Por Marcos Aurélio Felipe
Tudo estava acontecendo como tínhamos planejado: acordamos ás 5h da segunda-feira no dia 14 de janeiro, chegamos na AVIS da Gare du Nord em Paris às 6h30, conseguimos sair de Paris por volta das 7h30 e pegamos a A6 – a auto estrada – no horário previsto.
O plano, para este primeiro dia, era atravessarmos pequenas cidades do interior da França em direção à Borgonha com destino final em Beaune e, no dia seguinte, prosseguir a visita da região e pernoitar em Dijon.
Chegamos em Volnayàs 12h, na hora de pararmos para comer algo no Cellier Volnaysien, restaurante local que selecionamos para o nosso primeiro almoço nesta região.
Daí seguimos para Pommard, para conhecermos o Chateau de Pommard e, em seguinda, para Beaune a capital do vinho da Borgonha.
Visitamos os Hospices de Beaune, antigo hospital medieval da cidade.
Mas eis que, no dia seguinte, toda a Borgonha amanheceu como um cubo de gelo.
Ainda fomos até Vosne-Romanée, o village borgonhense do clássico e secular e mítico e histórico vinho Romanée-Conti… para pelo menos vermos sem sair do carro.
Preocupados com o tempo que podia piorar, com as ressalvas do homem do posto de combustível e sobretudo sempre lembrando dos avisos de Lina Hauteville, abreviamos nossa estadia na Borgonha e voltamos para Paris.
Fotos: Tatyana Mabel
Como ir de Paris até Beaune
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
25 Comentários
angela Rosito
Ola estamos pensando em fazer o roteiro reims , alsacia, borbonha e retornar a paris em 6 dias.
É viavel?a data e de 6 a 12 de janeiro. vale a pena por ser inverno?muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Ângela, é possível sim. O tempo de deslocamento de carro entre essas regiões (Paris>Reims>Strasbourg>Beaune>Paris) é em torno de 3 horas cada trecho. O inverno é sempre mais triste e difícil, pode ser que haja neve. Algumas caves em Reims fecham no inverno, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios/. Leia também esse artigo sobre viajar no inverno para o interior da França: https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/19/o-interior-da-franca-inverno/.
Abraços.
Thaise
Oi Lina! Muito obrigada pelo seu blog. Em janeiro estive aí e foi muito importante as suas dicas, a loja de queijos Fromagerie Quatrehomme foi uma experiência a parte. Bom…rs…estamos pensando em ir novamente em fev/13 porém iremos fazer Amsterdam e Londres e ficaria em Paris 2,5 dias (chego no sábado e vamos embora na segunda a noite). Minha dúvidas são: vale a pena ir passar o dia Bruxelas ou vale pegar o carro no sábado de manhã e ir para alguma cidade próxima? Se sim, qual cidade vc indicaria? Mais uma vez muito obrigada. Bjos
Rodrigo Lavalle
Thaíse, eu Rodrigo acho Bruxelas bobinha. Já que você vai ficar somente 2 dias e meio em Paris aproveite a cidade. Se quiser mesmo conhecer alguma cidade próxima vá até Rouen: https://www.conexaoparis.com.br/2010/02/23/parisrouen-ida-e-volta-no-mesmo-dia/.
Abraços.
nair
Obrigada Lina, vamos nos aventurar, e como sempre seguindo à risca suas orientações e de seus parceiros. iremos agora em setembro para as festas.Grata
nair
Marcos A Felipe, vamos nos aventurar a sair da Gare du Nord para Chablis, via A-6, nâo temos experiencia de dirigir em Paris, qual o grau de dificuldade? O GPS ajuda? vc falou tão superficialmente que achei vc super experiente, dá para nos arriscarmos?
Lina
Nair
Com GPS é fácil e a cidade é bem sinalizada. A estrada também.
Aristoteles
Luciana,
Vosne Romanee é uma vila e nao uma vinícola. Lá existem grandes vinhedos, como o Romanee Conti, homônimo da vinícola, Richebourg etc.
Na Borgonha normalmente as vinícolas são pequenas e nao possuem boa estrutura para receber turistas, dependendo mais de um contato pessoal e de falar francês. Uma saída é usar os operadores que existem em Beaune, que organizam passeios pelos vinhedos e degustações, ou ir para um produtor “mais comercial” como o Chateau de Pommard. Há ainda, claro, um turismo de luxo que pode lhe dar acesso aos grandes produtores.
Nilza Freire
Muito bom o post, parabéns! Grande aventura, mas acredito, como mencionou Eymard, que pernoitar vale à pena.
Juliana
Marcos, muito obrigada pelas dicas!!
Só espero que o tempo melhore até dia 8 de fevereiro…
Abraço!
Mauricio Christovão
Vejam o link das fotos de Paris com neve. Lindas!!!
http://oglobo.globo.com/mundo/frio-beleza-na-1-grande-nevasca-do-ano-na-europa-7344247
Luciana
Ops, vinícola.
Luciana
Prezado Marcos Aurélio,
Também já fiz esse roteiro na minha lua de mel e amei. Vou retornar em fevereiro e gostaria de visitar a vinícula Vosne-Romanée. Você tem o contato para agendar a visita? Obrigada desde já.