Versailles se encontra perto de Paris e é fácil o trajeto de trem ou RER. Veja neste artigo as opções e como chegar até lá.
Você tem três opções para ir a Versailles de trem:
- De trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final na estação Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo. Ao descer do trem siga o fluxo de pessoas. A linha do RER C passa por várias estações em Paris: Saint Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel. Veja o mapa do metrô e do RER clicando aqui.
- De trem comum linha N a partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.
- De trem comum linha L a partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.
- De trem comum linha U a partir da estação La Défense até a estação Versailles Chantiers.
Qual escolher?
Tudo depende da região onde você se encontra em Paris. Como moro perto da Gare Saint Lazare, escolho esta opção mesmo sabendo que, uma vez em Versailles, caminho cerca de 15 minutos até o castelo.
Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.
Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.
Aproveito para atualizar as informações sobre o castelo. A grade dourada da foto acima é nova. Ela não existia. Foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.
A reforma do Petit Trianon ficou pronta.
Agora você pode conhecer este pequeno castelo que se encontra no parque de Versailles, espaço marcado pela presença de Marie Antoinette.
Para chegar ao Trianon eu peguei o pequeno trem que circula pelo parque do castelo. A próxima vez vou alugar um destes carrinhos. Mais simpático.
Leia também:
- O que você precisa saber antes de visitar o Palácio de Versalhes, em Paris
- Quando e como visitar Versailles
- Visita guiada ao castelo de Versalhes
- INGRESSOS VERSAILLES
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1624 Comentários
conexaoparis
Marie
O RER C que você pega em Champs de Mars Tour Eiffel.
Quanto ao Museum Pass clique abaixo
https://www.conexaoparis.com.br/2008/08/06/museum-pass-acesso-aos-seguintes-museus/
Michelle
Estivemos em Versailles em outubro e o melhor que fizemos por lá foi o piquenique nos jardins.
Tudo preparado na bolsa e a garrafa de vinho especialíssima foi barrada na porta de entrada… só depois descobrimos que tem uma entrada lateral direto para os jardins. aí voltamos e pegamos o vinho que havia ficado gaurdado…
Depois de tomar toda a garrafa de vinho e comer baguetes, terrines, queijos e chocolate, fomos conhecer o castelo. Achei bonito,mas nada impressionante, já que falam que é o castelo mais bonito da França…
Agora…não sei se foi o efeito do vinho que me deixou alegrinha e nem dei bola para o castelo… rsrsrs
Na verdade achei a contrução tão imensa que perde um pouco o charme do lugar.
Se voltar lá um dia deixarei o piquenique para depois da visita…
Bjs Lina querida!
Patrícia Venturini
Concordo com você Lina, o palácio é muito lotado, cheguei a me irritar em alguns momentos! Os jardins são o melhor passeio, sem dúvida; dá até para fazer pic-nic em algumas áreas. Estou curiosa para ver o Petit Trianon, ainda estava fechado quando estive por lá, em maio. O Domaine é adorável.
Alcyone Coelho
Lina vc já reparou o tanto que essas japonesas compram? Fiquei impressionada com elas na Lafayette… sacolas e mais sacolas Gucci, Prada, LV, Chanel… AFF!!!
Ricardo Cohen
Foi o maior PROGRAMA DE INDIO que já fiz na vida. Fui em agosto, um calor, mas um calor de uns 35 graus. Longe, cheio, cheio não lotado. Como apreciar uma obra de arte, uma sala, com 300 pessoas em volta. Um horror. O Palacio é lindo, sem duvida. Lindo, não. Deslumbrante. Mas só volto, quando abrirem especialmente para mim – o que não vai ocorrer, naturalmente.
Voltei correndo, sentei em algum bar do Marais, e pedi meia garrafa de vinho, depois dessa loucura.
Beijos,
http://www.ricardocohen.wordpress.com
Marie
Olá, Lina….
Estou aqui mais uma vez, aliás entro todos os dias!!!!
Ficarei no hotel Novotel perto da Torre Eiffel, qual o melhor trem e desembarque para Versailles?
Pelo que vi, aqui no blog mesmo, comprarei o Paris Visit, todas as zonas, posso usa-lo pra ir até Versailles e a Eurodisney, não é?
Mais uma duvida, comprarei também o Museum pass, com ele tenho direito de visitar o Castelo?
Desculpe por tantas duvidas…. Mas só você pra nos esclarecer, com tanto presteza.
Desde já agradeço…
Abraços,
Mayalu
Oi Lina,
Estamos planejando uma viagem à Paris no fim de maio, ficaremos 10 dias. Meu marido foi quem descobriu seu blog, ele já conhece essa cidade linda, mas eu irei pela primeira vez! Já adicionei aos favoritos e entro todos os dias! Quando estiver mais próximo da viagem anotarei todas as dicas!
Vc sabe se em Maio (entre o dia 15 e 24)haverá alguma programação especial por aí?
Beijos!
FÁTIMA
Belo post, Lina! Tanta coisa boa prá se fazer em Paris…tantos lugares a serem visitados…tantas dicas preciosas que vc nos passa….
Mas me diga a quantos graus está o frio ai agora em dezembro????daqui há 24 dias estarei chegando ai!!!!!!!
Patrícia Simões Pires
Sempre é delicioso ler teus artigos. Já estive em Versailles, também tive esta sensação de “sufoco” no meio do castelo pela aglomeração de pessoas, e apenas percorri descompromissadamente pelos aposentos, sentindo me deixando encantar por sua história…. e valeu demais….E concordo com a opinião da Lina deste sofrimento, mas é preciso ver pelo menos uma vez….
Sugiro um livro excelente “Versalhes, o refúgio da última Rainha”, que conta a vida de Maria Antonieta onde a autora faz uma pesquisa e conta a história como se fosse a própria Maria Antonieta narrando… é lindo…. e li antes de visitar o Palácio…. traz um outro sentido à tudo que se vê ali….
Luciana
Oi Lina,
Uma dica é alugar uma bike e passear pelos jardins! Estivemos por aí meados de novembro e apesar do frio curtimos muito nosso passeio. Como já conhecíamos o Castelo fomos só pra conhecer o Petit Trianon. Também fomos às Catacumbas e foi uma experiência muito forte!
Obrigada por cada post valioso neste blog! Vc é demais!
Beijos
Lu
Ah! Já ia esquecendo, ficamos no XIX sem problemas nenhum! Fomos pro Etap da Rede Accor, o que nos “garante” segurança e limpeza (com banheiro e ducha no quarto) e pagamos 56 euros por dia. O hotel fica pertíssimo do Metro Laumiere e tem um comércio muito bom próximo (Monoprix, Franprix, Farmácia, lanchonetes, Mercearia, Padaria, etc.). Fica aí a dica!