Nosso leitor e “pitaqueiro” Eymard deixou excelente sugestão nos comentários do artigo sobre a lista do The Word’s 50 Best Restaurant.
Eymard ponderou que é sempre um privilégio ser lembrado e escolhido como um dos melhores do mundo. Mas há, nessas escolhas, aspectos subjetivos e motivações econômicas. Não retira, ao seu sentir, a importância da escolha e nem o mérito por pertencer a lista. Ao contrário. Apenas para relativizar o fato, há inúmeros bons e excelentes restaurantes e chefs que não estão na lista. Mas que estariam na sua lista.
Em seguida, Eymard sugere criar uma lista dos melhores restaurantes dos participantes do Conexão Paris. Os leitores poderiam ponderar comida, criatividade, serviço, preço. Deixando mais explícitos os critérios e, ao final, teríamos um top 10 ou top 50, quem sabe.
Estou de acordo com o Eymard: cada um tem a sua lista. As escolhas no nosso caso são totalmente subjetivas já que estamos fora das motivações econômicas. E, para mim, as melhores recordações gastronômicas são tributárias também da companhia, da decoração, da vista e do nosso coeficiente de felicidade do momento. Vocês concordam comigo?
Seria ótimo se vocês se sentissem totalmente livres e nos enviassem a listinha das melhores experiências gastronômicas que viveram em Paris.
Na minha listinha dos melhores de Paris se encontra o restaurante Mini Palais. Volto sempre atraída pela arquitetura majestosa, pelas colunas imperiais, pelos mosaicos, por esta maravilhosa varanda. E pelos pratos preparados por Eric Frechon, chef decorado no passado com as famosas 3 estrela do Michelin. Talvez exista em Paris pratos mais saborosos. Mas quando quero um grande momento de prazer, penso sempre neste endereço.
Leia mais sobre o Mini Palais aqui.
Grand Palais: avenue Winston Churchill 75008 Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
54 Comentários
Maria das Graças
Fico feliz demais quando encontro uma comida simples, feita com ingredientes da estação que se traduz em frescor e preparada como deve ser. Então lembro-me logo do L’Epi du Pain, Café Constant, La Fontaine de Mars sempre no almoço. Não janto.
Não frequento restaurantes estrelados. Mas se o Alain Passard me convidasse eu iria com o maior prazer ao L’Arpège e ainda lhe faria uma homenagem. Ele merece.
E não faço reserva. Chego. Se tem lugar, ótimo. E sempre tem porque almoço cedo.
Adriana Pessoa
Marcio,
ninguém te avisou ?
o ratinho que vc viu era o Rémy, aquele ratinho do filme Ratatouille….ele agora é o chef do restô do Mini Palais!!!
Lina
Adriana Pessoa
Gostei!
Beth
Eu separo os restaurantes em função das refeições..
Para almoçar, acho o Mini Palais perfeito.
Já para jantar, prefiro o Senderens..
Mas tem também o l’Atelier do Jó”el Robouchon, o Le Comptoir …
Resumindo, difícil é escolher onde comer bem em Paris!
eymard
Sergio, o Les Ombres é um lugar bonito. Especialmente a noite. Voce estará aos pés da torre e com ela “sobre” (literalmente) voces. O que costuma ser um espetáculo. Então, em termos de restaurante para comemorar um aniversário; um lugar bacana, o Les Ombres é sim uma boa pedida.
Ainda voltarei com os meus top 5. Obrigado Lina. Voce é sempre gentil!
Marcio
guy savoy na rue troyon ha alguns anos atras foi maravilhoso, senao o bigarrade no 17eme um pouco mais em conta mas tb fora de série!!
Marcio
sobre o mini palais, vale a pena avisar aos leitores, mas numa das vezes que estive jantando no terraço exterior vi ratinhos (isso mesmo!!) passeando por ali, embaixo das mesas!! bom, ninguém parecia muito preocupado com isto! mas melhor avisar a algumas almas mais sensiveis!!
Marina Harkot
Chez Gladines!
Luciana
La Tour D’Argent e Lasserre.
Sérgio Sobrinho
Meninos e meninas, peço sua ajuda.
Estou em duvida onde jantar no dia do aniversario de minha esposa (01 JUL). Tinha certeza (e até reservei) no Les Ombres. Mas depois do que li aqui, perdi a certeza…
Qual a opinião de voces?
Lina?
Adriana Pessoa
Gostei de ver o Astier na lista dos leitores.
Também adoro, e se puder votar em 2 restaurantes, esse é o meu segundo voto!