Uma visita ao Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Por Mariana Berutto
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Talvez por ser mulher, eu não tenho grande interesse por guerras, batalhas, armas e similares. Por esse motivo, nunca tinha me animado a visitar o Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Um belo dia resolvi deixar meu preconceito de lado e fui até lá conhecer as histórias das guerras francesas (e do mundo).
Passei uma tarde inteira no museu (até fechar!) e saí contrariada porque não consegui ver tudo.
Resumo: o museu é maravilhoso, imperdível mesmo para aqueles que como eu acham que um quadro de Picasso ou as esculturas de Rodin são muito mais interessantes do que armaduras e canhões.
Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas)
Começamos a visita pelos impressionantes salões das armaduras. Imagine centenas e centenas de armaduras, das diferentes épocas, de diferentes guerras, de diversos países, de reis, de soldados e de cavalos…
Em seguida, passamos pelas armas: espadas, punhais, espingardas, canhões, revolveres etc. O que mais me impressionou foi a riqueza da decoração das armas antigas.
Enquanto hoje as armas são apenas o que são (armas para matar), antigamente eram (também) objetos pessoais ornamentados com tanto cuidado que mais pareciam amuletos da sorte.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Seguimos para as alas da primeira e da segunda guerra mundiais, que é um banho de história.
Em seguida, visitamos as guerras francesas de Luís XIV a Napoleão III. Os uniformes são incríveis, mais uma vez fiquei de boca aberta com a beleza e a riqueza dos detalhes das roupas e ornamentos.
O mais divertido foi encontrar o cavalo branco de Napoleão empalhado.
E ainda tem o famoso do túmulo do Napoleão, que fica embaixo de um lindo domo pintado.
Informações práticas
Musée de l’Armé (Hotel National des Invalides)
Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
Funcionamento: aberto todos os dias. De 01 de abril a 31 de outubro: de 10h às 18h. De 01 de novembro a 31 de março: das 10h às 17h.
Ingresso: 12€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.
Leia também
- Museus de Paris: seleção dos mais famosos, específicos e secretos
- Pontos turísticos de Paris: 25 atrações imperdíveis
- O que fazer em Paris: um guia do imperdível
- Metrô de Paris: como usar, mapa, preço, tickets, o que evitar
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
101 Comentários
Camila Gil
Mesmo sendo menina, esse é um museu que eu queria conhecer. E quando fui, não me decepcionei, é muito bom. Eu amei!
Rafaela
Olá, gostaria de saber se a entrada para o Museu de L’armé está inclusa no Museu Pass Paris.
Rodrigo Lavalle
Rafaela, está sim.
Abraços.
Luiz Cezar Bittencourt
Museus em Paris são espetaculares a começar pelo Louvre, é claro. Mas dos Invalides é sensacional. É temático. Não deixem escapar a visita à igreja a qual é extensão da entrada onde está o túmulo de Napo e outros generais. Lá verão as diversas bandeirinhas dos diversos batalhões que foram para a frente de combate e ao fundo canto gregoriano. Façam isto por último como fiz, aí dá para fazer uma reflexão legal. Tenho 57 anos, desabei de emoção. Qtas almas foram choradas naquela igreja!!!!!
Bia Botelho
Mais uma vez obrigada pela atenção Rodrigo! Vc é um amor!! Abç.
Bia Botelho
Olá, gostaria de saber se é necessário comprar os ingressos para este museu com antecedência para evitar filas intermináveis ou dá para comprar na hora? E caso seja necessário comprar com antecedência é possível comprar na Fnac? Ou só no site do museu? O ingresso vale para qualquer dia ou tenho que comprar para um dia determinado? Desde já agradeço a ajuda! Bia
Rodrigo Lavalle
Bia, fui a esse museu semana passada e foi tranquilo comprar na hora. É possível comprar no site/loja da FNAC. O ingresso não tem dia determinado.
Abraços.
Alessandra
Muito legal! Tbm fui com meus filhos pequenos e eles adoraram!
Jeyvidson
Museu maravilhoso, como gosto da história da segunda guerra, tive diversas sensações, inclusive a tristeza de ver as roupas especialmente desgastadas quebforam utilizadas nos campos de concentração. Infelizmente não vi tudo, mas assim como João e Maria, essas são as migalhas que me levarão de volta à Paris.
Luciana
O museu Invalides esta incluso na gratuidade no primeiro domingo? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Luciana, infelizmente não. Veja nesse link os dias e horários gratuitos dos museus em Paris: http://www.parisinfo.com/decouvrir-paris/guides-thematiques/paris-gratuit/la-culture-pour-0-euro/les-musees-et-monuments-gratuits-a-paris#Ancre%202.
Abraços.