tem trem Paris-Reims de 5h da manhã e a volta até as 21h. Você acha que saindo cedo e voltando tarde consigo visitar 2 maisons em Reims e 2 em Epernay? Obrigada
Lina
Luna
Em visitei duas em 4 horas. Talvez consiga visitar tudo.
Ticiana
Olá,
estarei na região no início de abril. Porém no site da Mercier não estou conseguindo fazer a reserva para 2 pessoas, parece que só reservam para grupos acima de 10 pessoas.
Será que é isso mesmo???
Lina
Ticiana
O que está escrito é que para grupos com mais de 10 pessoas é necessário reservar. Visitas individuais não precisa reservar.